Dilma troca agenda oficial em Brasília por evento de campanha em SP

Guilherme Balza

UOL, em São Paulo

  • Jorge Araújo/Folhapress

    Dilma abraça bebê durante visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Jacy, em Guarulhos

    Dilma abraça bebê durante visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Jacy, em Guarulhos

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, trocou a agenda oficial que tinha nesta segunda-feira (4) em Brasília para participar de um evento de campanha em um posto de saúde na periferia de Guarulhos (Grande São Paulo).

O tema da visita de Dilma foi o programa Mais Médicos do governo federal, carro-chefe da campanha petista. No posto de saúde, localizado no Jardim Jacy, trabalham médicos estrangeiros.

Na manhã de hoje, a seção da agenda da presidente no site do Palácio do Planalto informava que Dilma faria despachos internos a partir de 10h. Mais tarde, porém, o site não disponibilizava mais a agenda, era possível apenas ver a de ontem, que informa que a presidente não teve compromissos oficiais.

A reportagem procurou a assessoria da Presidência e a questionou sobre a natureza da visita de Dilma ao posto de saúde. Até agora, no entanto, não houve resposta. A petista deixou Brasília pela manhã chegou ao posto de saúde por volta das 10h, mesmo horário que estavam previstos os despachos internos.

A viagem a Guarulhos foi combinada no final de semana. A visita ao posto de saúde foi calculada pela campanha de Dilma porque nesta segunda os telejornais da Globo, entre eles o "Jornal Nacional", começaram a mostrar o dia a dia dos candidatos à Presidência.

A escolha de São Paulo tem várias razões. Além de ser o maior colégio eleitoral do país, Dilma possui, entre os paulistas, uma das maiores rejeições entre todos os Estados. O candidato petista ao governo do Estado é Alexandre Padilha, que foi ministro da Saúde de Dilma e responsável pela implantação do Mais Médicos.

Enquanto Dilma estava em trânsito, o perfil dela no Twitter foi atualizado com informações sobre o Mais Médicos. A candidata afirmou que 7,6 milhões de paulistas estão sendo atendidos pelo programa e que o Estado "mais rico do país" demandou 2.187 profissionais, o maior número de todo o país.

Desde 5 de julho, candidatos estão proibidos de participar de inaugurações de obras públicas. A legislação, no entanto, não trata da presença da presidente em eventos como os de hoje.

"Agenda mista"

Procurada, a assessoria da campanha de Dilma afirmou que a candidata esteve em São Paulo para cumprir "agenda mista", isto é, como candidata e presidente. Durante a visita, foram feitas gravações que serão utilizadas no programa eleitoral da petista. Ainda segundo a assessoria da campanha, após a visita ao posto de saúde, Dilma concedeu entrevista coletiva acompanhada pelos assessores de campanha. 

A agenda de Dilma desta semana prevê uma visita à hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), na terça-feira, debate na CNA (Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil), evento que terá a participação dos concorrentes Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos