Ibope: Monteiro Neto tem 43% e Paulo Câmara 11% nas intenções de voto em PE

Do UOL, em Maceió

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (30) aponta o senador Armando Monteiro Neto (PTB) em primeiro lugar nas intenções de voto para o governo de Pernambuco. Segundo o levantamento, o candidato tem 43% das intenções de voto, ante a 11% Paulo Câmara (PSB).

Em seguida vem José Gomes Neto (PSOL) com 2%. Jair Pedro (PSTU), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) tiveram 1% cada.

Ainda segundo a pesquisa, os votos brancos e os nulos somam 19%;  indecisos, 22%.

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum). O com maior índice é Pantaleão (26%). Em seguida, está Zé Gomes com 24% e Jair Pedro com 21%.

Paulo Câmara aparece em quarto, com 20% de rejeição, seguido de Miguel Anacleto (19%) e Armando Monteiro (14%).

Dos entrevistados, 15% responderam que não rejeitariam nenhum dos candidatos e 35% não souberam ou não responderam.

O resultado mostra que, em Pernambuco, segue a tendência da polarização entre os dois principais candidatos. De um lado, Monteiro Neto, que tem o apoio de Lula e Dilma. Do outro, Câmara, que é ex-secretário da Fazenda do governo Eduardo Campos (PSB).

O levantamento foi encomendado pela "TV Globo Nordeste" e ouviu 1.204 pessoas, entre os dias 26 e 30 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e a pesquisa tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo 00012-2014.

A outra pesquisa do Ibope feita até o momento, entre os dias 26 e 29 de maio, apontou Monteiro líder com 43% das intenções de voto, contra 8% de Câmara. Jair Pedro e José Gomes Neto apareciam com 2% das intenções de voto. Branco e nulos somavam 22%, mesmo percentual dos que não souberam ou não responderam.

Disputa ao Senado

Na corrida pelo Senado, o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) segue em primeiro com 37% das intenções de voto. O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), aparece na segunda posição com 16%. Simone Fontana vem com 3% e, Albanise Pires (PSOL), com 1%. Votos brancos e nulos somam 17%; 25% dos eleitores não sabem ou não responderam.

O resultado também segue a tendência apontado na pesquisa realizada há dois meses, quando João Paulo aparecia à frente, com 40% das intenções de voto, contra 18% de Coelho. 

Avaliação do atual governo de Pernambuco

Ainda segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados disseram considerar "regular" o governo João Lyra Neto (PSB), que sucedeu Eduardo Campos.

Outros 22% avaliaram sua gestão como "ótima" ou "boa". Para 16%, o governo estadual é "ruim" ou "péssimo". Já 22% não souberam responder.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos