"Meu partido é o Rio de Janeiro", diz Pezão ao justificar alianças

Do UOL, em São Paulo

O candidato à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), justificou a possibilidade de que seu palanque seja usado por até cinco candidatos à Presidência neste ano. "Meu partido é o Rio de Janeiro", disse Pezão durante sabatina realizada pelo UOL, pelo jornal "Folha de São Paulo" e pelo SBT nesta sexta-feira (8).

Pezão é apoiado por uma coligação com 17 partidos, entre eles o PSDB do candidato Aécio Neves, o PSC do candidato Everaldo Maciel, o PSDC de José Maria Eymael e o PRTB de Levy Fidelix. 

A coligação de Pezão foi chamada pelo prefeito do Rio de Janeiro, de quem Pezão é aliado, de 'bacanal' eleitoral. Pezão, que foi vice de Sérgio Cabral, disse que a amplitude de sua coligação é resultado de seu perfil conciliatório.

"Eu não tenho inimigos, eu tenho adversários. E minha vida política vou transformar inimigos em adversários, e adversários em correligionários", disse.

Além de ter seu palanque dividido em cinco, Pezão vai dividir o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com mais três candidatos: o senador Lindberg Farias (PT), o ministro Marcelo Crivella (PRB) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR). O Pros, aliás, já batizou o voto conjunto em Dilma e Garotinho de "Dilminho". Já no PMDB fluminense, a maioria, descontente com a candidatura petista, prega o "Aezão", com voto em Aécio e em Pezão. 

Pezão disse que apesar das polêmicas em torno de seu apoio à reeleição da presidente Dilma e sua proximidade com o seu principal opositor, o tucano Aécio Neves, ele também já participou de eventos com José Maria Eymael.

Pezão enfatizou que, apesar de seu palanque estar aberto para cinco candidatos, ele irá apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. "Em nenhum momento eu falei que ia apoiar o senador Aécio Neves...  Eu sempre falei que ia votar na presidenta Dilma. O meu partido é o Rio de Janeiro e a presidenta Dilma nos ajudou muito nesses sete anos e meio", afirmou.

"Tudo o que for bom para Rio de Janeiro, eu vou apoiar e me relacionar. Você não vê em campanha falando mal dos outros. Nunca vão me pendurar em blog falando da vida dos outros", disse Pezão.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos