Após 29 anos, candidatos ao governo do Rio "ressuscitam" Cieps de Brizola

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Monique Cabral/Folhapress

    Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico dos Cieps foi pensado a partir da utilização de peças pré-moldadas de concreto, o que torna a obra mais barata

    Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico dos Cieps foi pensado a partir da utilização de peças pré-moldadas de concreto, o que torna a obra mais barata

Quase três décadas se passaram desde que o primeiro Ciep (Centro Integrado de Educação Pública), projeto concebido pelo antropólogo Darcy Ribeiro --então vice-governador do Rio de Janeiro--, foi inaugurado na rua do Catete, na Glória, no dia 8 de maio de 1985. Em pouco tempo, os Cieps se espalharam pelo Estado e tornaram-se marca da gestão do ex-governador Leonel Brizola.

Dez anos após a morte da figura lendária do PDT, que governou o Rio por duas vezes (1983-1987 e 1991-1994), três candidatos ao Executivo fluminense resolveram ressuscitar em suas propostas de governo o conceito dos Cieps, que são escolas de tempo integral com atividades específicas no contraturno para alunos de áreas carentes. São eles Anthony Garotinho (PR), Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB).

Nas sabatinas realizadas pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT, na terça (5) e na quarta-feira (6), Lindberg e Garotinho, respectivamente, referiram-se aos Cieps ao defender propostas relacionadas ao tema da educação. Nesta quinta-feira (7), Crivella será sabatinado. Em seu conteúdo programático, divulgado pela coordenação de campanha, o candidato do PRB também busca inspiração nos Cieps.

Paulo Whitaker/Folhapress
O então governador do Rio, Leonel Brizola, ao lado do cacique Juruna e de Darcy Ribeiro, inaugura o Ciep Zumbi dos Palmares

Na sabatina de terça, Lindberg disse querer criar o que chamou de "Ciep do século 21", isto é, uma escola nos mesmos moldes do programa criado por Darcy Ribeiro, mas modernizada e com foco no ensino tecnológico. "O pior que um governante pode fazer é entrar e parar o que vinha fazendo o anterior. Eu quero deixar como marca ser o governador da educação, que vai fazer o Ciep do século 21", declarou o petista.

Já Garotinho, pupilo político de Brizola, criticou a "municipalização dos Cieps" e defendeu o ensino em tempo integral como política de educação permanente. Segundo ele, o Estado tem que "fazer uma articulação" para voltar a gerir essas escolas. "Os Cieps passaram para a mão das prefeituras, e o Estado precisa procurar integração. Educação é investimento, não para dar lucro", afirmou.

O candidato petista aproveitou a sabatina para fazer uma promessa: "Temos o plano de fazer pelo menos cem Cieps". O representante do PR, por sua vez, não falou sobre construção de novas escolas, e sim de reorganização do sistema educacional. "Vamos colocar para tomar conta da educação gente que tem o espírito do Darcy Ribeiro. Que pensa nas crianças, no educador, no professor, que ama a educação", declarou.

Já Crivella, que será sabatinado nesta quinta (7), das 11h às 11h45 (com transmissão ao vivo pelo UOL), tem como proposta de governo a reestruturação da rede de Cieps, que, segundo ele, encontra-se "sucateada por governos anteriores". O representante do PRB na disputa pelo Executivo fluminense também defende a elaboração de um "plano de ampliação" dos Cieps, assim como "um plano de cargos e salários que concilie os interesses da categoria [professores] com os interesses de alunos, pais e cidadania em geral".

Dos quatro principais candidatos ao governo do Rio, o atual governador e concorrente à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), é o único que não faz referência aos Cieps em seu programa de governo. Uma de suas propostas é a expansão da "Dupla Escola" para todas as regiões do Estado. O programa tem o objetivo de conciliar o ensino em tempo integral com cursos de interesse dos alunos.

Pezão fechará o ciclo de sabatinas UOL/"Folha de São Paulo"/SBT nesta sexta-feira (8). As datas das sabatinas foram definidas por sorteio na presença de representantes das respectivas campanhas.

Municipalização dos Cieps

A maioria dos 500 Cieps construídos no Estado funciona hoje como se fossem escolas comuns, com turnos. Atualmente, 285 deles continuam sob administração do governo estadual --os demais foram municipalizados--, dos quais 68 oferecem ensino em horário integral.

Na versão da secretaria, a política de escola em tempo integral deu origem a um outro programa, o "Dupla Escola". Desde 2007, foram 26 unidades construídas no Estado. A pasta informou ainda que, atualmente, a rede estadual possui 565 escolas com tempo integral para os alunos do ensino fundamental e 211 para os do ensino médio.

As municipalizações, de acordo com o governo, começaram em 1988, com a adesão, na época, de 17 municípios, quando foram repassadas 317 escolas para as prefeituras. Atualmente, os 92 municípios fluminenses integram o programa de municipalização. De 1988 até hoje, 1.585 escolas foram repassadas para as administrações municipais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos