DA REDAÇÃODilma e Aécio se confrontam em terceiro debate do 2º turno

  • Eleições presidenciais 2014 74081
  • Debate 23026

Veja como foi o terceiro debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves

Para Dilma, Aécio "viu galo cantar e não sabe onde"; veja frases marcantes

Ao questionar a adversária sobre a situação dos bancos públicos, Aécio Neves (PSDB) acusou a campanha petista de promover "terrorismo" eleitoral. "Eu tenho ouvido, candidata, a sua campanha, correligionários fazerem Brasil afora um grande terrorismo em relação a nossa posição em relação aos bancos públicos", declarou ele. Dilma Rousseff (PT), visivelmente irritada, respondeu: "Candidato, o senhor viu cantar o galo e não sabe onde. Isso é terrível, quando acontece com uma pessoa." Clique aqui para ver outras frases marcantes proferidas pelos presidenciáveis no debate da Record.

Para Dilma, Aécio "viu galo cantar e não sabe onde"; veja frases marcantes - Reprodução/Record

Candidatos evitam "baixaria" e discutem propostas em penúltimo debate

No penúltimo debate entre presidenciáveis antes do fim do segundo turno, realizado pela Rede Record na noite deste domingo (19), os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), evitaram a "baixaria" que marcou os dois primeiros debates e se concentraram na discussão de propostas e nos casos de corrupção envolvendo a Petrobras. Leia mais

Candidatos evitam "baixaria" e discutem propostas em penúltimo debate - Alex Silva/Estadão Conteúdo

Na sua opinião, qual candidato se saiu melhor no debate?

No terceiro debate do segundo turno, promovido pela Record e realizado neste domingo (19), qual candidato saiu-se melhor? Clique aqui para votar.

Encerrado o debate

O debate da Record chega ao fim após duas horas de duração.

Aécio Neves

Aécio: "Eu sou candidato a presidência da República para mudar de verdade o Brasil, não apenas no slogan"

Agradeço a Record por essa oportunidade, cumprimento a candidata e começo dizendo que cada vez vai ficando mais claro que nós temos dois projetos para o país, um representado pela candidata oficial que se contenta em comparar o presente com o passado, talvez sem ter muito a apresentar em relação ao futuro e a nós a proposta do futuro desse país. A nossa proposta não se contenta em ver o Brasil crescendo menos que todos os seus vizinhos, a inflação voltando a atormentar a vida do trabalhador, e os nossos indicadores sociais piorando a cada ano. Eu sou candidato a presidência da República para mudar de verdade o Brasil, não apenas no slogan. Eu quero aqui me dirigir ao telespectador, a telespectadora, e agradecer, agradecer o privilégio que eu venho tendoao longo de toda a campanha, mas muito em especial dos últimos dias. Essa última semana eu estive no Paraná, depois eu estive na Bahia, na Paraíba, hoje no Rio de Janeiro, ontem no Rio Grande do Sul. E a forma como eu tenho sido recebido é algo que jamais sairá da minha mente, da minha memória. O Brasil quer mudança, eu não sou mais o candidato de um partido político, eu sou o candidato que encarna o sentimento de que os brasileiros podem muito mais do que estão tendo hoje! Nós merecemos ter um governo que respeite o dinheiro público, que melhore os nossos indicadores sociais, que una o Brasil em torno de um grande e ousado projeto. Nós somos uma nação maravilhosa. Não podemos continuar a ter uma educação de tão baixa qualidade. Nós somos um país com potencialidades econômicas extraordinárias, e não podemos ver a nossa indústria e os nossos empregos na indústria indo embora. Eu, portanto, hoje, assumo a responsabilidade de conduzir essas mudanças com altivez, com responsabilidade, com enorme amor ao Brasil. O que eu vi hoje pela manhã no Rio de Janeiro, ao lado da minha mãe, da minha filha, da minha esposa, com mais de 20 mil pessoas nas ruas, podem ter certeza, é algo que eu levarei comigo para sempre, para fazer um Brasil decente e honrado para todos e todas as brasileiras.

Dilma Rousseff

Dilma: "O Brasil que eu represento é um Brasil que quer que todos cresçam"

Agradeço a Record, agradeço ao Celso, a Adriana, ao candidato, e a todos que nos acompanharam até aqui. Nessas eleições, dois projetos do Brasil estarão em jogo, um que garantiu avanços e conquistas para todos. Outro, que condenou o povo brasileiro ao desemprego e ao arrocho salarial. O Brasil que eu represento é um Brasil que quer que todos cresçam. Ninguém mais do que você que me escuta sabe o quanto foi difícil melhorar a vida da sua família. A vitória é sua, de mais ninguém. A vitória é sua. Mas eu sei também que ninguém é uma ilha, nem ninguém consegue crescer sozinho. Por isso, eu tenho certeza que você cresceu porque o Brasil mudou. E o Brasil mudou porque o governo tomou providências para ampliar e criar oportunidades. Você cresceu então porque o Brasil mudou. O governo combateu a pobreza, aumentou os salários, criou empregos, investiu em educação e formação profissional. Para a vida mudar, foi preciso governar olhando para todos os brasileiros. E eu deixo aqui a minha palavra para você, nós que lutamos tanto para melhorar a vida do povo brasileiro, nós que juntos lutamos tanto, não vamos deixar que nada neste mundo, nem crise, nem inflação, nem pessimismo tire de você o que você conquistou. Eu quero te dizer que nós estaremos juntos, fazendo com que o Brasil cresça mais para que você cresça junto. Com mais e melhor educação, melhor segurança, e melhor emprego, humildemente eu peço o seu voto.

Iniciado o quarto e último bloco

Cada um dos candidatos terá dois minutos para as considerações finais.

Termina o terceiro bloco

No próximo bloco, os candidatos farão as suas considerações finais

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, para quem tem como maior obra um centro administrativo em Minas Gerais, o senhor é bastante ousado. Até porque, candidato, pelo menos pelo que eu saiba, os recursos para construir o centro administrativo estavam orçados em 550 milhões, e o centro acabou custando pelo menos em construção, um milhão e cem, e dizem que mais 500 milhões custaram outras obras no entorno. Agora, candidato, eu quero dizer para o senhor que o governo do PSDB investia 175 milhões de reais em saneamento. Nós investimos 32 milhões em parcerias com Estados e Municípios, esta história de não fazer PPP é uma lenda que vocês criaram. Nós fizemos PPPs em várias circunstâncias, e sobretudo financiamos a PPP que o seu governo fez.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Candidata, os fatos se explicam por si só. Infelizmente os nordestinos não receberam ainda uma gota d'água da transposição que deveria ter ficado pronta há quatro anos atrás. A transnordestina está no meio do caminho, candidata, basta viajar pelo Brasil. Não apenas naqueles trechos que a senhora escolhe para mostrar no seu programa eleitoral. O marco regulatório do setor ferroviário sequer foi aprovado. As hidrovias anunciadas estão todas elas paralisadas, no papel. A senhora anunciou ao Brasil o famoso trem-bala, já gastou cerca de dois bilhões de reais do dinheiro com ele e ninguém sabe aonde foi nem para aonde vai. A grande verdade, candidata, é que a maioria das obras anunciadas pelo seu governo estão no meio do caminho mas com algo muito mais grave, com sobrepreços. Abreu e Lima em Pernambuco é o mais dramático exemplo, uma obra orçada em cerca de quatro bilhões de reais, já se gastaram mais de vinte ou trinta bilhões de reais e ninguém sabe quando começa a operar.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, o senhor tem que se informar melhor para conhecer melhor o Brasil. Nós concluímos, candidato, a ferrovia norte e sul. Nós entregamos as usinas de Santo Antônio e Jirau, agora parcialmente, mas todas estão em andamento. Fizemos a usina de Belo Monte, ela está em construção, inclusive o meu programa de televisão mostrou. A integração do São Francisco está em pleno vapor. O trem urbano de Porto Alegre foi concluído. O metrô do Rio, de Fortaleza, de Recife, de Salvador também. O Eixao das águas, Planalto de Pajião, o Pólo Naval, eu achei estranhíssimo, o senhor é contra a política de conteúdo nacional e quer investir em Pólo Naval. Fizemos sim, candidato. O pólo naval de Rio Grande e o pólo naval de Pernambuco. Fizemos a linha de transição que liga o Brasil a Amazônia, que nunca foi ligado pelo seu governo. A linha Tucuruí, Macapá, Manaus. Fizemos aeroportos em doze capitais, candidato, e fizemos outras tantas. Eu quero dizer para o senhor que se a gente considerar infraestrutura urbana, social, logística, saneamento e recursos hídricos, nós investimos, no meu governo, 200 bilhões, sem falar na infraestrutura de energia. Aliás, já falando da infraestrutura de energia. Nos meus quatro anos, candidato, eu fiz o mesmo que vocês fizeram em oito, no governo Fernando Henrique, e duas vezes mais do que vocês fizeram em linha de transmissão. Este é um dos motivos pelos quais não tem racionamento de energia, nós planejamos e investimos. Esta história, candidato, de que o senhor é eficiente no choque de gestão tem de ser explicada com a dívida, a segunda dívida pública do Estado de Minas Gerais.

Aécio Neves

Aécio faz a pergunta final do terceiro bloco

Candidata, nós todos sabemos da carência de infraestrutura no Brasil de hoje, durante quase dez anos. O seu governo demonizou as parcerias com o setor privado. Se curvou ao final a ela, mas com atraso enorme, hoje faz concessões, fez privatizações de aeroportos, mas ninguém tira o atraso de obras essenciais e vou me dirigir especialmente nesse instante aos nordestinos, como por exemplo a transnordestina, a transposição do São Francisco. Poderia falar de várias outras, infelizmente, candidata, as obras do seu governo não terminam nunca. Elas têm seus preços aumentados e infelizmente os benefícios acabam não alcançando aqueles que precisariam alcançar. Por que que as obras iniciadas no seu governo e prometidas para estarem prontas há dois, três, quatro anos atrás não foram concluídas, candidata?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Assim não é possível entender se nós fomos contra se a senhora não consegue dizer, candidata. Eu quero fundar a nova escola brasileira, e quero dizer aqui à mãe de família que nós vamos construir as creches que a candidata Dilma não entregou, a grande verdade é essa. E não admitir isso significa o quê? Não tomar as providências para fazer aquilo que não foi feito. Como aconteceu na área de saneamento, por exemplo, onde a candidata, na campanha eleitoral anunciou que tiraria o pis Cofins das empresas de saneamento para que pudessem investir mais e não fez isso. Nós temos aí infelizmente mais de 50 milhões de famílias vivendo sem saneamento básico. Os compromissos de 2010, candidata, são os mesmos que a senhora hoje aqui repete. Eu quero me dirigir nesse instante, já estamos aqui ao final desse, nos encaminhando para o final desse debate, que nós vamos cuidar mas cuidar muito ma educação, valorizando os profissionais da educação, dando a eles condições de trabalho efetivas...

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato. Os senhores sucatearam o ensino no Brasil, e faziam uma oposição errada entre universitário, creche e ensino básico. Sem professor bem formado, candidato, não vai existir educação de qualidade no Brasil, por isso uma coisa sempre vai depender da outra. No que se refere, candidato às creches, nós só fazemos creche em parceria com o município, não tem como fazer diretamente pelo Governo Federal, e aí, candidato, nós fizemos duas mil creches, entregamos e estamos construindo quatro mil em parceria. Agora, eu queria dizer o seguinte. Vocês foram contra o PROUNI, entraram na Justiça contra ele. O PROUNI levou um milhão e 800 mil estudantes pobres a acessar as universidades privadas. E foram contra também a várias outras iniciativas nossas. Candidato, assim não é possível tratar a educação.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, quando eu penso em educação, eu penso em primeiro lugar na creche, porque não há nada que atenda mais a mulher hoje para ter creches para deixar seus filhos. Infelizmente, aquelas seis mil creches prometidas há quatro anos atrás não foram construídas. A senhora chega a falar em duas mil, na verdade, pelo Governo Federal um pouco mais de 400, mas em parceria os municípios, um terço do que foram entregues. Nós temos que garantir, candidata, se é para falarmos de educação, é prioridade absoluta da nossa ação de governo, que todas as crianças até quatro anos de idade tenham uma vaga garantida na pré-escola. A partir daí, candidata, nós temos que qualificar a escola. Por isso eu tenho proposto nós criarmos a nova escola brasileira, uma escola que funcione, que ensine, nós queremos avançar nas escolas de tempo integral. Eu me orgulho muito de ter levado Minas Gerais a ter hoje a melhor educação fundamental do Brasil não sendo mais rico dos estados, e tampouco o mais homogêneo dos estados brasileiros. Nós temos que no ensino médio, candidata, flexibilizar os currículos, valorizando os professores, qualificando-os para que as crianças e os jovens estejam estimulados a ficarem nas escolas, concluirem seus cursos, e foi isso que eu fiz em Minas com o Poupança Jovem. Eu apresentei uma proposta, candidata, de resgate de cerca de vinte milhões de brasileiros que ou não concluíram o ensino fundamental ou não concluíram o ensino médio, para que possam fazê-lo. É o único caminho para se integrarem no processo de desenvolvimento do país, inclusive do desenvolvimento social. E vamos avançar, o Enem está aí, uma iniciativa hoje ampla e que precisa também ser melhorada, como tudo no atual governo precisa, candidata, e é preciso que se reconheça isso .  Infelizmente, em qualquer ranking internacional, a qualidade da educação do Brasil está nos últimos lugares. E nós vamos mudar isso.

Dilma Rousseff

Dilma pergunta a Aécio sobre educação

Candidato, o meu governo considera que a educação é um dos principais fatores para superação das desigualdades. Por isso nós democratizamos o acesso às Universidades. Nós transformamos o Enem, candidato, no maior processo de seleção para o vestibular e de acesso às diferentes e diversas cursos que existem, as várias faculdades. É um exame universal de ingresso, não é um exame seccionado, e acessa a cinco mil cursos, candidato, que é muito importante. Além disso, através do Enem você acessa ao PROUNI, ao próprio FIES e Ciências sem Fronteiras. O que pensa?

Começa o terceiro bloco

A primeira pergunta do terceiro bloco é da candidata Dilma Rousseff (PT).

Fim do segundo bloco

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, eu não consigo realmente entender essa obsessão para ter os programas chamá-los de meu, todos os programas são evolução, o seu governo não inventou as escolas técnicas, candidata. Ao contrário. Essa é uma experiência que começou de forma muito exitosa aqui mesmo onde nós estamos, em São Paulo. Quem não conhece a experiência do governador Geraldo Alckmin com as ETEC's? Avançar é muito importante, candidata, mas reconhecer que precisa haver aprimoramento é a essência da administração pública. Não existe nenhum programa acabado, perfeito. Acho sim que precisam avançar, os cursos precisam ser maiores, precisam ser mais vinculados às realidades de cada uma das regiões brasileiras, a partir da potencialidade econômicas, e nós vamos, candidata, esteja certa, com gestão eficiente, permitir que os bons programas possam trazer melhores resultados e obviamente os maus programas sejam interrompidos.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato sabe qual é a maior prova da lei que vocês aprovaram proibindo escolas técnicas que só poderiam ser feitas se fossem mantidas pelos estados e as instituições filantrópicas? É o seguinte: Em oito anos, candidato, fizeram onze escolas técnicas. Nós, candidato, fizemos 422, eu, em quatro anos, 208. É só 1600 porcento a mais do que o senhor fez. Além disso, candidato, eu quero dizer o seguinte, o Pronatec não tem semelhança com nenhum programa que está ocorrendo. Ele tem escala, oito milhões de pessoas tiveram acesso ao Pronatec. O tempo de estudo, candidato, é função também do fato de que tem um caminho de formação, tem o eletricista um, o eletricista dois, e assim sucessivamente. É gratuito. Vocês jamais fizeram programa gratuito nessa escala, candidato, é completamente diferente.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, será que alguém pode acreditar que algum governo vai proibir a construção de escolas técnicas? Não é nada disso, candidata, o que se estabelecia no governo do presidente Fernando Henrique é que seriam construídas em parcerias com Estados, com Municípios, com Organizações Não Governamentais, com o sistema AS, que é exatamente aquilo que acontece hoje. Infelizmente o Pronatec, que é uma bela experiência, não vem sendo administrado da forma que deveria ser administrado, os jornais de hoje mostram isso. As pessoas se matriculam, saem alguns dias depois mas continuam na estatística do seu governo. Vamos manter o Pronatec porque ele é importante e ele é uma inspiração, candidata, no Pepe, em Minas Gerais, que não sei se a senhora conhece ou nas ETECs, aqui em São Paulo, que provavelmente a senhora conhece. Portanto melhorar os programas, aprimorar, fiscalizá-los de forma mais adequada é absolutamente especial. Os PEPS de Minas Gerais, talvez não conheça, a avaliação é mensal, se o aluno saiu ele deixa de estar na estatística, e o estado, o governo, não acontece no Pronatec, deixa de pagar aquela instituição. As denúncias que estão nos jornais hoje mostram exatamente isso, a perda de controle da gestão, aliás, a perda do controle da gestão é uma marca, que nós sabemos, grande desse governo. O Pronatec, portanto, vai ser aprimorado, candidata, mas nós temos que ampliar as horas dos cursos, até 160 horas, não adianta, porque o aluno não aprende o suficiente que precisaria aprender para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Portanto, não só esse programa, outros bons programas têm que avançar, mas falta a esse governo talvez pela marca da composição, ou da base que se constituiu no seu entorno, eficiência foco,resultado. Em Minas Gerais, todas as áreas são avaliadas por desempenho, e os servidores recebem o resultado a mais, o valor a mais se alcançam as metas preestabelecidas, algo que, por exemplo, já poderia ter acontecido no Governo Federal.

Dilma Rousseff

Dilma faz a última pergunta do segundo bloco

Eu vou perguntar sobre um programa, candidato, que eu tenho um grande, mas um imenso orgulho de ter feito, que é o Pronatec. O Pronatec, candidato, ele é um programa que foi introduzido no Brasil porque nós tivemos condições para fazer. Por quê? Porque vocês proibiram o Governo Federal de construir escolas técnicas. Aí o governo do presidente Lula foi revogou essa proibição. Com isso o governo do Presidente Lula construiu 214 escolas técnicas e eu construí 208 num total de 422, foi com base nisso que nós fizemos o Pronatec, o que o senhor acha do Pronatec?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, terrorismo é o que faz seu candidato a Ministro da Fazenda. Quando alguém diz que no fim não sabe aonde que que vai acabar os bancos públicos, eu se fosse funcionário do Banco do Brasil, da Caixa, e do BNDES, eu ficava com três pulgas atrás da orelha. Além disso, candidato, é bom o senhor lembrar que quando nós capitalizamos o BNDES, que no ano passado emprestou 190 bilhões de reais, vocês criaram o maior escarcel dizendo que nós estávamos estatizando o crédito, o que é um absurdo, uma sandice. Porque o BNDES empresta fundamentalmente para as grandes empresas, de todas as áreas do país, e também para as micro e pequenos empreendedores, porque também nós temos um crédito que chama crescer, que beneficia o micro e pequeno empreendedor individual, o micro e pequeno empresário.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Olha, eu quero aproveitar esse momento para me dirigir aos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNDES, eles sim sofrendo o terrorismo de uma propaganda enganosa. O nosso governo, os bancos públicos serão fortalecidos, eles são essenciais ao crescimento da economia, nos mais diversos setores, mas também aos avanços sociais. Eu posso garantir que eles não vão entrar na cota política, eles serão imunes a esse tipo de indicação política. No nosso governo não haverão senhores Pizzolatto administrando o Brasil. No nosso governo não deixaremos que a Caixa Econômica Federal deixe de receber dez bilhões do Tesouro como acontece hoje estrangulando suas atividades, ou o Banco do Brasil, para quem o Tesouro deve oito bilhões de reais apenas nesse primeiro semestre. Vamos profissionalizar os nossos bancos, prestigiar os funcionários de carreira, porque eles são absolutamente essenciais ao fortalecimento da economia e aos avanços sociais no Brasil.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, o senhor viu cantar o galo e não sabe aonde. Isso é terrível, quando acontece com uma pessoa. Candidato, a minha relação e a relação do governo, a relação de todos nós, com os bancos públicos é uma relação de grande respeito. Todos os bancos públicos tiveram seus lucros aumentados e ampliados. Sua taxa de inadimplência reduzida. E uma recomposição do seu funcionalismo. Hoje, candidato, eu lamento, mas li em várias circunstâncias, inclusive escutei várias falas do seu candidato a Ministro da Fazenda, que ele ia reduzir o papel dos bancos públicos, e no fim não sabia o que ia ficar. Eu acho lamentável esse terrorismo em relação aos bancos públicos. Por quê? Quem cuida da infraestrutura e da indústria desse país é o BNDES. Vocês passam o tempo inteiro criticando o BNDES. Ora, o BNDES tem hoje sobre a sua, seu financiamento, dos mil maiores, das mil maiores empresas,743. O Banco do Brasil é o grande responsável pelo Plano Safra da agricultura familiar e pelo Plano Safra do agronegócio. A maior parte dos 180 bilhões de reais este ano será isso. Este dinheiro todo, candidato, uma parte do Minha Casa Minha Vida inteira é subsídio do Governo Federal. Nos outros casos, nós subsidiamos taxa de juros, não tem investimento em mobilidade urbana, metrô, VLT, sem dinheiro dos bancos públicos. Aliás não tem investimento de longo prazo no Brasil sem participação do BNDES e dos bancos públicos.

Aécio Neves

Aécio pergunta a Dilma sobre a situação dos bancos públicos

Eu tenho ouvido, candidata, a sua campanha, correligionários fazerem Brasil afora um grande terrorismo em relação a nossa posição em relação aos bancos públicos. A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil em especial. Essa, esse mesmo discurso de que nós privatizaríamos essa ou aquela empresa. Fizemos as privatizações que precisavam ser feitas e os bancos públicos, candidata, vão ser fortalecidos no nosso governo. Pergunto a senhora, é justo por exemplo que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estejam recebendo atrasados, ou deixando de receber recurso do tesouro por exemplo para garantir o pagamento em dia do crédito agrícola no caso do Banco do Brasil, oito bilhões de reais, ou no caso da Caixa Econômica Federal, para pagar em dia os benefícios, por exemplo, do Bolsa Família, cerca de dez bilhões de reais ou mesmo do seguro-desemprego, candidata?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, eu sei que a senhora está muito distante da nossa realidade, mas Minas é o segundo mais populoso Estado brasileiro e tem a quinta menor taxa de homicídios de todo o Brasil, candidata. A senhora diz que vai fazer agora aquilo que não fez até aqui. A senhora fala em centros integrados em parceria com os estados. Se a senhora quer fortalecê-los e mantê-los, por que acabar na Copa do Mundo? Retirou a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal desses centros integrados, candidata. A senhora diz que vai fazer algo que já poderia ter sido feito. A senhora poderia ter executado o orçamento da área de Segurança Pública e infelizmente não executou. A senhora poderia ter feito aquilo que propôs há quatro anos atrás, colocar 14 veículos aéreos não tripulados para cuidar das nossas fronteiras e colocou apenas dois, candidata. Fica difícil, a senhora há de convir, acreditar que depois de doze anos a senhora vai fazer tudo aquilo que não fez até aqui, e que vem permitindo que os homicídios cresçam dessa forma em todo o Brasil.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o meu governo teve uma experiência muito exitosa, inclusive com o governo de Minas Gerais, nós fizemos uma operação durante a Copa do Mundo, em relação a essa operação, essa experiência que nós propomos a integração. Eu, candidato, vou levar a todos os estados da Federação centros de comando e controle. Vou integrar as polícias Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, as polícias civis e militares com as forças armadas e agir em conjunto. Nós vamos usar os mesmos mecanismos de supervisão, de ação conjunta, de inteligência, de apoio tecnológico para agir e impedir que o crime organizado assuma a liderança. Impedir que estados como Minas Gerais tenham um crescimento de 52% dos homicídios, atingindo mais os mais jovens.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, lamento que não tenha feito ao longo desses últimos anos, ou ficar apenas nos seus quatro anos tudo isso que propõe. Eu proponho uma proposta na área de Segurança Pública absolutamente inovadora, que começa pela proibição do represamento, do contingenciamento dos recursos da área, e a sua transferência por décimos para os estados, isso significa que os estados saberão a cada mês com o que contar. Eu quero fortalecer a Polícia Federal, que tem seu pior orçamento dos últimos cinco anos na área de investimento da sua história e quero fazer com que as forças armadas, também equipadas e valorizadas sejam nossos parceiros para controlarmos as nossas fronteiras. Infelizmente, candidata, o programa de controle das fronteiras do seu governo, seu principal programa nessa área, nos últimos três anos, gastou apenas um bilhão de reais, e isso é quase nada, candidata, e nós sabemos que a droga que vem matar no Brasil vem dos nossos vizinhos. Eu quero sim rediscutir o Código Penal, o Código de Processo Penal, e quero dizer aqui ao telespectador, à telespectadora, no meu governo, diferente do que aconteceu nesses últimos doze anos, eu não vou terceirizar responsabilidades. Eu vou conseguir pessoalmente uma política nacional de segurança integrada com os estados e com os municípios, com investimentos e com inteligência, e vou além, terei uma relação diferente com os países vizinhos que produzem drogas, ou matéria-prima de drogas que vem matar no país. É muito importante, candidata, que nós possamos enfrentar essa questão de frente, a terceirização de responsabilidades foi a principal marca do governo do PT ao longo de todos esses últimos doze anos. E não será no nosso governo, porque é inaceitável que o Brasil assista morrerem por assassinato 56 mil pessoas a cada ano, muito mais que o conjunto das guerras em curso no país vem matando.

Dilma Rousseff

Dilma pergunta a Aécio sobre segurança pública

Candidato, eu vou falar sobre propostas, eu acho que o eleitor quer escutar propostas. No caso da segurança pública, eu acredito que aquela velha história que a união não tem responsabilidade constitucional pela segurança nós temos de alterar, eu estou propondo mudar a Constituição para que a segurança pública possa ter a participação conjunta da União, do governo federal, com os Estados, numa articulação que tem de levar ao combate organizado ao crime. Porque o crime atua de forma integrada, coordenada, e nós estamos atuando de forma fragmentada. Eu proponho isso, o que o senhor propõe?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, você é engraçado. Quando é nós que fizemos, não nos pertence. Agora, quando é o senhor que quer copiar de nós, pertence ao senhor. É dois pesos e duas medidas estranhíssimos que o senhor usa. A Petrobras, candidato, na época de vocês, e o senhor disse isso, está registrado, o senhor disse que pensava em algum momento em privatizar a Petrobras, mas que isso não estava ainda na pauta. Eu só fico pensando quando é que o senhor quer colocar na pauta. É denegrindo a Petrobras? É dizendo que a Petrobras perdeu valor? O que é isso, candidato, a Petrobras é a maior empresa desse país, e a força dela, candidato, são seus trabalhadores, a sua capacidade de descobrir, o seu controle tecnológico. Eu sei, candidato, a vocês, vocês gostariam mais de ver a Petrobras dividida entre as grandes empresas internacionais. A Petrobras será a maior empresa deste país por muitos anos.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Muito bem, a candidata diz hoje a todos os brasileiros que a Petrobras vai muito bem, obrigada. Pois eu quero dizer que ela vai muito mal. Ela perdeu apenas no período de governo da candidata Dilma cerca de metade do seu valor de mercado. Ela deixou as páginas econômicas para frequentar as páginas policiais. Perdeu credibilidade, e aquele trabalhador que investiu na Petrobras perdeu dinheiro. Eu fiz essa pergunta, candidata, para ter aqui a oportunidade de dizer que eu vou profissionalizar a Petrobras, vou valorizar os funcionários de carreira. Vamos permitir que a Petrobras volte a ser o orgulho nacional que deixou de ser. E não ache que o pré-sal lhes pertence, foi descoberto pelos investimentos que vieram muito antes do seu governo, patrimônio da sociedade brasileira, mas que será gerido com profissionalismo, com eficiência, e não, infelizmente, da forma como vem acontecendo até aqui.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, vocês, candidato, venderam 30% da Petrobras no mercado, em ações, a preço de banana, candidato, na época, a Petrobras valia 15 bilhões e 500 milhões de reais. Hoje a Petrobras passou do patamar de cem bilhões, candidato. Vocês não têm a menor moral para falar de valor da Petrobras. Primeiro, candidato, vocês, na época de vocês, vocês queriam privatizar parte da Petrobras, tanto é que mudaram o nome para Petrobrax. Onde, candidato. A Petrobras atingiu um nível de produção de dois milhões e 300 mil barris dia. Isso é muito importante, sabe por que, candidato.  Porque isso significa que o valor da Petrobras, o senhor pode ficar descansado, é um valor crescente, todos os que investiram na Petrobras vão ganhar muito dinheiro. Veja só. Recentemente a Petrobras obteve do Governo Federal, por conta da Lei de Partilha, o direito de explorar uma, um conjunto de bacias que vai lhe dar acesso a quase 60% de todas as reservas que até hoje ela acumulou. Algo muito importante está acontecendo no Brasil. Vocês diziam que nós não teríamos capacidade de explorar o pré-sal, que ele era um ficção, ora, candidato, o pré-sal hoje está gerando para o Brasil 500, mais um pouco de 500, mas vou deixar por 500 mil barris dia, candidato. É algo que o Brasil levou 30 anos para extrair, e agora, em menos de oito anos, conseguiu extrair do fundo do mar, esta é a Petrobras de hoje, candidato.

Aécio Neves

Aécio volta ao tema da Petrobras

Candidata, vamos voltar a falar de Petrobras, mas fique tranquila, não é sobre corrupção, é sobre gestão, que é um símbolo muito grande do que eu pretendo implementar no país. Eu lembro que em setembro de 2010 o seu governo fez uma grande campanha no Brasil estimulando os trabalhadores a investirem seu Fundo de Garantia na Petrobras. Pois bem, quem investiu mil reais naquele setembro de 2010, ao final do seu governo tem 600 reais apenas, candidata. Será que é justo, é justo com o trabalhador que a má gestão, que os desvios e que a corrupção tirem deles algo tão valioso que é seu Fundo de Garantia, a garantia do seu próprio futuro? Esse é o lado perverso, candidata, do aparelhamento da máquina pública, dos desvios e da má gestão.

Começa o segundo bloco do debate

No segundo bloco, a primeira pergunta será feita pelo candidato Aécio Neves (PSDB).

Fim do primeiro bloco

Adriana Araújo e Celso Freitas, mediadores do debate da Record, encerram o primeiro bloco de perguntas e respostas.

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidata, o Ministério Público de Minas Gerais entrou contra o governo de Minas, porque o que eu falei outro dia e o senhor disse que não era verdade, é verdade. Vocês não cumpriram o mínimo constitucional na área da saúde, e também fizeram uma outra coisa, no período inteiro, desviaram 7 bilhões e 600 milhões, com que moral o senhor fala em saúde, eu não sei. Agora, vou ler uma fala do ministro do TC, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Ciro Costa, que diz o seguinte: É duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como despesa de saúde. Esta é uma frase do Conselheiro do Tribunal de Contas. Portanto, candidato, é de estarrecer que o senhor tenha essa tranquilidade em falar de saúde. No caso do mais médicos, candidato, o senhor esquece que tem 1,8 médicos brasileiros formados no Brasil...

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Candidata, a verdade, sempre a verdade. Este dado que a senhora não cansa de repetir, ele não é verdadeiro, candidata. O Tribunal de Contas do Estado atesta que nós cumprimos adequadamente a lei, por exemplo, nesse caso específico, exatamente como o Rio Grande do Sul, seu governador Tarso Genro, que aproveito para mandar abraço para o meu amigo Sartori, que disputa com ele as eleições, temos avançado para que o programa saúde da família, desprezado pelo seu governo, possa retornar. Não quero um programa apenas para chamar de meu, candidata, quero não apenas Mais Médicos, quero muito mais do que isso, quero muito mais saúde, mas como a senhora estava confusa em relação a votação, nós votamos a favor sim, mas votamos também para que os médicos fizessem o Revalida, e não posso aceitar a discriminação que seu governo aceita com os médicos cubanos, que deveriam estar recebendo o que recebem os médicos de outras partes do mundo que aqui estão, mas vamos valorizar os profissionais de saúde do Brasil, candidata, é assim que nós vamos resolver definitivamente o drama da baixa qualidade da saúde pública que a senhora não reconheceu aqui até agora.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, apesar de vocês terem derrubado a CPMF, e imposto ao governo federal, como oposição uma perda de 260 bilhões de reais, nós aumentamos e muito o orçamento da saúde em relação ao seu período de governo, ou melhor, ao período do Fernando Henrique, do qual o senhor foi líder e representou muito bem. Acontece, candidato, que a partir daí, nós fizemos muitas atividades na área da saúde. Por exemplo, candidato. Criamos o Samu. E o Samu hoje atinge 149 milhões, vírgula nove milhões, 150  milhões de pessoas. Esse Samu que o senhor só implantou em 28% do Estado de Minas. Criamos o Mais Médicos, que o senhor votou contra e combateu até um determinado momento, eu não tenho clareza qual é a posição do senhor sobre o Mais Médicos. Gostaria que me esclarecesse, que hoje cobre 50 milhões de pessoas. Criamos também uma série de programas, como o Brasil Cegonha, como todos os outros programas, inclusive o aqui tem Farmácia Popular, que atinge 22 milhões de pessoas com remédios gratuitos de hipertensão e diabetes. Vamos fazer o Mais Especialidades. Mas, candidato, nós tiramos dinheiro e recursos porque aprovamos uma lei, a lei dos Royalties, que atribui 25% dos Royalties e 50% do Fundo Social para a saúde. Acredito  que, candidato, que esse vai ser um elemento fundamental para melhorar a saúde do Brasil que de fato precisa ser melhorada. Agora, candidato o senhor disse que não tinha feito, mas ficou claro que o senhor não cumpriu o mínimo constitucional e investiu, e desviou da saúde 7,6 bilhões de reais.

Aécio Neves

Aécio pergunta sobre saúde

Vamos voltar a falar de um tema que interessa e muito a todos e todas as brasileiras. A qualidade da saúde pública. Não há um brasileiro, uma brasileira em qualquer parte desse país que não reclame da baixa qualidade do serviço de saúde. Eu me lembro muito bem e agradeço aqui a presença do ministro senador José Serra que nós tivemos avanços muito importantes no seu período de governo, com os genéricos, em especial talvez o mais marcante deles, com o programa saúde da família, extremamente importante. Ao longo dos últimos doze anos a participação do Governo Federal no financiamento da saúde vem diminuindo, chegou em alguma coisa em torno de 55, 56%, hoje está em torno de 45%, o que fazer, candidata Dilma, para nós melhorarmos a qualidade da saúde pública no Brasil?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Mais uma vez a senhora não mandou investigar, que triste um país onde o Presidente da República é quem determina quem seja investigado, isso pode funcionar em algumas ditaduras amigas do seu governo, mas não no Brasil.  Na verdade quem investiga são as instituições, candidata. As instituições, as instituições é que investigam. Portanto o que eu quero lhe dar é a oportunidade de dizer aos brasileiros mesmo com tantas denúncias que surgiram, quantas vezes nós fomos para a tribuna do Congresso Nacional anunciar que nós recebíamos essas informações de funcionários da Petrobras, como recebiam de funcionários de outras empresas, dos correios, pela ação também extremamente partidária que teve durante a campanha eleitoral. Por que não se tomou a decisão de mudar essa diretoria lá atrás? Porque a ata do Conselho da Petrobras não diz isso, diz que seu Paulo Roberto renunciou ao cargo e foi, e recebeu do seu governo os agradecimentos pelos relevantes serviços prestados a ele. Quais são esses relevantes serviços prestados pelo seu Paulo Roberto?

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o senhor adora fazer confusões que lhe beneficiam. É importante notar que eu fui presidente do conselho da Petrobras até 2010. Assumi a presidência da República e demiti esse senhor diretor, em março de 2012. Portanto, bastante tempo depois. Não sabia ainda que ele estava comprometido. Agora, candidato. A minha diferença para você é que eu mandei investigar quando soube que tinha estas características. Por acaso, porque estavam atrás de um doleiro, e através do doleiro, descobriram. Eu nunca impedi a investigação, candidato. Eu nunca impedi que falassem, que olhassem ou que verificassem o que estava acontecendo. Agora, vocês impediram. Sabe quantos vocês arquivaram? 217 investigações. 242 envolviam deputados, senadores e ministros.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata. A senhora não está sendo justa mais uma vez. O Brasil tem instituições, são essas instituições que investigam. Se não foi comprovada a culpa, as pessoas são inocentadas, candidata. Um desses casos, aquele que era acusado foi nomeado pelo seu antecessor, Embaixador na Colômbia, certamente porque tinha méritos para isso, e foi inocentado, candidata. O que a senhora não pode é achar que o delator da Petrobras, ele está correto quando denuncia um membro do meu partido e acha que tem que ser investigado e há dúvidas quando por exemplo ele indica que a sua Chefe da Casa Civil, a Senadora Gleisi, através do Ministro Paulo Bernardo, seu marido, recebeu recursos, ou outros membros da sua base. A governança. A senhora foi presidente do Conselho de Administração durante um longo tempo, como essas coisas poderiam acontecer de uma forma estão sistêmica, candidata, isso que é grave, e isso que precisa mudar no Brasil, nós precisamos profissionalizar as nossas empresas, tirá-las da agenda política porque tudo isso é consequência da forma como as pessoas são nomeadas. Não é outra coisa, as pessoas estão sendo nomeadas para prestar serviços seja para o partido da presidente, ou do presidente, ou para partidos da base. É isso que, infelizmente, vem acontecendo. E não é um cidadão isoladamente, ele já denunciou outros diretores da empresa. Então montou-se, segundo a Polícia Federal uma organização criminosa na Petrobras e quero dizer a senhora e dar a senhora mais uma vez a oportunidade, o tesoureiro do seu partido, hoje ocupando um cargo em Itaipu, nomeado quando a senhora era ministra das Minas e Energia, ele tem a sua confiança para continuar ocupando esse cargo? Não lhe preocupa o que possa estar acontecendo em Itaipu, eventualmente em outras empresas públicas, porque a senhora disse que vai fazer agora, me perdoe, aquilo que deveria ter feito ao longo dos últimos doze anos.

Dilma Rousseff

Mais uma pergunta de Dilma para Aécio

Vou continuar com essa pergunta, candidato .Se vocês jamais investigaram "pasta rosa", jamais investigaram todas as questões levantadas e de conhecimento amplo no Brasil, reeleição, compra de votos, Sivan, todos os processos ligados ao Metrô. O senhor acredita que esta não investigação é por que eles eram inocentes? Ou por que houve prevaricação de fato? E houve incapacidade da Polícia Federal, que era dirigida por pessoas afiliadas ao PSDB, em dois momentos. E pelo engavetador geral da República, eles cometeram portanto prevaricação, não investigando. O que o senhor acha disso?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Eu fico estarrecida o senhor falar de governança com aquela lista imensa, nunca investigada, sempre engavetada. Houve nesse caso, candidato, o senhor outro dia me chamou, falou que eu tinha prevarico ado. Quem prevaricou foi o seu partido e o seu governo. Agora, eu acredito que no caso específico que estavam envolvidos no recebimento de propina pelo ex-presidente, porque morto, do PSDB, ele recebeu propina para acabar com uma CPI. Esta é a prática sistemática. Eu não, candidato, eu não faço isso. Eu mando investigar. Eu faço questão que a Polícia Federal investigue, candidato. Eu não transferi nenhum delegado para outro estado da Federação para impedir investigação como foi feito na Pasta Rosa. Eu não engavetei 271 processos, candidato, é isso que não pode ocorrer no Brasil.

Aécio Neves

Réplica de Aécio

Senhora candidata, se eu entendi bem, houve aqui um recuo, a senhora já não acha mais como a imprensa notificou que houve desvios, a senhora acha que houve indícios de desvios e não respondeu a minha pergunta. Porque se a senhora acha que houve desvios, a senhora obviamente está acreditando na palavra do delator, que me parece consistente, candidata, e eu lhe pergunto, a senhora confia no tesoureiro do seu partido? Porque se na Petrobras, onde ele não tinha, pelo menos qualquer acesso formal, 2/3 da propina segundo o delator, eram transferidas para ele, eu fico imaginando emItaipú, onde ele tem um crachá, que assina documentos, que pode estar acontecendo lá. A questão que fica para todos nós, candidata, é por que ao longo de todos esses anos não se tomou nenhuma providência para impedir que essas ações continuassem? Será que isso está acontecendo também, candidata, em outras empresas? Não estou falando apenas da corrupção, quero falar de algo que é essencial para mim, governança, candidata, e foi o que faltou na Petrobras, a senhora há de convir, governança durante os últimos doze anos.

Dilma Rousseff

Resposta de Dilma

Candidato, o senhor confia em todos aqueles que segundo as mesmas fontes que acusam o Vaccari dizem que o seu partido, o presidente dele, que lamentavelmente está morto, recebeu recursos para acabar com a CPI? O senhor acredita, candidato? Porque eu queria lembrar o senhor de uma coisa. Da última vez que um delator denunciou pessoas do seu partido no caso do Metrô e no caso também ligado àquela questão dos trens, da compra dos trens, o senhor disse que não ia confiar na palavra de um delator. Eu sou diferente, candidato. Eu acredito no seguinte, eu sei que há indícios de desvio de dinheiro. Agora, o que ninguém sabe, candidato, nem o senhor nem eu, é quanto foi e quem foi. Isso é muito importante. Por quê? Porque a parte que o senhor devia me cumprimentar, o senhor esqueceu, a parte que o senhor tinha de me cumprimentar é a seguinte, eu disse que eu iria investigar assim que o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal divulgassem as suas conclusões, eu ia divulgar e ia punir, e procurar investigar todos os que cometeram delitos. Agora, no caso específico do seu governo, candidato, vocês não podem me responder onde estão os corruptos da "Pasta Rosa", onde estão os corruptos da compra de votos para reeleição do presidente, onde estão do processo Sivan, onde estão os corruptos dos trens e do metrô. Todos inteiramente soltos. Eu não, candidato, eu sou a favor da punição, doa a quem doer, e eu sou contra, candidato a engavetamentos sistemáticos como foram feitos.

Aécio Neves

Aécio pergunta a Dilma sobre as denúncias de corrupção na Petrobras

Candidata, eu cobrei durante todos esses últimos debates uma posição da senhora em relação a Petrobras. Não obtive, mas agora eu quero aqui fazer um reconhecimento de público, a senhora ontem reconhece que houve desvios na Petrobras. Eu me lembro muito bem que no Congresso, quando apresentamos a proposta da CPMI éramos tachados de aproveitadores eleitorais, a senhora reconhece agora que houve desvios, aquele que é denunciado, para recebimento dessa propina, o tesoureiro João Vacari Neto, continuará como presidente do partido e continuará também como membro do Conselho de Itaipu, a senhora confia nele, candidata?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata. Não faça isso com os brasileiros, meu Bolsa Família? Não é seu Bolsa Família, o Bolsa Família é daqueles brasileiros que mais precisam, espalhados por esse país, e vivendo esse terrorismo pré eleitoral de que o programa vai acabar se os adversários vencerem as eleições. Candidata, não queria nem corrigir mas vou corrigir mais uma vez, ao contrário do que disse no último debate, quando terminou o governo do presidente Fernando Henrique eram cinco milhões e cem mil famílias apenas no bolsa-escola. Se não se lembra o nome dos programas eu ajudo, o bolsa alimentação, o vale gás, o ato que cria o Bolsa Família, ele diz literalmente que o Bolsa Família é a união do bolsa escola, bolsa alimentação, vale gás e do cadastro único, mas não queremos ser donos disso, ele é do povo brasileiro, esta é talvez, também uma marca perversa do PT, achar que os programas sociais lhe pertencem, por isso eu apresentei uma proposta para que o Bolsa Família se transformasse num programa de estado, definitivamente incorporado, que seu partido votou contra.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, o senhor questiona algo que o mundo reconhece. Aliás, eu queria fazer uma observação, o Plano Real, que eu saiba foi aprovado no governo Itamar, quando vocês entregaram o governo, a inflação estava em 12,5%, no ano anterior, estava em 7,7. Eu gostaria, candidato, de fazer a seguinte observação para o senhor. O Bolsa Família, durante todo o governo Fernando Henrique Cardozo gastou, o Bolsa Família que vocês falam que é o bolsa escola, o gás, e outros, todos eles juntam, o que vocês chamam de seu Bolsa Família, o nosso, a nossa origem, gastou 4,2 bilhões de reais. Sabe quanto 4,2 bilhões de reais equivalem ao meu Bolsa Família, candidato? A dois meses. Vocês gastaram em oito anos o que nós gastamos em dois meses.

Aécio Neves

Resposta de Aécio

Candidata, em primeiro lugar eu tenho um orgulho enorme de ter podido participar de um momento transformador da vida nacional, quando nós aprovamos o Plano Real, tiramos a inflação das costas dos brasileiros contra o voto do seu partido, e tenho certeza que a senhora assume essa responsabilidade, quando votamos a Lei de Responsabilidade Fiscal, que reordenou a vida dos entes públicos brasileiros, contra a posição do seu partido, e quando iniciamos os programas de transferência de renda, depois ampliados, candidata, pelo seu partido. O que me preocupa são os números, muito pouco confiáveis no seu governo, candidata. Recentemente, um importante diretor do Ipea pede demissão, porque não foi a ele dada a oportunidade de discutir, debater e divulgar números que mostram que houve, ao contrário, um aumento da pobreza extrema no Brasil nesse último período, candidata. Por quê? Porque não foi possível que o Ipea, uma instituição tão respeitada por todos os brasileiros, pelo menos até agora, não pudesse dividir com os brasileiros esses números, candidata? Na verdade, o que nós estamos percebendo é uma contaminação muito grande de instituições que fazem com que o Brasil possa ter confiança no seu futuro, pois nos apresentam radiografia do nosso passado. O IBGE foi a mesma coisa, candidata, o IBGE, a senhora permitiu que se criasse uma crise enorme interna porque não houve a liberação de determinados dados, agora o Ipea, a Embrapa na mesma situação, esta é outra herança peverza do governo, as principais instituições com enorme credibilidade acabam vendo seus números questionados, está aqui uma boa oportunidade para esses esclarecimentos. O Brasil é um outro país. Agora, precisamos avançar muito mais para superar a pobreza, candidata, e não nos preocuparmos apenas com as estatísticas que parecem ser a prioridade do seu governo.

Dilma Rousseff

Dilma pergunta a Aécio sobre avanços sociais

Candidato, eu tenho uma pergunta a fazer para o senhor sobre uma coisa que eu considero extremamente importante, que é o fato do Brasil ter saído do mapa da fome. O Brasil, pela primeira vez na sua história, saiu do mapa da fome, o que significa um grande ganho para nós porque é o reconhecimento da ONU a este respeito. Ao mesmo tempo, candidato, nós fizemos um imenso esforço no país nos últimos doze anos para garantir duas coisas, a distribuição de renda, a melhoria dos empregos e dos salários, e garantir que o país tivesse um outro padrão, inclusive melhorando a vida de todos, eu estou me referindo ao fato que a classe média no Brasil cresceu de forma expressiva. O que o senhor acha disso, candidato?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Candidato, vocês sempre gostaram de plantar inflação para colher juros, esta sempre foi a sua política e vocês governaram sim o Brasil. O Fernando Henrique, o senhor foi líder e foi liderança daquele governo naquela época, então, candidato, não lave suas mãos, o senhor tem responsabilidade no Brasil, e tem de responder por elas. Agora, candidato, o senhor compara o para com um país que eu respeito muito que é o Chile, porque inclusive acolheu os exilados, que é um país do tamanho do Rio Grande do Sul, candidato. O Brasil vai ter de ser comparado com os grandes países do mundo. Por exemplo, candidato, Alemanha, que hoje como todos os países da Europa, os grandes países da Europa, estão passando por grandes dificuldades. Então, candidato, vamos devagar com a sua comparação. Eu sei que o senhor acredita no Fundo Monetário Internacional, até porque vocês sempre recorreram a ele quando precisaram.

Aécio Neves

Réplica de Aécio Neves

A candidata afirma que seu governo gerou mais emprego do que o meu, eu não governei, candidata, pelo menos ainda. O peru, muito próximo a nós, tem uma inflação de 3,2%, desemprego de seis e cresce 3,3% este ano. Vamos aqui ao Chile, falei do Chile agora há pouco, uma inflação em torno de 4,4%, um crescimento de 2%, e mesmo o México, em uma taxa de desemprego de 6,6%, o mesmo México que cresce 3,9, cresce 2.4%, inflação de 2.9, crescimento de 4.8. A verdade, candidata, é que as pessoas estão apavoradas, o Jornal O Globo desse final de semana mostra as pessoas no supermercado enchendo os carrinhos, fazendo de novo a compra do mês, que existia há quinze anos atrás. A inflação está aí, é importante que você saiba, para Presidente da República, não existe inflação, ela está sob controle, inequívoco, segundo ela, para mim não está.

Dilma Rousseff

Dilma responde

Eu estou estarrecida com o fato, candidato, que o senhor não sabe que nós temos uma das nossas taxas de desemprego da história, 5%. O senhor pode se esforçar bastante, mas jamais vai conseguir tirar de nós o fato de que nós temos 5% de desemprego, a menor taxa de toda a história. O meu governo, candidato, ao contrário do seu, criou 5 milhões e 600 mil empregos no Brasil inteiro, e isso são dados oficiais, candidato. Não adianta, porque todo mundo sabe que eles são oficiais. Agora, candidato, qual é o problema da nossa divergência em relação a inflação? Eu tenho um compromisso de combater a inflação de forma drástica e sistemática.  A inflação não está descontrolada como quer vocês, até porque vocês jogam no quanto pior, melhor. Eu tenho certeza que a inflação está sob controle e ela está inteiramente controlada e isto é inequívoco. Agora, candidato, em alguns momentos, você tem flutuações, mas os preços voltam para o patamar que devem ficar. E considero muito grave a proposta de 3% de taxa de inflação porque vai repetir a velha história de sempre. Para ter 3% de inflação, o senhor vai triplicar o desemprego, ele vai para 15%, e o senhor vai elevar a taxa de juros, como já fizeram antes, a 25%, porque esse é o receituário. O cozinheiro é o mesmo, Armínio Fraga, a receita é a mesma, recessão, recessão, recessão, e o resultado é o mesmo, desemprego, arrocho salarial e altas taxas de juro. A quem serve isso? Ao povo brasileiro é que não é.

Aécio Neves

Aécio questiona Dilma sobre a inflação

Candidata, vamos falar de mais um tema extremamente importante para todos os brasileiros. Inflação. A senhora disse literalmente nos nossos últimos dois encontros, no primeiro deles, de que a inflação está sob controle. O último encontro do primeiro turno. Depois disse de forma textual, e eu fiz questão de anotar aqui no último debate: Tenho certeza que a inflação está sob controle. E disse mais, disse que se nós baixarmos a inflação para 3%, que é o objetivo do meu governo, isso ia gerar um enorme desemprego no país. Por que, candidata, por que isso não acontece em países vizinhos nossos? Cito o exemplo do Chile, que consegue crescer bem mais do que o Brasil controlando sa sua inflação? Onde está o erro, candidata?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, mais uma vez eu a convido, vamos debater o presente, vamos apontar caminhos para o futuro, trazer circunstâncias tão distintas quanto aquelas para hoje, na verdade é não responder aquilo que os ouvintes querem ouvir, por exemplo. Por que a indústria está demitindo 100% por dia apenas no Estado de São Paulo? Por que os empregos industriais foram embora do Brasil? Por que a nossa indústria está sucateada e participando hoje na formação do nosso PIB com algo apenas em torno de 13%, o que acontecia há 60 anos atrás, por que tivemos nos últimos seis meses os piores médicos da década de geração de empregos, candidata? O que o seu governo vai fazer para que o Brasil volte a crescer, saia da lanterna do crescimento na nossa região? As pessoas estão extremamente preocupadas com o futuro, candidata, não vamos fazer uma campanha olhando para o retrovisor da história, vamos fazer uma campanha olhando para o futuro. Os brasileiros querem ver o país crescendo, os empregos voltando a ser gerados e aí sim a confiança restabelecida. A confiança que hoje os brasileiros não têm mais.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato, eu vou refrescar a sua memória. Em 2001 estava extremamente elevado o desemprego no Brasil. Naquela época, um projeto, o projeto de lei 5873, que trocava os direitos consolidados na CLT por um simples acordo trabalhista foi colocado na pauta. O seu partido chegou a votar este projeto, o senhor colocou na pauta, e o seu partido votou. Este projeto, no entanto, o Presidente Lula foi eleito e enterrou este projeto. E, na verdade, vocês naquele momento conseguiram um recorde nacional e internacional, 11 milhões e 500 mil trabalhadores desempregados no Brasil. Só... o Brasil só perdia para a Índia, que tinha 41. Por isso, candidato, eu acredito que não é verdade que você não tenha feito este, esta votação e seu partido apoiou-a.

Aécio Neves

Aécio responde

Candidata, a minha vida pública começou há muito tempo e tive um momento para mim extremamente rico que foi o da constituinte, eu fui constituinte, muito novo. Fui eleito com uma votação extremamente expressiva no meu estado e participei da elaboração de todo o capítulo que garantiu o direito aos trabalhadores, por isso sou absolutamente fiel a eles, quero ir mais além, candidata, eu tenho dito durante toda a minha campanha que se eleito for, além de garantir os direitos dos trabalhadores, eu quero ir mais, eu quero, por exemplo, garantir o reajuste real do salário mínimo até o ano de 2019, por isso o meu partido, o PSDB, ao lado do solidariedade, apresentaram esta proposta. Eu quero garantir o reajuste da tabela do Imposto de Renda pela inflação, e quero ir além, eu quero sim rever o fator previdenciário, para tirar esse ônus das costas dos aposentados brasileiros, de forma negociada, de forma franca, portanto, a minha história de vida mostra de forma muito clara, não só o respeito pelos direitos trabalhistas, mas muito mais do que isso.  Eu, ao longo do meu período de governo Minas Gerais, que a senhora quase que diariamente busca alterar, ou busca trazer informações que não correspondem efetivamente ao que aconteceu no Estado, lá nós tivemos um diálogo franco com as centrais sindicais, que ajudaram no desenvolvimento do nosso Estado. Os nossos indicadores, candidata, em todas as áreas foram extraordinários. Minas Gerais tem a melhor educação fundamental em todo o Brasil, a melhor saúde de toda a região Sudeste e todos os direitos trabalhistas no meu governo foram respeitados. Fiz um governo, candidata, que gostaria de fazer no Brasil, honrado, respeitando  direitos, e permitindo que Minas fosse um dos estados que mais crescesse durante todo aquele período. O que nós precisamos é que a mesma eficiência que tive em Minas Gerais chegue ao governo federal.

Dilma Rousseff

Dilma questiona Aécio sobre direitos trabalhistas

A minha pergunta vai sobre flexibilização dos direitos trabalhistas. Candidato, em 2001, o desemprego estava muito alto, e foi aprovado um projeto de lei na Câmara, onde o senhor era o presidente da Câmara, foi aprovado um projeto de lei que tirava os direitos da CLT e transformava esses direitos em acordos coletivos de trabalhou acordos de trabalho. E isso significava uma grande perda de direitos para os trabalhadores, e ameaçava as conquistas históricas. A minha pergunta é a seguinte: Por que essas medidas podem ser consideradas impopulares e por que adotá-las?

Dilma Rousseff

Tréplica de Dilma

Sinto muito, candidato, mas, no Mapa da Violência, não consta esses números. Consta que o Sudeste teve uma queda dos homicídios em 37%, e em Minas, um aumento de 52%, acho bom o senhor consultar. Agora, o senhor fala muito dos fundos. É bom destacar que os dois fundos, eles representam hoje 4,3 bilhões de reais. Nós, candidato, não gastamos 4,3 bilhões de reais. Nós gastamos no Brasil hoje, como eu disse ao senhor, 17 bilhões e 700 milhões de reais. Em que, candidato? Em várias atividades, inclusive, ajudando todos os Estados a construir e a criar centros de comando e controle, que foram responsáveis pela integração entre as polícias Civil, as polícias Militares, as Forças Armadas, e isso permitiu um padrão de segurança bastante elevado durante a Copa do Mundo.

Aécio Neves

Réplica de Aécio Neves

Candidata, vejo que, novamente, mostra problema com relação aos números. Em caso de crescimento, é o FMI que diz que a expectativa de crescimento do Brasil é de 0,3%, lamentavelmente, e nós entramos em recessão técnica como a senhora sabe porque tivemos dois trimestres seguidos de crescimento negativo. O governo da senhora, a senhora gosta muito de discutir Minas Gerais. Vamos falar um pouco do governo da senhora, sou candidato à Presidência da República, candidata. Do fundo penitenciário, a senhora investiu 21%. 80% não foram gastos. Do Fundo Nacional de Segurança Pública, a senhora investiu 43%, o que significa que quase 60% não foram gastos. Seu governo criou o programa chamado Crack É Possível Vencer, gastou 40% dos recursos previstos. Candidata, ao contrário, o meu governo, e aí eu lhe dou os números exatos, quando governei Minas Gerais, entre 2003 e 2010, a taxa de homicídios na capital caiu 87% e no conjunto do Estado os crimes caíram 87%... e segundo o Ministério da Justiça...

Dilma Rousseff

Dilma responde

Candidato, eu não sei porque, mas o senhor é muito pessimista em relação ao crescimento do país. Eu não concordo que o Brasil vai crescer 0,3%. Candidato, acho melhor o senhor rever as suas contas. Agora, também uma outra conta o senhor está errando: na questão do gasto com segurança pública. Todo mundo sabe que o governo federal não tem a responsabilidade constitucional da segurança. Nós queremos ter esta responsabilidade. Tanto é assim, mesmo não tendo, gastamos do nosso orçamento 17 bilhões e 700 milhões de reais. Além disso, se comparar o meu governo com o governo do Fernando Henrique, o governo do Fernando Henrique gastava, em termos reais, 1,2 bilhão em segurança pública, e eu gasto em segurança pública 4,4 bilhões ano. Então, candidato, nós, de fato, investimos em segurança pública. Agora, tem um caso muito interessante para a gente tratar aqui. Eu gostaria que o senhor respondesse. É o caso de Minas Gerais. O Mapa da Violência demonstra que, de 2002 a 2012, houve crescimento de 52% nos homicídios em Minas Gerais. No Sudeste, como um todo, houve uma queda de 37% dos homicídios. De fato, eu acredito que tem mãe chorando em Minas Gerais. Além disso, nós vemos também um fator muito importante lá em Minas Gerais. Dos 853 municípios, 443 possuem delegacia, os demais não possuem. Isso significa um incentivo ao crime, um incentivo a impunidade dos agressores e dos homicidas. Eu acredito que 54% dos homicídios estão entre os jovens de 15 a 29 anos.

Aécio Neves

Aécio faz a segunda pergunta do debate

Vou tratar de um tema que interessa aos milhões de brasileiros que assistem aqui. Violência, eu dizia no último debate que havia recebido um documento da Unicef que mostra que 24 adolescentes são mortos todos os dias no Brasil. Nessas duas horas, candidata, em que estaremos aqui discutindo, espero eu, as questões que interessam aos brasileiros, duas mães estarão chorando a morte de seus filhos por assassinato. E, infelizmente, o governo federal gastou apenas 0,4% do seu orçamento em segurança pública. Ano passado, alguma coisa em torno de 7.9 bilhões de reais, muito pouco para a grandiosidade e a complexidade dessa questão. A pergunta que eu faço, candidata, é: aonde falhou o seu governo no enfrentamento da criminalidade e do avanço das drogas no Brasil?

Aécio Neves

Tréplica de Aécio

Candidata, eu agradeço a qualidade da sua primeira pergunta e agradeço para dizer que é isso mesmo. Governar é aprimorar as boas ideias. O Simples foi criado no governo do Fernando Henrique e houve o aprimoramento a partir do Congresso e do qual seu governo participou. É o que nós temos que fazer, as boas ideias, aquelas que melhoram a vida das pessoas, elas têm que avançar, nós não temos que ter essa preocupação em sermos donos de determinado programa. Estes programas são das pessoas, são dos brasileiros. O que eu acredito é que é possível avançarmos ainda mais, principalmente no momento em que nós conseguimos fazer o Brasil voltar a crescer. Porque infelizmente, com o crescimento que nós teremos este ano, praticamente nulo, 0,3%, todos serão afetados, os grandes, os médios e principalmente os pequenos e os micros, por isso eu tenho enfatizado em todas as discussões das quais tenho participado a necessidade de resgatarmos a atividade brasileira, e permitirmos que a economia cresça como, na verdade, vem crescendo alguns dos nossos vizinhos.

Dilma Rousseff

Réplica de Dilma

Candidato. O Simples cresceu 111%. Hoje são nove milhões de microempreendedores individuais e de micro e pequenas empresas. Nós universalizamos o Simples agora este ano. Isso significou 140 tipos de negócios que foram incluídos no Supersimples. Além disso, nós beneficiamos mais de 450 mil micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, e acabamos num processo de compromisso com o fim do abismo tributário de tal forma que o microempreendedor e o MEI (Microempreendedor Individual) não podem mais ter medo de crescer. Agora, eu tenho um prazer imenso de ter feito o Pronatec Aprendiz, que beneficiará diretamente ao pequeno empresário, ao pequeno e ao microempreendedor. Por quê? A partir dos quinze anos, nós teremos oferecido emprego para estas pessoas de quinze anos.

Aécio Neves

Aécio responde

Quero cumprimentar em primeiro lugar a rede Record, a candidata Dilma Rousseff e aos telespectadores. Nossa posição, candidata, em relação ao Simples é a mesma que tivemos lá atrás, quando criamos, no governo do presidente Fernando Henrique, uma iniciativa extraordinária de enorme alcance para toda a sociedade brasileira. Nós sabemos que os micro e pequenos empresários são aqueles que mais empregam no país. Depois do Congresso Nacional, a bancada do PSDB apresentou a proposta do Supersimples, uma ampliação do Simples. Eu me lembro muito bem que o deputado Mendes Thame, do Estado de São Paulo, foi um dos primeiros a propor o MEI, o Microempreendedor Individual, a que a senhora se refere. Mas foi um conjunto de forças no Congresso Nacional que discutiram essa proposta e permitiram a que milhões de brasileiros pudessem ter desburocratizado a sua vida fiscal. O que nós temos é que continuar, com o Simples, quando outras categorias, houve a universalização do acesso de categorias que ainda estavam privadas desse benefício. Eu tenho dito, candidata, que uma das minhas prioridades absolutas, se vencer as eleições, se obtiver a honra de ter a maioria do voto dos brasileiros, é apresentar uma proposta logo no início do governo de simplificação do nosso sistema tributário para os micros, pequenos e também para o conjunto da economia. Nós temos o sistema tributário extremamente complexo e oneroso. O conjunto das empresas públicas brasileiras gastam anualmente mais de 40 bilhões com reais apenas para movimentar a máquina pagadora, mas essa iniciativa do Simples, depois do Supersimples e do MEI permitiu que novos empregos fossem gerados no Brasil. A minha preocupação, candidata, é que nós estamos tendo um decrescimento na geração desses empregos, até setembro do ano passado foram 418 mil postos de trabalho a menos gerados no Brasil.

Dilma Rousseff

Dilma abre o debate com pergunta sobre tributo

Boa noite a todos. Candidato, o meu governo deu um forte apoio ao microempreendedor individual e a micro e pequena empresa. Gostaria de acrescentar que eles são responsáveis hoje por nove milhões de pequenos negócios no Brasil inteiro, o que corresponde a 80% dos negócios e 20% do PIB. Nós reduzimos impostos, unificamos impostos, formalizamos estes microempreendedores individuais e os micro e pequenos empresários, garantindo cobertura [previdenciária] a todos. Gostaria de saber qual é a posição do senhor a respeito da universalização da lei do simples.

Começa o debate

Começa o debate da Rede Record com os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)

Vice de Dilma espera debate "propositivo"

O vice de Dilma Rousseff, Michel Temer (PMDB), que concorre à reeleição ao lado da presidente petista, chegou há poucos minutos aos estúdios da Record, na Barra Funda, em São Paulo. O político afirmou esperar um debate "propositivo" tanto de Dilma quanto de seu adversário, Aécio Neves (PSDB). Temer também comentou a importância das redes sociais durante o processo eleitoral e disse que, na gestão de Dilma, houve um fortalecimento das instituições no país. "Nós vivemos um momento de grande estabilidade democrática", declarou.

Dilma Rousseff

Dilma chega aos estúdios da Record a poucos minutos do debate

A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), chegou aos estúdios da Record, na Barra Funda, em São Paulo, por volta das 21h54 deste domingo (19). Dilma estava acompanha de aliados, cabos eleitorais e de representantes da emissora responsável pela realização do debate. Por conta do horário apertado, a candidata não parou para ser entrevistada pelos jornalistas do "R7". O debate começa às 22h.

Aécio Neves

Aécio comenta clima de guerra nas redes sociais

Instado sobre o clima de guerra que se instalou nas redes sociais entre eleitores do PSDB e do PT, o tucano Aécio Neves afirmou que os ataques partem da campanha de Dilma Rousseff. Segundo ele, a adversária tem dito "inverdades" sobre a administração dele em Minas Gerais, Estado do qual foi governador por oito anos. "Estou pronto para debater propostas, mas também estou pronto para rebater ataques e mentiras lançadas contra mim", afirmou o candidato na chegada aos estúdios da Record, na Barra Funda, em São Paulo.

Aécio Neves

Na chegada à Record, Aécio fala em "interpretar sentimento de mudança"

Na chegada aos estúdios da Record, em São Paulo, o tucano Aécio Neves afirmou que está tentando "interpretar" o "sentimento de mudança" manifestado pela população brasileira na eleição deste ano. O candidato à Presidência da República afirmou ainda que já se sente "vitorioso", pois "fez uma campanha falando a verdade". "Quero ser o responsável por permitir ao Brasil iniciar um novo ciclo", disse.

Aécio Neves

Aécio Neves chega aos estúdios da Record

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, chegou por volta de 21h20 aos estúdios da Record na Barra Funda, em São Paulo, onde acontecerá o terceiro debate presidencial do segundo turno da eleição.

Dilma abre o debate com pergunta livre

A ordem de início do confronto direto (perguntas livres) entre os candidatos foi definida por sorteio com a participação dos assessores do PT e PSDB. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, inicia o primeiro, o terceiro bloco e as considerações finais. O candidato Aécio Neves vai abrir o segundo bloco e encerra as considerações finais.

Rodadas de confronto direto

No primeiro bloco, serão feitas oito rodadas de confronto direto entre os candidatos. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. O segundo bloco exibirá quatro rodadas de confronto direto. O formato também será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. Já o terceiro bloco terá as duas últimas rodadas de confronto direto e as considerações finais dos candidatos.

Debate terá três blocos

O debate da Record terá três blocos e dois intervalos comerciais. O evento começará às 22h e deve se encerrar por volta de 0h.

Jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas serão os mediadores

O debate, realizado nos estúdios da Record na região da Barra Funda, em São Paulo, terá a mediação da jornalista Adriana Araújo e do jornalista Celso Freitas, ambos da Record. O encontro vai durar aproximadamente duas horas.

Dilma Rousseff

Dilma critica comportamento de Aécio em debates

Questionada sobre se o clima belicoso do debate no SBT, na semana passada, irá se repetir no embate deste domingo (19), na Record, a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), respondeu que tem "muitas propostas para apresentar", mas "é impossível escutar agressões, preconceitos e desrespeito sem responder". Dilma afirmou ainda que o comportamento de seu adversário no debate do SBT, quando Aécio Neves (PSDB) a chamou de "leviana", foi igual ao que o candidato tucano teve com Luciana Genro (PSOL) no debate da Rede Globo, no primeiro turno. "É uma acusação grave para a mulher, tem de aprender a respeitar as mulheres. Com mulher não pode ser assim. Nós não fazemos isso", completou Dilma. Leia Mais

Dilma Rousseff

Dilma se fecha em hotel antes do debate

A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), se prepara para o debate desta noite em um hotel na capital paulista, onde está desde a manhã deste domingo (19). Ela chegou ao hotel por volta de 11h e, desde então, já esteve na companhia do marqueteiro João Santana, do ex-ministro e coordenador de redes sociais da campanha, Franklin Martins, entre outras lideranças petistas. Leia Mais

Agenda cancelada

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, cancelou na sexta-feira (17) os atos de campanha que tinha previstos para o sábado (18) no Rio de Janeiro por suposta recomendação médica e após o mal-estar que sofreu na quinta (16) depois do debate promovido pelo UOL, SBT e Jovem Pan.

Terceiro debate

A partir das 22h, a Rede Record realizará o terceiro debate entre os candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O debate terá três blocos. No primeiro bloco, haverá oito rodadas de confronto direto entre os candidatos. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. O segundo bloco exibirá quatro rodadas de confronto direto. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. O terceiro bloco terá mais duas rodadas de confronto direto e os candidatos farão as considerações finais.

TV UOL

Pesquisas eleitorais

UOL Cursos Online

Todos os cursos