Ibope: Pimentel tem 25% e Pimenta da Veiga 21% nas intenções de voto em MG

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) aponta o candidato Fernando Pimentel (PT) em primeiro lugar, dentro da margem de erro, na preferência do eleitorado mineiro na disputa para o cargo de governador. Ele tem 25% das intenções de voto. Na segunda colocação, aparece Pimenta da Veiga (PSDB), que deverá polarizar a disputa deste ano com Pimentel. O candidato aparece com 21%. Por conta da margem de erro de três pontos percentuais, o Ibope considera um empate técnico.

Em terceiro lugar, está Tarcísio Delgado (PSB), com 3%. Logo em seguida vêm Andre Alves (PHS) e Eduardo Ferreira (PSDC), ambos com 2% das intenções de voto. Os candidatos Cleide Donária (PCO), Fidélis (PSOL) e Professor Tulio Lopes (PCB) somaram 1% das intenções cada.

Os votos brancos e nulos somam 13%, não sabe ou não responderam são 31%. 

A pesquisa ouviu 1.512 eleitores entre os dias 26 e 28 de julho em todo o Estado e foi encomendada pela "TV Globo". Ela está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-00058/2014.

O Ibope também ouviu os eleitores sobre a rejeição aos candidatos. Pimentel soma 12%, Pimenta da Veiga aparece com 10%, Cleide e Fidélis 9% cada, André 8%, Tarcísio 7%, Eduardo e Túlio, 6%, cada um. Trinta por cento dos ouvidos votariam em qualquer um dos candidatos e 34% não souberam ou não responderam.

Aprovação de governo

A pesquisa também aferiu a administração do atual governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP). Segundo o levantamento, 32% dos entrevistados disseram que o governo do pepista é considerado ótimo/bom. Para 35%, a administração do governador é regular. Já 18% do eleitorado considerou o governo estadual como ruim/péssimo. Por fim, 14% não souberam responder.

Senado

O Ibope avaliou também a disputa pelo Senado. Segundo a pesquisa, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) é o preferido de 38% do eleitorado, seguido pelo empresário Josué Alencar (PMDB), que tem 7% da preferência.

Edilson Nascimento (PTdoB), Margarida Vieira (PSB) e Tarcísio (PSDC) tem 2% cada, e Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) foram apontados por 1% dos pesquisados. Pelo levantamento, 15% do eleitorado vai votar em branco ou nulo, enquanto 31% não sabem em quem votarão ou não responderam.

Representações e alfinetadas

As campanhas de Pimenta da Veiga (PSDB) e Fernando Pimentel (PT), principais candidatos ao governo estadual, já entraram nos tribunais, com os dois lados acionando a Justiça Eleitoral com denúncias de supostas irregularidades.

Os candidatos e aliados também aproveitam os eventos de campanha pelo Estado para, além de divulgar as promessas ao eleitor, às vezes trocar alfinetadas.

Na última, Pimentel ironizou nesta terça-feira (29) os adversários ao dizer que uma das "grandes obras" do PSDB --que governa Minas Gerais há 12 anos-- teria sido o "aeroporto da fazenda do titio", referindo-se ao aeródromo de Cláudio (133 km de Belo Horizonte), construído na administração de Aécio Neves (2008), quando ele era governador do Estado, em terreno do tio-avô do candidato tucano ao Planalto. O local foi desapropriado, mas ainda não recebeu homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para funcionar.

Já os tucanos lembraram um processo movido contra Pimentel que o acusa de ter "concorrido ativamente" para desvio de R$ 5 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte, em 2004, quando o petista era prefeito da capital mineira. Pimentel nega as acusações.

A ação aponta que a prefeitura contratou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte para a implantação do projeto "Olho Vivo", que consistia na instalação de mais de 70 câmeras de segurança no na região central da cidade. A contratação, segundo a denúncia, foi uma maneira de não ser feita a licitação.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos