Do total de eleitores, 16,7% vão votar usando biometria, diz TSE

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

  • Heuler Andrey - 7.out.2012/UOL

    Eleitores utilizam urna biométrica durante votação em Curitiba (PR) em 2012

    Eleitores utilizam urna biométrica durante votação em Curitiba (PR) em 2012

Nas eleições de outubro, 16,7% dos eleitores de todo o país vão votar usando o sistema de biometria, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira (29).

Estão registrados na Justiça Eleitoral para votar usando a impressão digital 23.851.673 eleitores. Este número pode ser reduzido após o fim do cadastramento do voto em trânsito, que se encerra em 21 de agosto. O prazo para o cadastramento biométrico acabou em 7 de maio.

Deste total, há eleitores que, embora tenham feito a revisão biométrica, isto é, atualizado seu cadastro em municípios onde ocorrerá a votação com biometria, não poderão ser identificados por meio da impressão digital. São pessoas com algum tipo de deficiência que impossibilita a leitura da digital. Neste caso, os eleitores podem votar apresentando um documento com foto.

A urna eletrônica com biometria estará presente em 764 municípios. Nestes municípios, só poderão votar os eleitores que já realizaram o recadastramento da biometria. Os eleitores de Alagoas, do Amapá, do Distrito Federal e de Sergipe votarão com biometria em todo o Estado.

O TSE realizou a revisão biométrica em 15 capitais. São elas Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

Número de eleitores

Nesta terça, o TSE também divulgou dados do eleitorado brasileiro. Conforme havia antecipado levantamento do UOL, o número de eleitores no país cresceu cerca de 5% desde as últimas eleições para presidente, em 2010.

Número de eleitores cresce em 2014
5,17%

Brasil

índice de aumento dos eleitores no país

8,2%

Região Norte

região foi a que teve maior percentual de aumento

76,75%

no exterior

fora do país, o índice de aumento foi ainda maior

Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - Dados atualizados em 29 de julho de 2014

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos