Candidatos usam nomes curiosos como "Botelho Pinto" e "Cara de Hambúrguer"

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

Você, caro eleitor, votaria no "Botelho Pinto"? Esse foi o nome de urna escolhido por Alexandre Botelho dos Santos, candidato a deputado estadual pelo PSC no Rio de Janeiro. O aposentado de 67 anos disse acreditar que, apesar do "apelo sexual", o trocadilho não vai prejudicá-lo na eleição de outubro. "Escolhi esse nome em alusão aos políticos que não fazem coisas boas. Mesmo tendo apelo sexual, não vai me atrapalhar", afirmou.

"No tempo em que eu era militar, meu nome de guerra era Botelho. Já naquela época, as pessoas gozavam muito comigo: Botelho pinto, Botelho pinto, Botelho pinto... Na verdade, essa é uma forma de deboche em relação ao momento que a política brasileira vive", completou ele, que concorre a um cargo político pela primeira vez.

O candidato afirmou ainda que o PSC (Partido Social Cristão) --legenda tida como conservadora e que tem o pastor Marco Feliciano como um de seus principais representantes no Congresso--, não havia reclamado de seu nome de urna, apesar da aparente dissonância com a natureza religiosa do partido. "Até o momento, ninguém comentou nada. Já estive, inclusive, com o nosso candidato à Presidência da República, o pastor Everaldo. Ninguém viu maldade", declarou.

No entanto, ao ser procurado pela reportagem do UOL, o presidente regional do partido, Ronald Ázaro, afirmou que "eleição não é circo", e que buscará informações junto ao diretório fluminense a fim de impedir que Santos faça uso do trocadilho. "Estou tomando conhecimento disso agora. Não sei se é um nome antigo usado por ele, talvez seja algo nesse sentido. Mas se ele estiver fazendo graça, não vamos deixar. Isso ofende o eleitor do Rio de Janeiro em geral. Eleição não é circo", disse.

Divulgação
"Cara de Hambúrguer" é candidato a deputado estadual pelo PT na Bahia

Já em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, um dos candidatos do PT a uma vaga no Legislativo estadual é José Raimundo de Jesus dos Santos, o "Cara de Hambúrguer". Segundo ele, o apelido se deve ao formato de sua cabeça. A reportagem do UOL entrou em contato o diretório estadual do PT-BA, porém não houve resposta até o fechamento desta matéria.

"Aqui em Camaçari, todo mundo tem a cara um pouco redonda. O apelido pegou mesmo quando eu trabalhei em uma lanchonete, e aí todo mundo falava: 'Me vê um hambúrguer aí, cara de hambúrguer'. Até o governador da Bahia [Jacques Wagner, também do PT] me chama de cara de hambúrguer", explicou.

"Se você perguntar pelo José Raimundo aqui na região metropolitana de Salvador, ninguém conhece. Mas basta falar 'cara de hambúrguer', aí todo mundo sabe quem é", declarou o candidato petista, que também concorre pela primeira vez a um cargo político. "Até a patroa me chama de cara de hambúrguer. Se ela já vem falando comigo e me chamando de José Raimundo, é porque o tempo fechou. Alguma coisa eu fiz", completou.

O baiano disse ainda que, segundo cálculos feitos por sua equipe, espera se eleger com cerca de 100 mil votos na eleição de outubro. Em sua estimativa, para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia um candidato necessita ter entre 40 e 50 mil votos.

Raimundo revelou também que pretende utilizar a temática do filme "Tá Chovendo Hambúrguer", da Sony Pictures, em seu material de campanha. A ideia é atrair, em especial, o eleitorado mais jovem. "O novo é a cara do povo, é o Cara de Hambúrguer", finalizou ele, citando o seu slogan.

Com base nos registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o UOL elaborou uma lista com vários nomes de candidatos (a deputado estadual e a deputado federal) que, em diferentes Estados, chamam atenção pela excentricidade: "Buchudo" (AP), "Zé Macedo Acorda Cedo" (CE), "Filho do Padre" (MS), "Fala Paletó" (AC), "William Big Coke" (RJ), "Peito de pombo" (AL), entre outros. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos