Modelo de avião que transportava Campos apresentou problemas nos EUA

Leandro Prazeres

Do UOL, em São Paulo

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    Modelo Citation 560XL, da fabricante Cessna, é apontado como um modelo seguro, mas foi investigado por autoridades norte-americanas por três incidentes

    Modelo Citation 560XL, da fabricante Cessna, é apontado como um modelo seguro, mas foi investigado por autoridades norte-americanas por três incidentes

O modelo do avião que caiu na última quarta-feira (13) matando o candidato à presidência da República  Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas foi investigado pelas autoridades de segurança de transporte dos Estados Unidos por causa de três incidentes em 2010. O modelo Citation 560  XL tem sido apontado até agora como um modelo seguro por especialistas em segurança de voo.

Segundo documentos obtidos pelo UOL, o NTSB (National Transportation Safety Board) constatou que a formação de gelo na cauda do avião Citation 560XL poderia prejudicar o controle do avião no momento do pouso.

O NTSB é o órgão que investiga acidentes aéreos nos Estados Unidos. Em março de 2011, ele emitiu uma recomendação de segurança após investigar três incidentes envolvendo o mesmo modelo utilizado por Campos.

Segundo a investigação, foi constatada a formação de gelo na cauda do avião. O gelo, segundo o órgão, afetaria os cabos que conectam parte do controle da aeronave. O problema seria particularmente crítico durante a aterrissagem.

Pilotos ouvidos pela investigação relataram mau funcionamento dos pedais que comandam o leme do avião. "O piloto disse posteriormente que, quando pressionou os pedais do leme, o leme não se movia", diz o relatório a respeito de um acidente registrado no dia 1º de dezembro de 2010 no Estado norte-americano de Ohio.

Os outros dois incidentes investigados pelo NTSB ocorreram nos dias 13 de dezembro de 2010 e 20 de dezembro de 2010. Não houve vítimas em nenhum dos três incidentes e as aeronaves, segundo órgão norte-americano, não sofreram danos.

De acordo com a investigação feita pelo NTSB em 2011, os pilotos do Citation 560XL poderiam não perceber a formação de gelo na parte traseira e o problema só seria detectado quando ele precisasse alinhar o avião com a pista no momento da aterrissagem ou durante uma manobra.

O relatório do NTSB foi enviado para a FAA (Federation Aviation Administration), órgão que controla e regula o transporte aéreo nos Estados Unidos, equivalente à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Em março de 2012, a FAA emitiu um comunicado para a Cessna, fabricante da aeronave, requerendo modificações no sistema de drenagem de água na cauda dos aviões do modelo Citation 560XL.

De acordo o órgão, o comunicado foi feito para "prevenir a acumulação de gelo nos cabos e polias que poderia resultar no travamento do leme e, consequentemente, reduzido controle da aeronave".

De acordo com o coordenador do Centro de Treinamento da Escola Superior de Aviação Civil de Campina Grande, coronel José Roberto Ribeiro, a possibilidade de acúmulo de gelo na cauda do avião deverá ser investigada.

"Essa formação de gelo dos cabos de comando deverá ser investigada, mas as condições de temperatura não estavam dentro da probabilidade de ocorrência de gelo", disse José Roberto.

O especialista em segurança de voo Gustavo Cunha Mello, diz que ainda é prematuro afirmar quais são as causas do acidente e que a investigação deverá apurar a formação de gelo na cauda, mas ele, assim como José Roberto, afirma que as condições meteorológicas não eram propícias para a formação de gelo.

"Ainda é cedo para nós afirmarmos qualquer coisa. Essa será uma possibilidade a ser investigada, sim, mas o clima no Brasil é muito diferente do encontrado nos Estados Unidos", afirmou. 

A reportagem do UOL contactou o NTSB e a FAA para obter mais informações sobre incidentes envolvendo o Citation 560XL, mas ainda não obteve retorno. A Cessna, fabricante do avião,  afirmou que está 'ciente das notícias sobre o acidente ocorrido em Santos". A fabricante disse ainda que "trabalha junto a autoridades governamentais do setor de aviação" e que já ofereceu ajuda ao NTSB. 

Em julho deste ano, o mesmo avião usado por Campos apresentou problemas técnicos durante um voo no Paraná. A Anac informou que tinha conhecimento do comunicado feito pela FAA e que todas as aeronaves do modelo Citation 560XL devem cumprir a recomendação feita pelo órgão norte-americano.

A Anac informou ainda que nenhuma aeronave desse modelo registrou formação de gelo na cauda. 

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