Prefeito do Recife nega confirmação de data de velório e enterro coletivos

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), informou no início da noite desta quinta-feira (14) que anda não há definição de horário e dia de velório e enterro das vítimas do acidente que matou Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência da República, na quarta-feira (13).

"A informação que acabo de receber há um minuto é que há a possibilidade de serem concluídos no próximo sábado (15), mas sem ter certeza"

Em contato com o UOL na noite desta quinta-feira, a Secretaria de Imprensa de Pernambuco disse que a realização do enterro às 16h do domingo é ainda uma previsão, e que não há confirmação oficial. Tudo dependerá do dia e horário de liberação do corpo.

"Aqui em Pernambuco só tomaremos decisão após a confirmação do dia e hora que os trabalhos em São Paulo seja concluídos. São trabalhos muito complexos, não há, até agora, nenhuma identificação de corpo", disse.

O prefeito também pediu serenidade da imprensa para não dar informações sobre o velório e enterro.

"Como a família já declarou, quem fala por eles sou eu, o governador João Lyra ou o Paulo Câmara [os dois últimos estão em São Paulo]. Peço a todos que tenham serenidade na divulgação. Não está condicionado à vontade de ninguém", disse Julio.

Segundo ele, a ideia de fazer o enterro às 16h do próximo domingo (17), é apenas "uma possibilidade."

"O governador João Lyra Neto me disse que essa é a previsão. Se forem concluídos os trabalhos no sábado, pode ser [que o enterro aconteça no domingo]. Mas isso não é uma confirmação. A gente só pode ter a confirmação de dia e horário após a conclusão dos trabalhos", afirmou.

Político do PSB ligado à Marina diz que identificação deve durar até sábado

O deputado federal licenciado Walter Feldman (PSB-SP), um dos principais articuladores da Rede Sustentabilidade,  visitou hoje o IML (Instituto Médico Legal), onde ocorrem os trabalhos de identificação das sete vítimas do acidente, em São Paulo. 

Segundo Feldman, a etapa de identificação deve durar até sábado. Só então será possível dar início ao processo de sepultamento e velório.

"É extremamente chocante ver pessoas com quem estávamos convivendo até ontem, no estado em que se encontram agora", comentou após sair do IML.

Julio diz que ainda não há negociação sobre futuro da candidatura

Sobre discussões sobre o futuro do partido, o prefeito de Recife disse que elas ainda não estão ocorrendo. "Isso será feito em momento posterior. Mas pode ter certeza que a decisão do nosso partido honrará a trajetória desse grande líder que perdeu a vida de maneira tão absurda, abrupta", assegurou.

Outra informação que era dada como certa, da utilização do Palácio do Campo das Princesas para a realização do velório coletivo dos corpos, também foi desmentida.

"As famílias estão sendo consultadas. Foi oferecido às famílias, mas queremos deixá-las à vontade [para escolher o local]. Se quiserem ser coletivo, está aberto. Se deixarem fazer seu velório particular, respeitaremos. É um momento de muita dor, e nenhuma família confirmou que quer no Palácio", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos