DA REDAÇÃODilma e Aécio participam do último debate das Eleições 2014

  • Eleições presidenciais 2014 74081
  • Debate 23026

Corrupção e críticas à gestão FHC marcam último debate entre Dilma e Aécio

No debate derradeiro entre os candidatos à Presidência da República, promovido nesta sexta-feira (24) pela TV Globo, Dilma Rousseff (PT) procurou fazer críticas à gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) para desgastar Aécio Neves (PSDB), que escolheu a corrupção para tentar atingir a adversária. A dois dias do segundo turno das eleições, o embate entre os presidenciáveis teve menos troca-troca de "podres" e pontos fracos, em comparação a outros confrontos. LEIA MAIS.

Corrupção e críticas à gestão FHC marcam último debate entre Dilma e Aécio - Ricardo Moraes/Reuters

Encerrado o debate

O debate da Globo chega ao fim após 1 hora de 50 minutos de duração.

Aécio Neves

Considerações finais de Aécio: "Eu chego ao final dessa campanha de pé"

Eu cumprimento aos organizadores, cumprimento a candidata, agradeço a presença dos eleitores que vieram de várias partes do país que aqui estão, me dirijo a você que está hoje nos ouvindo de todas as partes do país. Eu chego ao final dessa campanha de pé, honrado, pelo apoio, pelas manifestações de carinho e de confiança no nosso projeto. Eu não sou hoje mais o candidato de um partido político, eu sou o candidato da mudança. Essa mudança que você e sua família querem ver no país. Mudança de valores, mudança na eficiência do Estado, e principalmente na generosidade com que o governante deve tratar os brasileiros. Eu estou extremamente honrado de ter podido honrar por esse país e visto uma coisa nova surgindo, uma emoção nova, uma confiança nova. Eu não posso deixar de me lembrar que há 30 anos atrás acompanhando o meu avô Tancredo eu fiz esta mesma caminhada pelo Brasil. Ele infelizmente não teve o privilégio de assumir a presidência da República. Quero dizer a você, minha amiga, a você meu amigo, de todas as partes desse país, se eu merecer a sua confiança e o seu voto no próximo domingo, esteja certo que subirei a rampa do Palácio do Planalto com a mesma coragem, com a mesma determinação, com o mesmo amor ao Brasil, com a mesma generosidade com que ele nos conduziu a democracia. Eu sou hoje já um vitorioso porque como disse São Paulo eu travei o bom combate, falei a verdade e jamais perdi a minha fé. 

Dilma Rousseff

Considerações finais de Dilma: "Estamos construindo o Brasil das oportunidades"

Agradeço a Globo, agradeço ao candidato, agradeço a vocês que nos acompanharam até aqui. O Brasil que nós estamos construindo é o Brasil do amor, da esperança e da união. O Brasil da solidariedade. O Brasil das oportunidades. O Brasil que valoriza o trabalho e a energia empreendedora. O Brasil que quer crescer, que quer melhorar de vida e faz isso com muita autoestima. É um país que cresce e que faz todas as pessoas crescerem, mas com olhar especial para as mulheres, para os negros e para os jovens. É o Brasil da educação, da cultura, é o Brasil da inovação e da ciência. É um Brasil que quer crescer e garantir que todos, todos os brasileiros cresçam com ele. Eu deixo aqui a minha palavra, nós que lutamos tanto para melhorar de vida, nós não vamos permitir que nada nem ninguém, nem crise, nem pessimismo, tire de você o que você conquistou. O Brasil fez com que você crescesse e melhorasse de vida. Não vamos permitir que isso volte atrás. Vamos garantir que haverá um futuro conjunto, nosso, um futuro de esperança e de unidade.

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Elizabeth, você tem duas formas de ver a questão do emprego. Você olha a fotografia de um determinado momento, analisa essa fotografia ou olha o filme. O caminho que nos espera se não houver uma mudança radical na condução da nossa política econômica é o pior de todos. Porque o que vem acontecendo com os investidores impacta na vida dos trabalhadores. Repito, candidata, o país tem que voltar a crescer, nós não temos alternativa,  a nossa taxa de investimentos hoje é de 16,5% do PIB, já disse anteriormente, a menor da última década, e eu tenho absoluta convicção com clareza das propostas, com respeito às regras, respeito às agências reguladoras, com uma política fiscal transparente vamos gerar novos empregos para gente qualificada como você, Elizabeth.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Muito boa sua pergunta. Eu não acho que o Brasil não está gerando emprego. O que eu acho, Elizabeth, é que seria interessante que você olhasse entre os vários cursos que tem sido oferecidos, inclusive pelo Senai, que são cursos para pessoas que têm a possibilidade de conseguir um salário e um emprego melhor, se você não acha colocação. Porque eles têm uma carência imensa de trabalho qualificado no Brasil. Não é o que o candidato está dizendo. Nós temos hoje uma taxa de desemprego de 4,9%. Ele queira ou não. E uma coisa é certa. Se não se fizer qualificação profissional, o que você não consegue fazer? Você não consegue fechar aquela demanda por trabalho, por mão-de-obra qualificada com a oferta. Então o que é o Pronatec? O Pronatec é para garantir que você tenha um emprego adequado a sua qualificação.

Aécio Neves

Aécio responde

Elizabeth, você toca numa questão também absolutamente essencial ao Brasil que nós queremos construir, o Brasil do futuro, e meus olhos, minha energia está toda focada no Brasil do futuro. O que vem acontecendo com o Brasil hoje? Nós paramos de crescer, estamos na lanterna de crescimento na nossa região, variando às vezes, revezando com a Venezuela e a Argentina. País que não cresce, não gera empregos, principalmente os empregos mais qualificados, nós estamos vendo o desmonte da industrial nacional, ao longo dos últimos quatro anos mais de um milhão de empregos na indústria deixaram de existir e esses são os empregos que pagam melhor para pessoas mais qualificadas como você. Aqui, apenas em São Paulo, a indústria está demitindo 100 pessoas por dia. Essa é a minha grande preocupação, fazer o país voltar a crescer, porque aí sim haverá mais espaço no mercado para pessoas qualificadas também, e para todas as pessoas, porque nós temos que tratar da qualificação de todos, e a grande verdade é que o atual governo perdeu a capacidade de recuperar esse crescimento, porque não gera confiança nos investidores, sejam eles nacionais, sejam eles internacionais. A Fundação Getúlio Vargas que você certamente conhece nos últimos sete meses vem mostrando ao Brasil que a confiança dos empresários de todos os setores vem diminuindo mês a mês. Por isso o Brasil precisa de um governo novo, com gente nova e com credibilidade, certamente aí o espaço no mercado de trabalho vai ser ampliado e pessoas qualificadas como você vão ter novas oportunidades.

Indecisos

Eleitora indecisa de Fortaleza (CE) pergunta a Aécio sobre emprego

Meu nome é Elizabeth Maria Costa Timbó, tenho 55 anos e sou economista. Sou uma pessoa qualificada profissionalmente, mas pelo fato de estar com 55 anos, atualmente me encontro fora do mercado de trabalho formal. Qual a sua proposta para que pessoas maduras tenham sua experiência de trabalho valorizada e possam manter sua empregabilidade?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Eu queria dizer uma coisa para vocês. Eu vi numa reportagem da Globo News que todas as pessoas que participaram do debate de 2010 disseram que melhoraram de vida. Eu quero que também com vocês aqui, com os eleitores indecisos ocorra a mesma coisa, vocês no fim de 2018 chegam aqui, digam que melhoraram de vida se eu for eleita, ficarei muito feliz. Agora quero dizer uma coisa, eu acho que nós temos de tratar a questão da droga com dois, duas ações. Tratamento e prevenção. A prevenção é um trabalho fundamental que tem de ser feito nas escolas, esclarecendo as consequências principalmente do tráfico.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Realmente como disse a candidata, age de forma desarticulada e como confirma a candidata não executa os fundos que são aprovados pelo Congresso Nacional e não são tão expressivos mesmo, mais uma razão para que estivessem sendo executados integralmente. Quero falar de propostas, estou propondo o mutirão de resgate. Vera Lúcia. Nós temos hoje no Brasil cerca de 20 milhões de jovens que ou não completaram o ensino fundamental ou não completaram o ensino médio. Nós vamos permitir que ao longo dos próximos dez anos todos que se dispuserem receberão uma bolsa de estudos para concluírem. Eu quero criar o poupança jovem, um recurso que é depositado na conta dos alunos do ensino médio que só pode ser sacado ao final do curso para que tenha um estímulo a mais para concluir sua formação.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Vera Lúcia, muito obrigada pela pergunta, porque vai me dar condições de responder a anterior também. Na verdade, esses fundos aos quais o candidato se refere são quatro bilhões e 400 milhões de reais. Nós aplicamos R$ 17,7 bilhões no combate a droga, ao crime organizado e ao tráfico de armas. E fizemos isso em parceria entre a Polícia Federal e as Forças Armadas e e a Polícia Rodoviária. Isso deu muito certo na copa. Porque nós criamos um Centro de Comando e Controle e as polícias militares e civil dos Estados também participaram. Porque não basta só você controlar uma das maiores fronteiras do mundo que é a nossa, além de controlar as fronteiras tem de ter uma política de controle das fronteiras dos estados. Aqui, por exemplo, nós estamos na Favela da Maré, nós já tivemos lá na Bahia também fazendo essa operação de garantia da lei e da ordem. Quando você vai no estado, eles fogem para outro, eles agem de forma coordenada. Nós, agimos de forma desarticulada e fragmentada. Por isso é que eu propus que nós modifiquemos a Constituição, para atribuir ao Governo Federal sim a responsabilidade na ação conjunta com os estados, coordenando os estados. E fazendo com que essa atuação seja uma atuação contra o crime organizado e as drogas. Depois eu falo o resto.

Indecisos

Eleitora indecisa de Salvador (BA) pergunta a Dilma sobre combate às drogas

Meu nome é Vera Lúcia Azevedo Simões, tenho 45 anos e sou professora. A droga tem dizimado pão parte dos jovens, muitos morrem antes de completar maioridade. Conheci um jovem do meu bairro que foi morto devido a uma dívida de drogas de apenas R$ 50. Tive um aluno que deixou a escola para ser chefe do tráfico. A caneta como a arma, o caderno pela lápide. Qual a proposta para melhorar essa realidade, que tem prejudicado jovens e destruído famílias?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

A grande verdade é que nossas fronteiras estão desguarnecidas, hoje os estados precisam fazer uma gestão política quase que pessoal junto a União para garantir algum recurso do Fundo Nacional de Segurança ou mesmo do Fundo Penitenciário, menos de 40% desses fundos foi aplicado ao longo dos últimos três anos de governo. Eu tenho um projeto no Congresso Nacional, como senador, que infelizmente o PT não permitiu que fosse aprovado, que obriga que todo recurso para a área de Segurança Pública seja aplicado, para que cada estado tenha como planejar. Seja investindo no aumento do contingente de policiais, seja investindo em viaturas. Portanto no momento em que governo conto genes ia esses recursos obviamente ele mostra que Segurança Pública não é uma prioridade. E programas, por exemplo, como programas de combate ao crack, ao uso do crack, 40% apenas foi executado ao longo dos últimos anos.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Eu queria te dizer uma coisa, sua pergunta é ótima. Primeiro porque o Brasil hoje tem um grande desafio que é o combate a violência e às drogas. No caso das drogas, nós fizemos um plano estratégico de fronteira que une Rodoviária Federal, Polícia Federal com as forças armadas. Conseguimos apreender 640 toneladas de drogas além de apreendermos armas, de prendermos pessoas e de determos veículos. Agora, é fundamental que haja uma maior participação da União nesta ação. Nós fazemos algo chamado garantia da lei e da ordem. Agora mesmo o Governo Federal está aqui no Rio, ali na Favela da Maré ajudando o Governo do Estado em parceria com ele, para enfrentar o crime e a droga.

Aécio Neves

Resposta de Aécio

Adriano, essa foi talvez de todas a maior preocupação do meu programa de governo, e apresentamos aos brasileiros um programa que começa pela proibição de que os recursos aprovados no orçamento da união para Segurança Pública sejam representados para o governo fazer superávit primário como vem acontecendo com grande parte desses recursos até aqui. Anunciei uma política de fronteiras, diferente da que vem hoje sendo, enfim, conduzida, e que deixa as nossas fronteiras desguarnecidas. As nossas fronteiras é exatamente por onde as drogas e as armas entram, e nós vamos ter uma relação com os países produtores de drogas diferentes da relação atual, cobrando que eles tomem também atitude interna para coibir essa produção. E eu tenho dito que além das casas de recuperação que nós vamos ampliar em todo o Brasil para os dependentes químicos, nós temos que fazer uma profunda reforma no nosso Código Penal, no nosso Código de Processo Penal para que essa sensação de impunidade não continue a permear, a se espalhar por todo o Brasil. Portanto nós temos uma política nacional, notas  nós teremos uma política nacional de Segurança Pública que não existe hoje. A terceirização de responsabilidades também nesse caso é muito grave. Para você ter uma ideia, vou te dar um número apenas. O Governo Federal é aquele que mais arrecada, quem mais tem. Eles gastam apenas 13% de tudo o que se gasta em Segurança Pública no Brasil, 87% é dos estados e é dos municípios. Nós vamos ser mais solidários no enfrentamento da criminalidade, do que vem sendo o atual governo.

Indecisos

Eleitor indeciso do Rio de Janeiro (RJ) pergunta a Aécio sobre segurança

Meu nome é Adriano Corrêa, tenho 19 anos e sou modelo, morei durante toda a minha vida em um lugar que hoje está tomado pelo tráfico de drogas e assassinos. Há dois anos, além de ter perdido meu primo assassinado por bandidos, eu e minha família fomos obrigados a sair de nossa casa sem poder levar nada. Quais são as suas propostas para o fortalecimento da segurança em lugares menos favorecidos? 

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Elizabeth, ele não pode fazer isso porque não é atribuição da União fazer isso. Nós não podemos interferir no estado. Porque seria crime de responsabilidade do Governo Federal. Nós podemos sim fazer parcerias, Elizabeth. E é isso que nós fazemos. Nós geralmente, Elizabeth, nos estados mais pobres e nos municípios mais pobres, nós tiramos dinheiro do nosso orçamento, e colocamos para pagar as obras de saneamento, que é tratamento de esgoto e coleta. Agora, nos estados mais ricos, nós financiamos, mas financiamos em condições muito razoáveis, vinte anos para pagar, cinco anos de carência e juro bastante baixo. E então, Elizabeth, quero te dizer o seguinte é preciso também melhorar o planejamento dos Estados e municípios.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Elizabeth, eu não vou terceirizar responsabilidades, eu, Presidente da República, vou cumprir o meu papel. O primeiro deles  deles é desonerar as empresas de saneamento do PIS, e não foi cumprido. Hoje, Elizabeth, é quase que inacreditável, não tem esgotamento sanitário atirado quatro, sete milhões dos domicílios brasileiros não têm sequer um banheiro em casa, é sim necessário que nós resgatamos  a responsabilidade, mas é fundamental que nós, e isso não vem acontecendo nesse governo, eu, Presidente da República, vou tratar dessa questão diretamente e não vou transferir essa responsabilidade para municípios e tampouco para Estados brasileiros.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Elizabeth, uma boa pergunta. Eu tenho um compromisso com o futuro, Elizabeth. É acelerar essa questão do tratamento e da coleta de esgoto. Nós estamos colocando hoje 76 bilhões em parceria com estados e municípios. Por que em parceria, Elizabeth? Porque não é o Governo Federal que realiza diretamente a obra, o que a constituição passou o saneamento para os estados e para os municípios, mas nós achamos que o Governo Federal tem obrigação de colocar dinheiro, porque saneamento é uma questão de saúde pública, e também de civilização. Nós temos feito uma série de investimentos,   geralmente obra pública, mas também muitas PPP, ou seja, parceria  público privadas, eu vou dar absoluta prioridade a esgotamento sanitário, nós conseguimos um avanço nos últimos quatro anos, mas esse avanço ainda não é suficiente, por quê? Durante muito anos nesse país não se investiu em esgoto tratado, no caso da água, do recurso hídrico, também é uma questão muito séria, ele demora, porque tem municípios ainda que não tem tratamento de água, isso é, esse fato é menos importante, porque são menos municípios. Mas é outro, outra questão que eu vou dar total empenho.

Indecisos

Eleitora indecisa do Rio de Janeiro (RJ) pergunta a Dilma sobre saneamento

Meu nome é Elizabeth da Silva Gomes Andrade. Tenho 48 anos e sou dona de casa. A maioria dos bairros próximos de onde eu moro têm esgoto a céu aberto, quando chove, as pessoas perdem um pouco do que puderam conquistar. O que impede, de verdade, os governos resolverem esse problema?

Começa o quarto bloco do debate

Neste último bloco, os candidatos responderão novamente a eleitores indecisos selecionados pelo Ibope, além de fazer suas respectivas considerações finais.

Termina o terceiro bloco

No próximo bloco, os candidatos voltarão a responder perguntas de eleitores indecisos.

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Nem o fato de ter passado toda sua vida longe de Minas Gerais justifica ofender tanto a realidade de Minas Gerais, candidata. A senhora no último debate fez uma ofensa aos fatos e teve o constrangimento, acredito eu, de ler no dia seguinte  um documento do Ministro do Tribunal de Contas dizendo que aprovou as nossas contas, aliás, foram aprovadas por unanimidade, pela correção dos nossos investimentos, candidata. Quem não gasta em saúde é o seu governo. Em 2009, o TCU pediu que vocês retirassem do cálculo do gasto com saúde recurso para o Bolsa Família, candidata. Essa é a grande realidade. Vocês demoraram a regulamentar a emenda 29 muito mais do que era cabível, aceitável. Minas Gerais é um estado extraordinário, candidata, é um estado que só cresce, tem a melhor educação fundamental do Brasil, a melhor saúde da região Sudeste, porque teve um governador muito correto, candidata.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Já que o senhor perguntou, eu quero dizer que a sua máquina de propaganda, candidato, é muito eficiente. Eu acreditei no seu choque de gestão até saber que o senhor tinha conseguido transformar o estado de Minas no segundo mais endividado do país. Eu acreditei, candidato, que o senhor investia em saúde e educação, até ler um parecer do TCU em que fica claro que o senhor não cumpria o mínimo constitucional. Nem em saúde nem em educação. Agora, candidato, vocês nunca foram a favor do Prouni, vocês entraram no Supremo Tribunal Federal pedindo para que essa, que a lei do Prouni fosse considerada inconstitucional. Candidato, no Enem vocês sempre criticaram. Agora, que 8,7 milhões de pessoas estão fazendo isso, o senhor vem aqui dizer que concorda?

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, não posso deixar de retornar a pergunta anterior e dizer que, infelizmente, nós vamos às urnas todos nós brasileiros, sem que saibamos o que a candidata, o que a cidadã Dilma Rousseff acha em relação ao mensalão. Talvez por dificuldades com seus companheiros de partido. Aqui os brasileiros possam fazer esse julgamento. Candidata, a senhora deveria honrar aquilo que escreveu, candidata, ao presidente Fernando Henrique, reconhecendo quais eram as prioridades naquele momento, o grande presidente da estabilidade, segundo disse a senhora. Em relação a mim, ao meu governo, candidata, eu fico sempre com os enormes elogios que a senhora me fez, até constrangido porque eram elogios muito fortes que nem correligionários costumeiramente me faziam, a senhora me considerava um dos melhores governadores do Brasil, um governador, abre aspas, para a senhora, exemplar, o que mudou? O fato de eu ser candidato e ser seu adversário hoje? Não, candidata. Nós temos que tratar as coisas como elas são, nós sempre valorizamos a educação, o Prouni, vamos de novo, é inspiração de um projeto de um governo tucano em Goiás, ampliado, e precisará ainda ser mais ampliado. Mas ele tem um problema, candidata. Que o meu programa de governo que existe, já que o da senhora ninguém conhece, nós vamos cuidar de apoiar esses jovens porque muitos estão deixando a universidade porque não têm como chegar na universidade, não têm como comprar um material didático necessário, nós vamos dar, além de ampliar o Prouni, vamos dar um apoio a esses jovens para que possam completar o curso.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre educação

Pois não, eu queria falar sobre um assunto muito importante que é a educação. Nós somos favor do Enem, que é uma forma de acesso democrático a universidade. Ao mesmo tempo, criamos o Prouni, criamos o Prouni que é o acesso a universidade privada e a Faculdade privada das pessoas que não têm renda para pagá-los, e também fizemos o Fies. Candidato, por que vocês foram contra o Enem, foram contra o Prouni, entraram até na justiça contrário a ela?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, o senhor precisa estudar mais. Sabe, candidato. Processos arquivados, processos encerrados e vocês arquivaram e encerraram e deixaram também passar o tempo para o julgamento. Sabe o que acontece, candidato? Não sei se o senhor sabe, só o Ministério Público abre processos engavetados, e processos arquivados, esse vocês arquivaram todos os processos, inclusive o seu candidato a Ministro, ia ser julgado por improbidade. Mas, como tinha passado o prazo do julgamento, ele não foi sequer denunciado. Então, candidato, a estratégia do engavetador para o caso da impunidade durante o seu governo deu certo.

William Bonner faz novas críticas ao público do debate

"Eu vou pedir silêncio, o microfone está fechado e os senhores por favor não se manifestem, candidata Dilma tem agora, mais um minuto? Eu estou controlando o tempo e estou permitindo que ambos os candidatos tenham condição de concluir raciocínio, o que não permito é que comecem um novo raciocínio depois, é razoável e está equilibrado até agora, os senhores não se manifestem", disse o mediador.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Candidata, a senhora traz agora além da negação a resposta do que eu perguntei, eu acho que o Brasil merece saber o que a cidadã, o que a candidata Dilma acha em relação a condenação do mensalão, não sei por que tanto constrangimento mas traz aqui e usa afirmações muito perigosas, candidata. A primeira delas em relação a essas denúncias, porque a senhora era dona da mesa e da gaveta do seu partido durante 12 anos, se existia algum indício de irregularidade a obrigação do governante é mandar abrir investigação. Vocês não fizeram isso. Se quer falar do mensalão mineiro, candidata, o chamado mensalão mineiro, vamos aguardar que ele seja julgado mas a senhora agora comete um grave, talvez até uma, uma, a senhora antecipou algo que possa, que pode amanhã lhe criar constrangimentos porque o principal acusado do mensalão mineiro é o coordenador da sua campanha em Minas Gerais, o seu Valfrido Mario Dias voou no avião da senhora essa semana, candidata!

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, se o senhor me responder por que o chamado mensalão tucano mineiro não foi julgado, por que o senhor Eduardo Azeredo pediu renúncia do seu cargo para o processo voltar para a primeira instância, o senhor estaria sendo de fato uma pessoa correta. Mas, não, o senhor faz uma política e adota uma estratégia nesse debate que é uma estratégia estranhíssima. Primeiro, o senhor fala no Pronaf, o Pronaf  do seu governo era R$ 2 bilhões, o Pronaf do meu governo é R$ 24 bilhões. Há um diferença, candidato, expressiva. Da mesma forma, houve o julgamento do mensalão ligado ao meu partido. Ah, é necessário dizer que eles estão e foram condenados e foram para a cadeia. No entanto, o mensalão do seu partido, não teve nem condenados, nem punidos. É esta a realidade, candidato, não fuja dela. O senhor é o primeiro a falar em corrupção. Mas eu posso enumerar todos os processos de vocês que não foram julgados e as pessoas estão soltas. O processo do Sivan, todos soltos. O processo da Pasta Rosa, todos soltos, o processo dos trens de São Paulo, todos soltos.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre mensalão

Candidata, há algum tempo atrás o mediador desse debate, William Bonner, fez uma pergunta e a senhora não respondeu, eu gostaria que agora a candidata Dilma Rousseff que está aqui pudesse responder aos brasileiros, não há nenhum brasileiro, candidata que não tenha uma opinião clara sobre o que aconteceu no mensalão. Ou contra ou a favor. Eu, por exemplo, acho que os condenados foram condenados porque cometeram irregularidades. Membros do seu partido acham que são heróis nacionais, para a candidata Dilma Rousseff, o seu José Dirceu, por exemplo, foi punido adequadamente ou é também um herói nacional?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, não tente reescrever a história, o Pronaf foi criado no nosso governo, o mais importante instrumento da agricultura familiar que esse país já viu. A grande verdade, candidata, é que quem olha muito para o passado é porque quer fugir do presenteou não tem nada a apresentar em relação ao futuro. Vamos debater o Brasil daqui para frente, a crise é gravíssima em todos os setores, o Brasil é um país extremamente produtivo da porteira para dentro, da porteira para fora falta tudo, candidata. Faltam ferrovias, faltam hidrovias, portos, já que os recursos estão indo para portos fora do Brasil, e é preciso que haja planejamento, para que nós façamos o quê? Um combate quase que como uma guerra ao custo Brasil. Quem produz no Brasil não tem competitividade, e nós estamos perdendo mercados fora do Brasil porque seu governo optou por um alinhamento ideológico na nossa política externa que não abriu um novo mercado ao Brasil.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, vocês deixaram a agricultura a pão e água. Candidato, uma pessoa fala para o futuro, mas ela tem de mostrar suas credenciais. Quando eu falo para o futuro,eu os mostro as minhas credenciais. As credenciais de vocês no caso da agricultura é parcos recursos, pouquíssimos. Financiamentos a juros elevados. Não tinha política de seguro, não tinha política de assistência técnica. E não davam a menor importância ao agricultor familiar. Não davam importância a um dos segmentos mais importantes do Brasil que responde por 70% dos alimentos. Então, candidato, me desculpa, mas o senhor falou, falou e não apresentou nada de concreto, nem no presente, agora, tampouco para o futuro.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, mais uma vez o convite eu lhe faço, vamos olhar para frente, não vamos aqui debater olhando no retrovisor da história. Cada governo em seu tempo fez aquilo que julgava essencial. O PSDB, para muito orgulho nosso, fez o maior programa de distribuição de renda desse país que foi o Plano Real, a estabilidade econômica, que tirou o flagelo da inflação das costas dos cidadãos brasileiros. E o meu compromisso com agronegócio não é um compromisso que vem de agora, é um compromisso que eu trago comigo desde a minha formação em Minas Gerais. Nós vamos ter uma política agrícola baseada no crédito, no seguro, e no respeito, na segurança jurídica no campo, candidata, a senhora permitiu que no seu governo um dos setores de maior potencialidade do país, o etanol, fosse destruído. Cerca de 70 usinas deixaram de moer, o desemprego chega no nordeste brasileiro, nas regiões mais pobres que fornecem a cana-de-açúcar. Nós temos que ter uma política agrícola, candidata, que em primeiro lugar tire o Ministério da Agricultura desse loteamento político a que ele foi submetido. Eu tenho dito que criarei o superministério da Agricultura e lá estarão pessoas que têm autoridade para sentar-se com o Ministro da Fazenda para definir política econômica, com o Ministro do Planejamento para definir orçamento e com o Ministro da Infraestrutura, porque esse era o Ministério criado no meu governo, para definir os investimentos em logística, que garantam maior competitividade a quem produz no Brasil.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre política agrícola

Candidato, nós damos muita importância a agricultura no Brasil. Durante o meu governo, nós tivemos um aumento muito grande da safra. Vocês em 2002, tiveram um financiamento de R$ 30 bilhões. Hoje nós temos um financiamento para a agricultura de R$ 180 bilhões. Se o senhor for eleito, quais são as principais medidas que o senhor tomará nessa área?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Fim do financiamento empresarial é diferente do fim do financiamento privado. Sabe por que, candidato? Você pode ter financiamento de pessoas jurídicas, não pode de empresas, candidato,acontece em várias democracia do mundo. Candidato, eu fico muito surpresa com as posições do senhor. Eu acredito que hoje nós sabemos que se não foi investigado, e se não for punido, o crime de corrupção vai se reproduzir. Um dos fatores responsáveis pelos crimes de corrupção é que no Brasil o financiamento empresarial das campanhas coloca dentro das campanhas de todas, candidato, o fator do poder econômico. E nos parece que o senhor é a favor deles.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Aécio: Quer dizer que a senhora é contra o financiamento privado? Dilma: Empresarial, candidato, o senhor está esquecendo. Bonner: A senhora precisa esperar que ele responda. Aécio: Candidata, no ano passado, um ano não eleitoral, o seu partido, o PT, recebeu 80 milhões de reais em doações empresariais, candidata. O seu partido não tem autoridade para falar sobre isso. A sua campanha é uma campanha milionária, agora às vésperas do segundo turno, o seu coordenador financeiro da campanha pediu para aumentar o teto de gastos porque não tinha mais onde colocar dinheiro, candidata. Eu não, eu sempre defendi limitações no financiamento privado e defendi o voto distrital misto, defendi a cláusula de desempenho, algo inclusive que foi aprovado no tempo em que eu estava na Câmara dos Deputados. A senhora apresenta uma proposta que eu gostaria de conhecê-la, porque não sei como funcionaria dois turnos de eleição proporcional, é a primeira vez que ouço, a nossa proposta está clara, entre elas o fim da reeleição e mandato de cinco anos para todos os cargos públicos.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, eu governo o Brasil e governo sistematicamente e diuturnamente, candidato. Agora, eu acredito que a questão da reforma política não é a reeleição não. Se de fato o senhor está interessado em combater a corrupção, a questão mais séria da reforma política é o fim do financiamento empresarial das campanhas. Porque com o fim do financiamento empresarial, nós acabaremos com a influência do poder econômico sobre as eleições brasileiras. Isto, candidato, é que é uma vergonha. Além disso, candidato, eu sou a favor da paridade homens e mulheres, e aqui tem as mulheres indecisas que sabem a importância da representação feminina. Sou a favor do fim da coligação na eleição proporcional. E sou a favor dos dois turnos na eleição proporcional, que é a proposta da CNBB e da OAB. Candidato, eu acho que o senhor não tem interesse na reforma política, porque a única coisa que o senhor fala é sobre reeleição. Quando vocês são interessantes, vocês foram e criaram a reeleição. Existe, inclusive, todo um processo por corrupção que era compra de votos para a aprovação da reeleição, e agora o senhor me vem com essa, que o senhor é contra a reeleição.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre reforma política

Candidata, eu tenho dito que é preciso que façamos uma reforma política no Brasil. Entre todas as propostas tenho apresentado, não conheço as suas, acredito que temos que acabar com a reeleição, eu acho que seu governo acabou por desmoralizar, a Folha de São Paulo publicou há poucos dias que numa sexta-feira, dos seus 39 Ministérios apenas 15 ministros estavam trabalhando e que a senhora ao longo dos últimos 35 dias, segundo um jornal de hoje foi duas vezes ao Palácio do Planalto, quem está governando o Brasil, candidata?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, a ausência de planejamento não é uma vergonha nos estados mais ricos, é uma vergonha em todas as regiões do Brasil e essa é a marca do seu governo, candidata. A transposição do São Francisco, que levaria água às populações mais carentes do país, era para ter ficada pronta em 2010, nós estamos em 2014, e aqueles que estão lá próximos das obras não acreditam mais que verão uma gota d'água, mas eu assumindo a Presidência da República, estejam certos que essa obra estará concluída. A TransNordestina, candidata, falta de planejamento, orçado em quatro bilhões, já se gastou mais de R$ 8 bilhões, ninguém sabe quando ficará pronta. Abreu e Lima, candidata, uma obra de R$ 4 bilhões, já se gastou mais de R$ 30 bilhões, onde é que houve planejamento, candidata? Seu governo é o governo da ausência de planejamento, por isso nós temos hoje um custo Brasil altíssimo, baixíssimos investimentos em logística e quem é punido por isso é o cidadão brasileiro.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o fato é que a água é responsabilidade do Estado. Nós temos, somos parceiros, nós nesse caso agora do projeto do São Lourenço, que é o único que o Governo do Estado apresentou, nós demos o dinheiro para fazer o projeto. E estamos financiando R$ 1,8 bilhão. Candidato, não planejaram, no Estado mais rico do país é uma vergonha, é uma vergonha, candidato. Porque os estados do nordeste estão enfrentando a mesma seca, e nenhum deles você tem um quadro com essa gravidade. Aí, o senhor vai me desculpar, mas eu vou concordar com o humorista José Simão, vocês estão levando o Estado para ter um programa "Meu Banho Minha Vida", é isso que vocês conseguiram.

Aécio Neves

Aécio responde

Certamente que houve, candidata, e segundo o TCU do seu governo, porque o Tribunal de Contas da União aciona órgãos do seu governo, porque nós estamos tendo, candidata, não é apenas em São Paulo, nós estamos tendem toda região Sudeste a ausência de água e há senhora sabe muito bem, nós tivemos a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Falta de chuva. O governo de São Paulo, diferente do Governo Federal, buscou fazer o que estava a suas mãos, e o eleitorado de São Paulo, a população de São Paulo decidiu quem estava com a razão, quem realmente falava com sinceridade. O seu candidato aqui em São Paulo, candidata, fez essa campanha demonizando a ação do governo estadual, governador Geraldo Alckmin foi eleito e propôs iniciativas como bônus para aqueles que economizassem água, cerca de 80% dos paulistas aderiram. Infelizmente nós não tivemos a parceria da ANA, por que será que a Agência Nacional de Água não estava aqui planejando? Será porque as indicações da senhora Rosemary  levaram os diretores da ANA, ou pelo menos o diretor da ANA ao presídio ao invés de trazê-lo a São Paulo para planejar com o governador de São Paulo? Candidata, esse aparelhamento da máquina pública é a face mais perversa do seu governo e do governo anterior. Os técnicos são substituídos por apadrinhados políticos, Agência Nacional de Águas, posso citar outras na sequência se a senhora quiser não foram ali colocadas pessoas pela sua qualificação mas por sua indicação, faltou parceria do Governo Federal nessa questão, candidata.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre falta d'água em SP

Candidato, em qualquer governo, e eu tenho certeza que os eleitores indecisos aqui sabem disso, é fundamental planejar. Quem não planeja, candidato, não consegue enfrentar os desafios que ocorreram, principalmente em um governo. Eu queria saber como é que o senhor enxerga essa questão da água em São Paulo. Houve ou não houve falta de planejamento, candidato?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Para o seu governo, candidato, os seus governos, tanto do PSDB como o seu em Minas Gerais, vocês jamais repassaram para as APAE o que nós repassamos em todo o meu período de governo. R$ 5,9 milhões. Isto, candidato está escrito e registrado. Nós fizemos com as APAE o maior programa dentro do que nós entendemos como viver sem limites. Ao mesmo tempo, candidato, nós oferecemos para as pessoas com deficiência toda uma assistência e uma atenção, seja no que se refere a saúde como a educação. Além disso, candidato, tem um dado importantíssimo, a nossa política para as pessoas com deficiência reconhece nas pessoas com deficiência cidadãos brasileiros.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Lamento, candidata, que a senhora esteja tão desinformada em relação ao seu governo, estão sim atrasados os repasses do Fundo Nacional de assistência e quero me dirigir aos municípios brasileiros, aos prefeitos que sabem exatamente do que está acontecendo, que no nosso governo isso não vai acontecer. Que as pessoas com deficiência terão prioridade nos recursos, onze por cento apenas executados até o final do mês de outubro. Eu tenho conversado muito, candidata, com parceiros e amigos meus que cuidam, se dedicam sua vida a questão, Mara Gabrili, Otávio Leite, agora o meu amigo Romário, cujo apoio agradeço. E assumi com eles o compromisso, no nosso governo as APAE serão fortalecidas, diferente do seu governo que tentou extingui-las, e esse repasse, a garantia da transferência desses recursos será prioridade absoluta no meu governo, pode faltar para outras coisas, para essa não faltará.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, eu acho que o senhor está muito mal informado. O meu governo tem um, tem feito imenso esforço para levar atendimento de saúde, de educação, e acessibilidade às pessoas com deficiência. Temos também tido todo um cuidado de na assistência social criar através centros de referência de assistência social, criar toda uma política de assistência social. O centro dessa política é o Bolsa Família. Mas além do Bolsa Família, candidato, que nunca teve um atraso, nós temos uma série de outras, de outros programas complementares. Eu não tenho, eu não tenho a menor dúvida em afirmar para o senhor, e aqui também para os nossos eleitores indecisos, que o meu governo não atrasa programas sociais. Nunca atrasou. E quero dizer mais uma coisa para você. Enquanto vocês, no Bolsa Família, por todos os oito anos do governo Fernando Henrique gastaram R$ 4,2 bilhões, nós gastamos R$ 4,2 bilhões apenas em dois meses de pagamento do Bolsa Família. Não tem a menor dimensão nem comparativa com o governo que vocês fizeram.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre política para pessoas com deficiência

Candidata, a diretora de assistência social do seu governo confirmou essa semana numa reunião com prefeitos em Minas Gerais que os repasses do fundo nacional de assistência estão atrasados em três meses. Esse fundo na verdade atende aos programas mais fundamentais do seu governo, programas de assistência, trata-se de recursos para entidades que prestam a primeira atenção às pessoas que mais necessitam. Em relação ao orçamento voltado às pessoas portadoras, pessoas com deficiência, que é o tema adequado, foi executado apenas onze porcento do que foi aprovado até aqui, o que vem acontecendo com seu governo, candidata?

Começa o terceiro bloco do debate

Neste terceiro bloco, os candidatos voltam a fazer perguntas um para o outro, com tema livre.

Termina o segundo bloco

No próximo bloco, Aécio Neves e Dilma Rousseff voltam a fazer perguntas um para o outro, com tema livre.

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Confesso que fico feliz com a evolução da candidata, foi criado num momento de aguda crise da previdência, e depois foi derrubado no Congresso Nacional, quem vetou a sua derrubada? O Presidente Lula, o governo do PT. Foi derrubado por uma proposta do deputado Fernando Coruja. O que eu quero dizer é que nossos compromissos não mudam às vésperas das eleições. Nós vamos construir uma rede de proteção aos idosos hoje que passa fator previdenciário revisto, que não puna tanto como vem punindo os aposentados, mas uma rede de proteção que passa pela saúde com ação específica aos idosos. As casas de cuidado que nesse governo são muito poucas. Nós temos que criar e estimular aos profissionais que cuidam dos idosos para que eles tenham melhor remuneração e mais estímulo a dedicar-se a essa carreira.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Carla, muito boa a sua pergunta porque ela mostra uma coisa. Quem criou o fator previdenciário? Criou o fator previdenciário o governo do PSDB, sendo líder, o Senador. Na época ele era deputado. Então, Carla, essa é uma questão muito séria, que você perguntou o seguinte. Quando o país fica cheio de idosos, quem vai pagar a aposentadoria daqueles que ficaram idosos porque não trabalham? Vai ser como sempre o pessoal da ativa. Por isso, quando a gente olha para a questão do fator previdenciário, é muito importante abrir a discussão com as centrais sindicais. Nós sistematicamente abrimos, quase chegamos a um acordo do 85 para a mulher, 95 para os homens. Eu acredito que esse acordo é possível, um acordo que resolva a questão criada pelo governo do PSDB. Que é esse do fator previdenciário.

Aécio Neves

Aécio responde

Eu agradeço a sua pergunta e essa deve ser uma preocupação de qualquer governante responsável. O Brasil envelhece e o Brasil não tem hoje serviços e nem mesmo a proteção necessária aos idosos. O INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, no nosso programa de governo que apresentamos até em respeito aos eleitores, aos cidadãos um programa de governo, ele se transforma também no Instituto da Cidadania, onde vamos cuidar inclusive de casos, por exemplo, de pessoas que contribuíram durante um determinado período na sua vida, passaram alguns anos sem contribuir e estão desestimuladas a fazê-lo, porque não tem como voltar atrás. Nós vamos cuidar dessas pessoas, encontrar formas para que possam se aposentar. E tomei uma decisão em relação a uma questão que afeta em muito a renda do aposentado brasileiro que é o fator previdenciário. Eu quero aqui falando a você, aos paranaenses, mas a todos os brasileiros que nós vamos rever o fator previdenciário, para que ele não puna como vem punindo a renda dos aposentados, portanto, nós construímos ao longo de todos esses meses numa ampla discussão com centrais sindicais, com lideranças extremamente importantes, representativas dos aposentados brasileiros políticas que visem garantir a eles uma remuneração melhor, como, por exemplo, incluindo a cesta de medicamentos no cálculo dessas aposentadorias, mas o compromisso definitivo é fazer a revisão do fator previdenciário, pois isso dará um alívio muito importante aos aposentados brasileiros.

Indecisos

Eleitora indecisa de Curitiba (PR) pergunta a Aécio sobre aposentadoria

Meu nome é Carla de Fátima Ferreira Nunes, tenho 40 anos e sou caça-talentos. O país aos poucos está se tornando um país de idosos, há algum projeto que assegure a aposentadoria no futuro próximo uma vez que haverá mais idosos do que contribuintes?

Bonner volta a pedir que público não se manifeste no debate

Nas respostas de Aécio Neves e Dilma Rousseff sobre corrupção, parte do público presente no debate volta a se manifestar. Bonner volta a pedir silêncio. "Por favor, mais um vez eu peço que o público não se manifeste", disse o mediador.

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Adriana, veja você que quem fala é o representante do partido que tinha uma prática, Adriana, que era engavetar todos os, todas as investigações. Tudo que era investigação engavetava. De deputado, de senador, de ministro. Isso, Adriana, levou o Brasil a sempre ter um conjunto de julgamentos que ninguém nunca, nunca viu e nem deu fé. Foram todos soltos. Eu queria te dizer uma coisa. Para que você combata a corrupção, que é o que eu quero, eu tenho certeza que é o que o Brasil quer, eu tenho na minha vida uma, eu tenho um orgulho, eu nunca, nunca compactuei com qualquer corrupto ou corrupção, sempre combati, fui atrás e vou te dizer, doa a quem doer eu vou condenar corruptos e corruptores.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Minha querida conterrânea, eu reconheço que você hoje expressa o sentimento de milhões de brasileiros que não aguentam mais abrir todos os dias os jornais e ver qual é o caso novo de corrupção, e quando não há punição a indignação é ainda maior. É o que nós estamos assistindo o Brasil de hoje, eu vejo a candidata Dilma apresentar aqui um conjunto de propostas. Muitas delas estavam em tramitação no Congresso Nacional durante esses últimos anos, não houve qualquer ação do PT ou do governo do PT para que algumas dessas propostas pudessem avançar. Por quê? Porque não houve preocupação do PT no combate efetivo a corrupção. Essa é a grande realidade. Eu vou dizer olhando nos seus olhos. Existe uma medida que está acima de todas as outras e não depende do Congresso Nacional para acabarmos com a corrupção no Brasil, vamos tirar o PT do governo.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Adriana, você tem toda razão, a lei é branda. Quando a lei é branda, você investiga, você identifica, e na hora de punir, o criminoso, o corrupto, se evade. Por isso que eu propus cinco grandes medidas de combate a impunidade. Primeiro, transformar em crime eleitoral o caixa dois. Segundo, o funcionário público que enriquecer sem mostrar a origem, ele perde o bem, além de perder o bem, ele é criminalizado. Ao mesmo tempo, o direito das pessoas que, o direito poder público em relação às pessoas que enriqueceram sem deixar claro qual é a origem do bem, ele perderá o bem. Hoje no Brasil, ele paga o Imposto de Renda e não perde o bem. Então, e criar também uma instância especial dentro dos Tribunais Superiores para julgar mais rápido os crimes, os crimes com foro especial, de colarinho-branco também. Isso significa que nós vamos ter um conjunto de medidas para que haja a punição daquele que foi o corrupto e o corruptor, eu tenho orgulho de ter dado inteira autonomia, que não era dada nos governos anteriores, porque nomeavam afiliados de partidos para dirigir a Polícia Federal. A Polícia Federal no meu governo investiga.

Indecisos

Eleitora indecisa de Vespasiano (MG) pergunta a Dilma sobre corrupção

Meu nome é Adriana Pereira dos Santos, tenho 40 anos, sou assistente de compras. A corrupção tem sido uma pedra no calcanhar de todos os governos, causando danos irreparáveis, acredito que isso se dá porque a lei que pune os corruptos é muito branda. Candidata, como pretende acabar com a corrupção do Brasil e fazer com que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar pelos seus atos e que tanto envergonham o nosso Brasil?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Renata, eu volto a sua pergunta, né? A gente escuta sempre as mesmas promessas, os mesmos compromissos. Lamentavelmente, os que estão no poder há 12 anos não fizeram aquilo que dizem que vão fazer. Se as 6 mil creches prometidas há quatro anos atrás estivessem construídas, muito provavelmente o seu filho, ou o seu sobrinho, o neto de tantas pessoas que estão aqui nos ouvindo estariam tendo a tranquilidade de onde deixar seu filho. Nós vamos cumprir com cada um dos compromissos que nós assumimos. Infelizmente, candidata oficial não apresentou um programa de governo para que nós pudéssemos saber quais são as metas, quais são as prioridades que ela tem. O nosso está aí e fala em construção de 6 mil creches, fala das pré escolas e da qualificação, do ensino fundamental e em especial do ensino médio. Portanto esteja certa, se tiver o privilégio de governar o Brasil daqui quatro anos, você terá uma nova realidade na qualidade do ensino público.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Muito boa a sua pergunta. Eu tenho assim um grande compromisso com creche e pré-escola. Porque eu acredito que creche e pré-escola é o futuro do país. A gente dá oportunidade para os brasileirinhos e para as brasileirinhas, nós vamos fazer 6 mil creches, duas mil já entregamos, e estamos construindo mais 4 mil. Se eu for eleita, eu vou construir mais tantas creches quantos forem necessárias, primeiro, para a gente universalizar de quatro a cinco anos a pré-escola e ampliar o número de crianças de zero a três. Agora eu queria te dizer uma coisa, nós aprovamos uma lei no congresso, que dá 75% dos royalties e 50 do fundo social do pré-sal para a educação para, para quê? Para pagar melhor o professor. É a condição para esse país ter educação de qualidade.

Aécio Neves

Aécio responde

Renata, respondo com uma alegria enorme a sua pergunta, eu a cumprimento, estive na sua terra essa semana, peço que leve um abraço aos amigos do Pará, de Belém, e realmente se nós não enfrentarmos com coragem, não com promessas, mas com coragem a questão da baixíssima qualidade da educação no Brasil nós não vamos a lugar algum. Este é o grande desafio, esta é a grande questão, eu fui governador de Minas, Renata, e consegui fazer com que Minas Gerais, que é o Estado que tem o maior número de municípios no Brasil, são 853, é um Estado muito heterogêneo, porque nós temos o nordeste encrustado no nosso território, conseguimos fazer com que Minas tivesse a melhor educação do Brasil. A minha proposta é fazer isso em todo o Brasil, nós vamos começar pelas creches, e as creches que tiverem recurso público no nosso governo vão ficar abertas até oito horas da noite, como a pré-escola, que vão receber crianças, também com qualidade ficarão abertas até esse horário. Vamos qualificar o ensino médio flexibilizando os currículos, Renata. É muito importante que a pessoa se forme para uma atividade que vai exercer na região onde a família more. É muito importante, compromisso do meu governo, apoiar a qualificação e a remuneração dos professores. Nós não vamos ter educação de qualidade se os professores não forem bem remunerados. O meu governo vai apoiar aqueles municípios e Estados que remuneram pior os seus professores, que têm dificuldades financeiras de dar um salário melhor e uma qualificação melhor a seus professores, nós vamos revolucionar a educação no Brasil, Renata.

Indecisos

Eleitora indecisa de Belém (PA) pergunta a Aécio sobre educação

Meu nome é Renata de Souza, tenho 38 anos, e sou contadora. Desde que me entendo por gente, ouço dizer que o Brasil é o país do futuro. Sempre ouvi candidatos afirmando que irão transformar a nossa educação,  as nossas escolas, que irão valorizar o trabalho dos professores. O que o candidato pretende fazer para que este futuro seja possível para nossos filhos e que o Brasil do presente valorize e respeite a educação?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, desculpa, você pode ser um dia candidato, né, querido. Mas o que eu quero te dizer, nós, hoje temos um milhão e 800 mil casas entregues. E tem um milhão e 800 mil em construção. A cada dia, esse número aumenta, porque as casas vão sendo entregues. Você pode ter certeza que esse foi o único programa feito desse porte no Brasil. Nós vamos construir até, nós vamos construir e entregar, contratar até o final desse ano, 3.750  milhões moradias. Nunca no Brasil aconteceu isso. Agora, por que eu acho que eu tenho condições de fazer? Porque nós construímos o programa, não é que ele seja monopólio, é que nós fizemos, eles jamais fizeram. Eles não têm experiência.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Luiz Alexandre, é um drama que milhões de brasileiros vivem, a dificuldade de pagar aluguel e a dificuldade de ter a casa própria. Ao contrário do que nós assistimos na propaganda oficial não foram entregues três milhões e meio de habitações no Brasil, foram entregues metade disso, se tivesse sido entregue 3,5 milhões de habitações, provavelmente 1,5 milhão, pouco mais disso, estariam numa situação hoje de muito mais tranquilidade. Nós vamos ampliar esses programas habitacionais com parcerias mais efetivas e desburocratizadas com os municípios e com os estados brasileiros. Este é o grande desafio. Eu dizia agora há pouco que ninguém pode ter a exclusividade da preocupação com a questão social. E nós teremos preocupação permanente em ampliar o programa habitacional e permitir que pessoas como você tenham acesso a moradia digna, de qualidade, que infelizmente não vem acontecendo em parte...

Dilma Rousseff

Dilma responde

Luiz Alexandre, muito boa pergunta. Você vai me dar oportunidade para lhe falar do Minha Casa Minha Vida. O Minha Casa Minha Vida contempla quem quer ter e comprar um imóvel até R$ 5 mil. Com vários níveis de subsídio. Até R$ 1.600, o subsídio é maior, mas nas duas outras faixas também tem subsídio que facilita a você a pagar a prestação. Que não compromete muito da sua renda, e ao mesmo tempo garante uma série de vantagens, como, por exemplo, que você não pague o seguro, porque nós assumimos o seguro, e você também não tenha de dar garantias, porque a gente tem um fundo garantidor. Assim, Luiz Alexandre, nós vamos fazer, se eu for eleita, mais 3 milhões de casas do Minha Casa Minha Vida, e vamos reajustar as faixas de renda, ampliando as faixas de renda. Porque de quatro em quatro anos a gente faz isso. A gente amplia as faixas de renda. E assim, eu tenho certeza que você vai poder ser uma das pessoas contempladas, caso você seja sorteado, porque é um processo bastante democrático. Para impedir que haja uso político e manipulação. Não passa por nenhum órgão político, passa diretamente do empresário com você. O empresário que vai construir a casa e a gente não financia o empresário. 

Indecisos

Eleitor indeciso de São Paulo (SP) pergunta a Dilma sobre habitação

Luiz Alexandre Filho, tenho 43 anos, sou florista. Qual será a sua política para quem mora de aluguel? Pois está cada vez mais difícil e muito mais caro alugar uma casa, os preços estão muito acima da inflação. Moro há quinze anos e meu aluguel triplicou nos últimos quatro anos.

Começa o segundo bloco do debate

Neste segundo bloco e no quarto, as perguntas aos candidatos serão feitas por eleitores indecisos que foram selecionados em todos os Estados do país pelo instituto de pesquisa Ibope.

Fim do primeiro bloco

O mediador William Bonner encerra o primeiro bloco de perguntas e respostas. No próximo bloco, os candidatos responderão a perguntas de eleitores indecisos.

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, eu acho que mais do que esses números decorados, vamos falar de educação, que é o essencial. O Brasil inteiro está nos escutando hoje, o que esse governo fez para que a qualidade da educação pública no Brasil avançasse? Absolutamente nada. Em qualquer ranking internacional, candidata, é vergonhosa a posição do Brasil, inclusive em relação a nossos vizinhos. Eu, se puder vencer essas eleições e ser lembrado com uma marca, eu digo a todos os brasileiros que quero ser lembrado como o presidente que revolucionou a educação no Brasil. Vocês tiveram doze anos e nada aconteceu, eu governei Minas com orgulho, candidata, com oito anos, e levei Minas Gerais, não que não é o mais rico dos estados brasileiros, o segundo mais populoso, a ter a melhor educação fundamental do Brasil. E quem fez tem mais autoridade para dizer que vai fazer, candidata.

Bonner se engana sobre sequência do debate

"Muito bem, chegamos ao fim desse primeiro bloco do debate, perdão... perdão. Perdão. Erro meu. Erro meu. Tréplica do candidato Aécio. Eu peço só um minuto, ainda estou com as minhas anotações, errei com anotação", disse o mediador Bonner. "Está perdoado, Bonner", respondeu Aécio.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o senhor não respondeu. Vocês em oito anos fizeram onze escolas técnicas federais. Nós, candidato, fizemos 422. O Lula, 214, e eu 208. O meu número é só 1600 porcento maior que o que vocês fizeram em oito anos. Candidato, sabe por que fazer escolas técnicas foi importante? Porque ela é a base da parceria que nós fizemos com o sistema A S. O Pronatec é um ensino gratuito, e ele comporta tanto ensino técnico de nível médio quanto qualificação profissional. É gratuito, o material é didático gratuito, o transporte, e a merenda. Candidato, vocês jamais tiveram um programa dessa dimensão. Aliás, o programa de vocês são programas pilotos. Pequenos e fragmentados.

Aécio Neves

Aécio responde

O Pronatec é um inspiração e é bom reconhecer isso, é um inspiração em programas como feito em São Paulo, as ETEC's do governador Geraldo Alckmin, do governador José Serra cuja presença aqui hoje eu agradeço. A Pepe em Minas Gerais, o programa de ensino profissionalizante de Minas Gerais inspiraram o Pronatec, agora falta fiscalização, essa última semana as denúncias em relação ao Pronatec são graves, candidata. Em relação às estatísticas. Porque vocês contabilizam o aluno quando ele entra e se ele ficou ali uma semana ou duas semanas e depois saiu ele continua fazendo parte da estatística. Aliás, o seu governo é o governo das estatísticas, desde que elas lhes sejam favoráveis, candidata. Nós vamos aprimorar esses programas, aumentando a carga horária, mais de 70% desses cursos têm uma carga horária de cerca de 160 horas, venhamos e convenhamos em muito pouco para a formação mais adequada do aluno e eu quero mais, eu quero que o aluno freqüente o Pronatec mas complete seu ciclo de estudo no ensino médio, candidata, isso sim vai permitir o Brasil dar um avanço na educação. O Pronatec é uma etapa apenas de um processo muito mais complexo e que tem que ser muito mais ousado e ambicioso do que esse que tem o seu governo.

Bonner pede silêncio ao público em resposta de Aécio

"Eu era líder do PSDB, mas vamos deixar isso um pouco mais barato", diz Aécio. "Dá no mesmo", responde Dilma. "Para quem não conhece o Congresso Nacional, talvez sim, mas é muito diferente, muito diferente", diz Aécio. O público se manifesta e William Bonner repreende: "Por favor, por favor. Não pode haver manifestação do público".

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre o Pronatec

Candidato, eu sempre gosto de perguntar a respeito do Pronatec, por que eu gosto do Pronatec? Porque o Pronatec resolve várias questões e desafios. Vocês fizeram uma lei proibindo que o Governo Federal fizesse e mantivesse escolas técnicas. Por isso fizeram ao longo de oito anos só onze escolas técnicas. O senhor era líder do FHC?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Eu quero reiterar que vocês quebraram os bancos públicos no Brasil. Quero reiterar que a Caixa, que era um dos maiores bancos do país, vocês minguaram a Caixa. Vocês, candidato, eram contra fazer política social com subsídio. Agora o senhor vem para mim, com essa conversa que vocês vão fazer política social? Me desculpe, candidato, eu não acredito, sabe por quê? Porque a prática fala muito mais que palavras vazias. E a prática de vocês é uma. Quando vocês enfrentavam a crise, vocês jogaram a crise nas costas de quem? O povo lembra, candidato. Jogaram a crise nas costas do povo brasileiro. Como? Desemprego e baixos salários. Mais claro do que isso, candidato, é impossível. Nós não, nós mantivemos o emprego e aumentamos o salário.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Candidata, muito confusa essa sua explicação, mas vou voltar a questão central, a senhora quer dizer então que foi o PT que controlou a inflação, não fomos nós com o Plano Real? A história não se reescreve, candidata. Nós fizemos naquele momento o que precisava ser feito e tenho uma honra e um orgulho enorme de ter hoje como aliado muito próximo o presidente Fernando Henrique, aquele a quem a senhora teceu elogios que talvez eu não tenha tido ainda a oportunidade de fazer, mas vamos voltar ao presente, porque as pessoas que nos escutam hoje, que nos assistem no Brasil inteiro, querem que nós falemos de futuro. Quem tem responsabilidade e compromisso com o controle da inflação, com a gestão profissional dos bancos públicos somos nós, o seu governo deve a Caixa Econômica Federal mais de R$ 10 bilhões, deve ao Banco do Brasil R$ 8 bilhões do crédito safra, porque seu governo descontrolou a economia do país, candidata, esta é a realidade incontestável.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, vou me reportar primeiro ao Banco do Brasil, vocês deixaram o Banco do Brasil com uma grave dívida, candidato. Nós não, nós demos lucro no Banco do Brasil, profissionalizamos o Banco do Brasil, vocês quebraram a Caixa, candidato, quebraram o BNDES, reduziram tudo ao tamanho que vocês achavam que devia ter, ou seja, sem política industrial e sem política social. No caso da inflação o senhor pode ter certeza, candidato, é meu compromisso o controle da inflação. Nos últimos dez anos nós mantivemos a inflação dentro dos limites da meta, candidato, quem não mantinha a inflação dentro dos limites da meta e o senhor,  apesar de agora desconhecer o governo Fernando Henrique, foi líder do governo Fernando Henrique, quem não mantinha era o governo Fernando Henrique. Que vocês querem botar na conta do Lula que em 2002, era por causa do Lula que a inflação foi para 12,5%. Não senhor!  Em 2001, ela estava já em 7,7%. Vocês chegaram a obra-prima, candidato, de aumentar imposto e deixar uma dívida pública muito maior do que a que vocês receberam. Candidato, não há termos de comparação entre o que nós fizemos e o que vocês fizeram. Nós enfrentamos a crise, não deixando que o desemprego e o salário recaísse, a diminuição do salário recaísse na conta do povo brasileiro.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre controle da inflação

Candidata, vamos a um tema que interessa de perto a todos os brasileiros. Inflação, vamos voltar a ele, até porque é preciso que os brasileiros que nos assistem saibam que a senhora nos últimos debates reafirmou que a inflação no Brasil está sob controle. Eu não acredito nisso, candidata. Ela estourou o teto da meta, e ao mesmo tempo, a perversa equação que seu governo deixará ao sucessor e estou preparado para ela, a inflação alta e crescimento baixo. Dou-lhe mais uma oportunidade, o que o seu governo fará se vencer as eleições para controlar a inflação, candidata, ou ela não é um problema?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, já lhe disse mais de uma vez, me honra muito a comparação com Fernando Henrique, mas eu me chamo Aécio Neves, eu disputo a presidência da República para governar a partir de primeiro de janeiro de 2015 e o tema que a senhora traz é um tema que merece também aqui uma reflexão, bancos públicos serão fortalecidos, não serão aparelhados no nosso governo, candidata. Em 2003 o Banco do Brasil tinha treze diretorias entre presidência, vice presidência, e diretorias, sabe quantas tem, candidata? Talvez a senhora nem saiba. 37, um terço delas ocupados por afiliados do PT. Esta é uma demonstração clara da perversidade do aparelhamento da máquina pública em benefício de um projeto de governo. Um vice-presidente preso na Itália e o vice atual alvo de gravíssimas denúncias.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o senhor não entende, não conhece direito então esse programa. Porque o foco desse programa é em quem ganha uma renda de até R$ 1600. Mas ele abrange também quem ganha até R$ 5 mil. Candidato, vocês falaram o tempo inteiro que os bancos públicos iam ser redefinidos, agora o senhor vem aqui e quer que as pessoas acreditem que vocês vão manter o subsídio? Eu não acredito nisso, candidato, eu não acredito nisso, porque vocês sistematicamente ao longo de todo o governo Fernando Henrique foram contra o subsídio. E para a pessoa que está nos assistindo ter uma ideia e para os indecisos aqui presentes terem uma ideia, caso fosse a preço de mercado, a prestação seria 940, dentro do Minha Casa Minha Vida o máximo é R$ 80.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, aproveito a pergunta sobre o Minha Casa Minha Vida para mais uma vez denunciar o terrorismo que o seu partido vem fazendo. Pessoas que estão na lista para serem beneficiadas pelo Minha Casa Minha Vida estão recebendo mensagens dizendo que se votarem no PSDB sairão do cadastro. Não é verdade. Eu quero tranquilizar a todas as brasileiras e a todos os brasileiros, porque nós não vamos apenas manter o Minha Casa Minha Vida, nós vamos aprimorar, focando especialmente às populações de mais baixa renda o atual governo não avançou, aquelas de até três salários mínimos, que existia no início do seu governo um déficit de quatro milhões e cem moradias, existe hoje um déficit de quatro milhões de moradias. Esta será uma grande prioridade no nosso governo e vamos fazer parcerias desburocratizadas, mais ágeis. Ninguém pode, candidata, querer se apropriar de programas como se fossem apenas seus, esses programas são da sociedade brasileira, eles são pagos com o dinheiro do trabalhador brasileiro e nós vamos subsidiar sim programas sociais como esses que têm alcance na vida real, que mudam a vida das pessoas, o que nós não vamos fazer no nosso governo é o Bolsa Empresário, que ajuda apenas a um grupo muito restrito de brasileiros em detrimento da grande maioria. Fique tranquila, candidata, fiquem tranquilos brasileiros porque nós vamos avançar e avançar muito mais também no programa habitacional.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre Minha Casa Minha Vida

Candidato. O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional do Brasil. O senhor tem feito algumas críticas a ele. Eu não entendo a razão das críticas, uma vez que nós batemos todos os recordes construindo habitações no Brasil. Eu tenho certeza que nós iremos construir mais ainda se me for dado ser eleita. Gostaria que o senhor se pronunciasse a respeito de construções dentro da sua perspectiva de governo.

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, não tem Ministério do Desenvolvimento Econômico, tem Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. E Relações Internacionais. Candidato. Então eu queria te dizer o seguinte, sempre que se financia uma empresa, as cláusulas do financiamento diz respeito a essa empresa. As garantias são elas quem dá, não é Cuba. Quem dá a garantia é a empresa brasileira para o BNDES. Então, candidato, o que eu quero te dizer, eu quero te dizer que você pondere. O governo Fernando Henrique fez o mesmo empréstimo. Nós também fizemos. Mas beneficiamos quem, candidato? Empregos brasileiros, brasileiros que são empregados. Eu queria também que o senhor tivesse tanto zelo pela liberdade de informação no caso das empresas que o senhor tem em Minas.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Mais um engano da senhora, mas volto a Cuba que é minha pergunta, candidata, e talvez eu possa aqui revelar hoje ao Brasil as razões pelas quais este empréstimo é considerado secreto, diferente de todos esses outros a que a senhora se referiu. Recebi um documento hoje e estou solicitando que seja enviado a Procuradoria Geral da República para que faça a investigação, um documento do Ministério do Desenvolvimento Econômico que diz que o financiamento para Cuba, diferente do financiamento para outros países onde o prazo normal para pagamento é de doze anos foi de 25 anos. E o mais grave, candidata, todos esses financiamentos e a solicitação do governo brasileiro e do grupo técnico era de que as garantias fossem dadas em uma moeda forte, geralmente euro ou dólar, em um banco internacional de credibilidade. O governo brasileiro aceitou que essas garantias fossem dadas em pesos cubanos num banco na ilha de Cuba. É justo com o dinheiro brasileiro fazer favores a um país amigo que não respeita sequer a democracia, candidata.

Dilma Rousseff

Dilma responde

O meu governo, nada, agora acredito que o seu tem muito que esconder quando se trata dos gastos com publicidade, não claramente veiculados no que se refere aos jornais e a televisão da sua família. Acredito, senador, que é necessário a gente parar e olhar com muita cautela essa questão do porto. Nós financiamos uma empresa brasileira, que gerou empregos no Brasil. Tanto que gerou emprego que foram quase, dos 800 milhões contratados, nós conseguimos gerar 456 mil empregos. E quero lembrar ao senhor, que também o governo Fernando Henrique financiou empresas brasileiras a exportar e a colocar produtos tanto na Venezuela quanto em Cuba. Então, eu não entendo o estarrecimento do senhor. Agora eu queria voltar a questão do emprego. Candidato, vocês deixaram o país com 11 milhões e 400 mil pessoas desempregadas. Candidato, era a maior taxa, só perdia para Índia, que tinha 41 milhões. Vocês bateram o recorde de desemprego, recorde de baixo salários e quando o senhor se refere a inflação, o senhor está falando do governo Itamar, e não do Fernando Henrique.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre financiamento de porto em Cuba

Candidata, nós sabemos da absoluta carência de infraestrutura por todas as partes, falta tudo, ferrovias, hidrovias, portos. O seu governo optou por financiar a construção de um porto em Cuba, gastando R$ 2 bilhões do dinheiro brasileiro, do dinheiro do trabalhador brasileiro. Enquanto os nossos portos estão aí aguardando investimentos. Nenhum teve investimentos nessa monta. O que é mais grave, este financiamento vem com carimbo de secreto, ele não é acessível a população brasileira. O que o  seu governo tem a esconder, candidata, em relação ao financiamento do porto de Mariel em Cuba?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Vamos aguardar o eleitor decidir se a senhora terá um próximo governo, candidata. Nós estamos falando para milhões e milhões de brasileiros. A senhora acaba de dizer que o governo do presidente Fernando Henrique deixou a inflação maior do que recebeu. Em 94, candidata, a inflação era de 916% ao ano. O Plano Real que seu partido votou contra, permitiu que ela chegasse a 7,5%, e depois com eleição do Presidente Lula a 12,5%. Eu pergunto ao telespectador, você confiaria mais no governo que traz a inflação desse patamar de 916% ao ano ou deixar esse período do Lula na minha conta, a 12% ou quem a entrega maior como acontece no caso da presidente Dilma? A história, a gente não reescreve, o futuro, sim, esse nós podemos escrever de forma diferente do que está sendo escrito pelo seu governo.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Eu acho que o senhor está mal informado, porque quem deixou o país com uma inflação maior do que recebeu foi o governo tucano, do Fernando Henrique. Além disso, candidato, eu queria dizer que nós criamos empregos sim, candidato, o senhor não pode questionar esse fato. São dados reais. Nós aumentamos o salário mínimo 71% em termos reais. Além disso, candidato, saúde, quem não gastou o mínimo constitucional foi o senhor quando era governador,que ficou devendo oito bilhões. Além disso, candidato, eu quero deixar claro que eu tenho certeza que eu, neste próximo mandato farei um governo muito melhor se for eleita, principalmente controlando a inflação.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, não é justo colocar palavra nas bocas de quem não está aqui para respondê-la, eu tenho orgulho enorme do meu candidato a ministro da fazenda. A senhora parece que não tem do seu, até porque já demitiu o atual Ministro da Fazenda. Mas o Brasil, candidata, é visto pela comunidade internacional como um dos países que menos cresce na região. Temos uma taxa de investimento hoje de 16,5% do PIB, a pior da década, porque o seu governo afugentou os investimentos e a inflação infelizmente está de volta. A situação do Brasil é extremamente grave, candidata, e é preciso que seu governo reconheça isso, porque os mercados, outros países, os brasileiros, já reconhecem. O governo do PT, e o governo da candidata Dilma Rousseff fracassou na condução da economia, pois nos deixará uma inflação saindo de controle, por mais que ela não reconheça, um crescimento pífio, fracassou na gestão do Estado nacional, o Brasil é hoje, com sobrepreços e fortes denúncias de desvios por toda a parte e fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais. Lamentavelmente, candidata, este é o retrato do Brasil real. Não é o retrato do Brasil da propaganda do seu marketeiro, mas nós vamos mal na saúde ou a senhora acha bem. Vamos mal na educação. A senhora será a primeira Presidente da República pós Plano Real que deixará o país com uma inflação maior do que aquela que recebeu.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre salário mínimo

Candidato, o Brasil é um país que se destaca hoje no mundo pelo fato de ter criado milhões de empregos. Nós não só criamos empregos como também tivemos um aumento significativo da renda neste mês de setembro, um e meio por cento real. O senhor concorda com o que fala o seu candidato a ministro da fazenda, que diz que o salário mínimo está alto demais?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, eu fico muito estarrecida com o senhor. Porque eu, na minha vida política, na minha vida pública, jamais persegui jornalista. Jamais reprimi a imprensa, tenho respeito pela liberdade de imprensa, porque eu vivi os tempos escuros desse país. Agora, candidato, eu acredito que o senhor cita duas revistas, candidato, que nós sabemos para quem fazem campanha. E acredito que a partir de segunda-feira vai desaparecer essa acusação. Agora, eu não vou deixar que ela desapareça. Eu vou investigar os corruptos e os corruptores e os motivos pelos quais isso chegou a esse ponto.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Candidata, apenas dei a senhora a oportunidade de apresentar sua defesa. Não acredito que a acusação a revista ou a tentativa que seu partido fez hoje de tirá-la de circulação seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu o benefício se ele obviamente apresentar provas, caminhos que levem a comprovação das acusações. E nós temos que aguardar que isso ocorra. Uma outra revista, para ver que não há um complô contra a senhora, lança hoje na sua capa, a revista Isto É fala da campanha da mentira, da campanha da infâmia. Hoje aqui no Rio de Janeiro, na sede do seu partido, foram apreendidos boletins apócrivos contra a minha candidatura. Se o eleitor votar no 45 ele está desligado automaticamente do Bolsa Família, a senhora se orgulha, candidata, de uma campanha feita nesse nível?

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, é fato que o senhor tem feito uma campanha extremamente agressiva a mim e isso é reconhecido por todos os eleitores. Agora, essa revista que fez e faz sistemática oposição a mim faz uma calúnia, uma difamação do porte que ela fez hoje, e o senhor endossa a pergunta. Candidato, a Revista Veja não apresenta nenhuma prova do que faz. Eu manifesto aqui a minha inteira indignação. Porque essa revista tem o hábito de nos finais das campanhas, na reta final, tentar dar um golpe eleitoral e isso não é a primeira vez que ela fez. Fez em 2002, fez em 2006, fez em 2010, e agora faz em 2014. O povo não é bobo, candidato. O povo sabe que está sendo manipulada essa informação porque não foi apresentada nenhuma prova. Eu irei à Justiça para defender-me e ao mesmo tempo, eu tenho certeza que o povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo, votando e derrotando essa proposta que o senhor representa e que é o retrocesso no Brasil.

Aécio Neves

Aécio abre o debate com pergunta sobre denúncia de hoje sobre corrupção na Petrobras

Candidata, essa campanha vai passar para a história como a mais sórdida das campanhas eleitorais do nosso sistema democrático, a calúnia, a infâmia, as acusações irresponsáveis foram feitas não em relação a mim, mas a Eduardo Campos, em relação a Marina, agora em relação a mim, isso é um péssimo exemplo, mas eu faço uma pergunta, candidata. A revista hoje publica que um dos delatores do "petrolão" disse que a senhora e o ex-presidente Lula tinham conhecimento da Petrobras. Dou a oportunidade, a senhora sabia, candidata, da corrupção na Petrobras?

William Bonner dá início ao debate

Neste primeiro bloco e no terceiro, os candidatos vão fazer perguntas um para o outro, com tema livre. Ele explica as regras envolvendo a participação dos eleitores indecisos: "Eles escreveram perguntas sobre 14 temas de interesse geral, aí foram selecionadas as 12 questões mais representativas e aqui ao vivo, eu vou sortear oito delas. O próprio autor é quem vai fazer a pergunta diretamente ao candidato, exatamente como ela foi formulada e referendada por um eleitor do Ibope. Essa regra impede que o eleitor improvise ou acrescente algo, porque se isso acontecer eu vou sortear outro eleitor para perguntar".

Dilma Rousseff chega aos estúdios da Globo no Rio de Janeiro

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, chega aos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, onde será realizado o último debate do segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem neste domingo (26). MAIS

Dilma Rousseff chega aos estúdios da Globo no Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter

Aécio Neves chega aos estúdios da Globo no Rio de Janeiro

Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, chegou aos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, e entrou em seu camarim para aguardar o início do último debate do segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem neste domingo (26). MAIS

Aécio Neves chega aos estúdios da Globo no Rio de Janeiro - Reprodução/Globo News

Debate acontece em meio à repercussão de denúncias envolvendo Dilma e a Petrobras

Durante o dia, os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves comentaram a repercussão da reportagem de capa da edição desta semana da revista "Veja", sobre o mais recente depoimento do doleiro Alberto Yousseff em que ele afirma que tanto Dilma quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabiam de todo o esquema de corrupção na Petrobras. "Veja fracassará no intento criminoso, ela não ficará impune. A justiça livre desse país vai condená-la por esse crime", disse Dilma em seu perfil no Twitter. Já Aécio Neves afirmou: "O Brasil merece uma resposta. Infelizmente, a única resposta do PT até agora foi a censura, foi uma tentativa jurídica de impedir a distribuição da maior revista do país. Mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou o pedido".

Debate acontece em meio à repercussão de denúncias envolvendo Dilma e a Petrobras - Reprodução

Fátima Bernardes e William Bonner posam para "selfie" antes do debate

Os apresentadores Fátima Bernardes e William Bonner posam para "selfie" antes do último debate presidencial do 2º turno, promovido pela TV Globo. A imagem foi divulgada na rede social Twitter. "Torcedora de mediador", escreveu Fátima na imagem para incentivar o marido, que vai mediar o encontro de hoje à noite nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro.

Fátima Bernardes e William Bonner posam para "selfie" antes do debate - Reprodução/Twitter

Após 16 horas de Dilma e 11 de Aécio na TV, horário eleitoral termina hoje

Além do último debate televisivo do 2º turno, a sexta-feira (24) também foi o último dia do horário eleitoral gratuito dos candidatos à Presidência da República. Foram aproximadamente 16 horas de Dilma Rousseff (PT) e 11 horas de Aécio Neves (PSDB) nas emissoras de televisão, durante as campanhas do primeiro e do segundo turno. A conta inclui tanto as inserções diárias de propaganda quanto os programas veiculados no horário eleitoral da televisão, exibidos às 13h e às 20h30 (de Brasília). No rádio, o horário é transmitido às 7h e às 12h. Leia Mais

Último debate entre Dilma e Aécio pode definir a eleição?

O ciclo de debates televisivos entre a atual presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o candidato Aécio Neves (PSDB) foi marcado pela postura agressiva --em diferentes níveis-- adotada por ambos nas últimas semanas. O debate como evento decisivo para o eleitor indeciso e a estratégia do ataque durante os encontros não são unanimidades, segundo especialistas ouvidos pelo UOL. Leia Mais

Dilma sobe e Aécio cai entre eleitores de Marina, segundo Ibope

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos percentuais entre os eleitores de Marina Silva (PSB) no primeiro turno, de acordo com o Ibope, nas últimas duas semanas. Aécio Neves (PSDB) permanece como opção favorita de quem escolheu a ex-ministra do Meio Ambiente no pleito de 5 de outubro, mas perdeu quatro pontos percentuais no mesmo período. Na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23), em que apareceu pela primeira vez na frente do tucano em intenções de voto no segundo turno, Dilma obteve 23% da preferência dos eleitores de Marina Silva, contra 60% de Aécio. Na sondagem realizada pelo Ibope em 9 de outubro, logo após o primeiro turno, Aécio tinha 64% nesse segmento, enquanto Dilma possuía 18%. Leia Mais

De Jânio a Lula; reveja trechos de debates quentes na TV

Duelo de raiva e desprezo marca debates presidenciais do "morde e assopra"

Aécio Neves

Estratégia de Aécio

O tucano deve partir para o ataque contra Dilma. As denúncias de corrupção contra a Petrobras deve ser o principal tema abordado pela campanha de Aécio

Dilma Rousseff

Estratégia de Dilma

Dilma deve priorizar a discussão de temas propositivos, mas, se o rival partir para o ataque, a campanha da petista tem pronta a munição para o contra-ataque

Saiba como marqueteiros influenciam candidatos durante os debates políticos

TV UOL

Últimas notícias

Pesquisas eleitorais

UOL Cursos Online

Todos os cursos