Lindberg diz que "gosta muito" de Dilma e que desavenças seriam "intrigas"

Do UOL, no Rio

Primeiro candidato ao governo do Rio a ser sabatinado pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT, nesta terça-feira (5), o petista Lindberg Farias afirmou que os comentários sobre supostas desavenças entre ele e a presidente da República, Dilma Rousseff, são "intrigas". O candidato disse ainda que "gosta muito" de Dilma e que tem certeza de que ela será reeleita.

"Minha sogra foi militante junto com a Dilma. Eu gosto muito da Dilma. Isso é intriga", disse ele. "Eu sou muito próximo da Dilma. Sou do partido dela. Houve uma parceria entre os governos federal e estadual que foi boa para o Rio. Trouxe muitos recursos. Temos que fazer uma parceria maior ainda", completou.

Apesar de serem do mesmo partido, a presidente Dilma já afirmou que estará nos palanques dos quatro principais candidatos ao governo do Rio: Lindberg, Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB) e Luiz Fernando Pezão (PMDB). O primeiro evento de campanha de Dilma foi, inclusive, um jantar com Pezão e prefeitos do PMDB em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Lindberg comentou ainda sobre a sua relação pessoal com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "grande incentivador". "O Lula me conheceu garoto, pequeno ainda, quando eu era líder estudantil. (...) Eu me lembro das passeatas do impeachment, a gente viajava o Brasil inteiro juntos", declarou ele. Lula, que foi citado 11 vezes durante a sabatina, teria prometido apoio exclusivo a Lindberg no Rio. O nome da presidente Dilma foi mencionado nove vezes pelo candidato, e o do falecido governador Leonel Brizola, três.

O petista também opinou a respeito da aproximação entre o PMDB, partido do atual governador e concorrente à reeleição Luiz Fernando Pezão, com Aécio Neves, do PSDB, adversário de Dilma na disputa pela Presidência da República.

"O PMDB trai [a Dilma] de manhã, de tarde e de noite", afirmou. "Se alguém ainda tem dúvida sobre essa traição, o principal secretário do governo Cabral, Wilson Carlos, é coordenador logístico da campanha do Aécio aqui no Rio. O PMDB não tem uma postura correta nem com o Lula nem com a Dilma", completou.

Sabatinas

O UOL, a "Folha de S.Paulo" e o "SBT" sabatinarão quatro principais candidatos ao governo do Estado do Rio nesta semana. Na quarta (6), será a vez de Anthony Garotinho (PR). O representante do PRB no pleito, Marcelo Crivella, será sabatinado na quinta (7), e o atual governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), na sexta (8).

As datas das sabatinas foram definidas por sorteio na presença de representantes das respectivas campanhas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos