Após polêmica com Dilma, Santander envia carta para correntistas

Do UOL, em São Paulo

O banco Santander enviou nesta semana uma carta para seus correntistas se desculpando por uma mensagem anterior, enviada para seus clientes com renda mensal acima de R$ 10 mil, que dizia que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff iria piorar a economia do Brasil. Alguns correntistas receberam a carta nesta terça-feira (29).

A carta, enviada aos correntistas nesta semana

No texto, assinado pelo vice-presidente executivo do varejo da instituição, Conrado Engel, o banco afirma que as análises econômicas do Santander são feitas "sem qualquer viés político ou partidário", e que "foram tomadas providências para assegurar que nenhum futuro comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.

Um funcionário do banco, que não teve o nome divulgado, foi demitido após o caso ganhar repercussão na imprensa. "É a opinião de um analista, não é a opinião do Santander", afirmou ontem o presidente da instituição, Emilio Botín, em evento no Rio de Janeiro.

O novo pedido de desculpas - no dia da divulgação da mensagem o banco publicou em seu site nota se retratando - veio depois que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os analistas do banco não entendem "nada do Brasil". Dilma classificou a mensagem como sendo lamentável e inadmissível. A campanha de Dilma estuda processar o Santander pela mensagem. O banco já doou mais de R$ 2,4 milhões para o PT desde 2010. 

Veja a íntegra do comunicado:

Prezado cliente,

O seu Extrato Mensal do mês de julho trouxe, na coluna "Você e Seu Dinheiro", um texto contendo comentários sobre a evolução da economia no contexto de pesquisas eleitorais. Esclarecemos que, de forma alguma, a nota reflete uma posição do banco com relação ao cenário político, e pedimos desculpa se seu teor dá margem a interpretações nesse sentido.

O Santander adota critérios exclusivamente técnicos em todas as análises econômicas, que ficam restritas à discussão de variáveis que possam afetar os investimentos dos correntistas, sem qualquer viés político ou partidário. Foram tomadas providências para assegurar que nenhum futuro comunicado dê margem a interpretações diversas dessa orientação.

Mais uma vez, lamentamos profundamente qualquer mal-entendido que possa ter sido provocado pelo referido texto. Permanecemos à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,

Conrado Engel

Vice-Presidente Executivo Sênior do Varejo

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos