Confira a íntegra do 5º debate entre presidenciáveis na TV

  • Eleições presidenciais 2014 74081

Debate chega ao fim

Último debate antes do primeiro turno chega ao fim. 

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Terminou. Eis o resumo: Dilma não cometeu nenhum escorregão capaz de abalar sua dianteira. Ameaçada por Aécio Neves na briga pelo segundo lugar, Marina teve atuação menos inspirada que a do rival tucano. A exemplo do que sucedeu no debate anterior, Marina mostrou-se nervosa. As provocações pediam frieza. 

Luciana Genro (PSOL)

Considerações finais de Luciana Genro

Eu quero agradecer ao meu vice, Jorge Paz, quero agradecer à militância do PSOL, quero agradecer principalmente a todos e a todas que têm me acolhido com muita generosidade pelas ruas desse Brasil, principalmente a juventude, que sonha e acredita que é possível um futuro melhor. A eleição tanto dois turnos e o primeiro turnê o momento de escolher o melhor candidato. O verdadeiro voto útil no primeiro turno é o voto naquele candidato que focaliza as bandeiras que você acredita, que você defende. Eu tenho defendido essas bandeiras que não são minhas, que não são do PSOL, são as bandeiras da juventude, do movimento de mulheres, do momento sindical, do movimento popular, do sem-teto, do sem-terra, bandeiras que estarão mais fortes quanto maior for a votação que o PSOL tiver nessa eleição, porque nós estivemos na linha de frente da defesa dessas bandeiras durante todo o processo eleitoral, das bandeiras do movimento LBGT também, que é uma das mais importantes para que tenhamos uma civilização realmente digna no nosso país. Nós precisamos acreditar que é preciso mudar. E junho de 2013 mostrou que nada deve parecer impossível de mudar. Nós queremos um novo modelo econômico, onde o lucro não esteja acima da vida das pessoas. Isso é utopia? Sim, é uma utopia concreta porque ela pode se realizar e é por isso que nós pedimos o seu voto para governador, para presidente, para deputados estaduais e federais e para senador. Vote 50, e fortaleça essas bandeiras. A nossa luta não termina no dia 05 de outubro, nós vamos continuar junto com você.

Aécio Neves (PSDB)

Considerações finais de Aécio Neves

Gostaria de cumprimentar aos candidatos e me dirigir a você telespectador, telespectadora. Essa foi uma semana muito especial para mim, ela começou no domingo, na minha terra, em São João Del Rei, com minha família, e me lembrei muito de algo que não saiu da minha mente durante todos esses últimos dias, algo que minha avó, dona Risoleta, casada com o presidente Tancredo, meu avô, dizia sempre para os filhos, netos, de que a gratidão é a memória do coração. Esse é o sentimento que eu tenho nesse instante, de gratidão a cada brasileiro, cada brasileira, que me recebeu em todas as regiões do Brasil, com alegria, com abraço afetuoso, com palavra de encorajamento, com olhar de confiança, a cada um de vocês eu reitero aquilo que disse quando estivemos pessoalmente, eu acredito e acredito muito que nós podemos fazer um governo transformador. Eu me preparei para isso. Reuni os brasileiros mais talentosos de todas as áreas para fazer a sua vida melhorar, para fazer a saúde pública chegar mais perto da sua casa, fazer com que a educação melhore de qualidade para que seu filho possa enfrentar o mercado, como disse, cada vez mais competitivo, como fiz em Minas Gerais, para fazer com que a Segurança Pública seja uma realidade e seus filhos fiquem longe do crime e das drogas. Eu me preparei. Tenho hoje uma determinação absoluta de enfrentar todas as dificuldades que se colocam à nossa frente, mas principalmente com generosidade, quero ser o presidente de todos os brasileiros, e é para isso que eu peço o seu voto e seu apoio, e tenho certeza que você terá pelos próximos quatro anos um governo honrado, eficiente.

Eduardo Jorge (PV)

Considerações finais de Eduardo Jorge

Agradeço à Globo pelo convite, agradeço ao apoio da minha família, que é de onde eu tenho a energia afetiva para ir adiante, aos militantes do Partido Verde por todo o Brasil, a todos aqueles da rede social, mais de cem mil pessoas nos acompanhando diariamente, no debate horizontal, porque lá é crítica, sugestão, cobrança, isso que permitiu que o Partido Verde tivesse toda essa acolhida no Brasil. O Partido Verde é um partido "sui generis ", conservador por aspecto, porque quer respeitar a natureza para que tenhamos o planeta para nossos netos e bisnetos. Reformista quando quer superar a exploração, miséria; e revolucionário quando propõe o estilo de viver novo, da simplicidade voluntária, que é o sentimento revolucionário capaz de enfrentar o consumismo materialista do capitalismo que corrói a natureza e corrói as relações entre os homens e classes sociais. É por isso que esse partido é necessário e eu peço que vocês, no primeiro turno, não se preocupem com o segundo turno, segundo turno é depois. Mas que vocês se identifiquem com essas ideias novas do PV, no primeiro turno vote com coração e razão no Partido Verde, porque assim eu posso influenciar, sim, no segundo turno sem ir para a finalíssima, porque vocês vão me dar essa força, é a força verde, e ao mesmo tempo elejam os deputados federais e estaduais do Partido Verde, 43, porque isso que eu falei alguns meses, eles vão falar quatro anos seguidos nesse diálogo com o Brasil. Tem, portanto, amigos, lá, outubro, quero vê-los na maquinazinha, até lá, 43.

Dilma Rousseff (PT)

Considerações finais de Dilma Rousseff

Queria agradecer aos organizadores do debate, aos candidatos, e principalmente ao telespectador que está nos assistindo até agora, que nos deu a honra do seu interesse. Eu queria dizer que a eleição é um momento especial, é um momento em que a gente pode refletir sobre o futuro do Brasil e enfrentar algumas questões: Eu acho que o telespectador tem de se perguntar quem tem mais experiência e capacidade para continuar o que está sendo feito e avançar ainda mais? Quem tem compromissos verdadeiros com os trabalhadores para defender seus direitos nos tempos bons e nos tempos muito difíceis? Quem tem apoio e força política para fazer no Congresso as reformas que o Brasil tanto exige e necessita? Quem tem também força e firmeza para projetar o Brasil no cenário internacional? Quem tem a possibilidade de criar um novo ciclo, com o Brasil mais produtivo, mais competitivo, moderno, mas sobretudo mais inclusivo? Quero pedir que você reflita, que você olhe que temos condições de dar um passo com mais saúde, com melhor segurança, e sobretudo com educação no centro de tudo. Peço que nesse domingo você, ao se dirigir às urnas, vote com sua consciência, com paz e amor no coração. Eu peço humildemente o seu voto. Muito obrigada por tudo. E tenhamos uma boa eleição nesse domingo.

Levy Fidelix (PRTB)

Considerações finais de Levy Fidelix

Jamais incitei ódio e rancor contra ninguém, mesmo porque sou um cristão. A inversão de valores que temos hoje nesse país é uma constante, o que é lamentável, e as famílias têm que realmente juntar-se, e não deixar que o nosso país vá para o descalabro e vá exatamente para um caminho que não queremos, que é a desagregação social e moral. Queremos sim que as pessoas tenham educação de qualidade, saúde para os nossos velhinhos e as pessoas que necessitam, os desamparados, os jovens que não foram citados aqui por ninguém. Queremos sim que a segurança seja maior para todos. Queremos, senhores, que nosso país entre numa linha de desenvolvimento com bancário e financeiro, e sim do desenvolvimento e da equidade entre todos. Senhores, agradeço muito, sei que não vou ganhar nessa oportunidade porque os três que estão pontuando, a grande mídia, o capital e todos aqueles que os desejam já os escolheu. Mas estarei de volta com a insistência que Deus me deu e com o apoio de todos vocês, PRTB, 28, rumo à vitória. Muito obrigado a todo meu querido Brasil.

Marina Silva (PSB)

Considerações finais de Marina Silva

Cumprimento pela iniciativa do debate, cumprimento a todos que participaram aqui, os candidatos e, principalmente, você, que é a razão de tudo o que está acontecendo nesse momento na história do nosso país. Eu sei que a sociedade brasileira tem um desejo profundo de mudança, e quer mudar várias coisas. Quer mudar, em primeiro lugar, a qualidade da política, que as instituições funcionem, que os políticos de fato possam representar a nossa população naquilo que ela quer ser representada, na saúde, que hoje não funciona. Na educação, que hoje não cria igualdade de oportunidades para os nossos filhos, para os nossos netos. Na proteção do meio ambiente, que, infelizmente, no atual governo, não vem sendo tratado adequadamente; a presidente Dilma se recusou a assinar o acordo para proteger as florestas recentemente. Nós sabemos o quanto a população quer dar um basta na corrupção, a corrupção que drena bilhões e bilhões, que evita que esse dinheiro seja utilizado para a saúde, para a segurança pública, para a mobilidade. Nós apresentamos um programa para que se tenha o passe livre para nossos estudantes, um programa para que se tenha a saúde que acolhe as pessoas no momento que elas mais precisam, e o compromisso de que vamos aprofundar a nossa democracia, a nossa democracia vai ser aprofundada com a sua decisão de vencer o medo, e ir para a urna com coragem para mudar o Brasil, votando 40 no dia 5, sem medo.

Pastor Everaldo (PSC)

Considerações finais de Pastor Everaldo Pereira

Quero agradecer, Bonner, agradecer à Rede Globo, agradecer à você que está em casa até essa hora nos assistindo. Quero agradecer a presença dos candidatos, cooperando para a democracia brasileira. Quero fazer um registro aqui. A Constituição Brasileira, no artigo 4o, no inciso VIII, diz que é princípio das relações internacionais do Brasil repudiar o terrorismo e o racismo, e quero deixar aqui o registro lamentando que a Presidente da República, atual candidata, esteve na semana passada na ONU, e numa entrevista coletiva defendeu o diálogo com assassinos terroristas.  Quero agradecer à população brasileira pelo apoio às nossas propostas, peço seu voto para fazermos a verdadeira mudança que esse país necessita. Nós, PSC, representamos a verdadeira mudança. Deixo aqui registrado meu agradecimento a todos aqueles que nos apoiaram durante esse período, e reafirmo o meu compromisso em defesa da vida do ser humano desde a sua concepção. Sou contra a legalização das drogas. Sou a favor da família como está na Constituição Brasileira, o casamento é homem e mulher. Peço seu voto. Everaldo, presidente, 20. Deus abençoe você, Deus abençoe a sua família, Deus abençoe o querido Brasil.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

O debate chega à fase das considerações finais e Dilma Rousseff ainda não pronunciou uma mísera vez a expressão “no que se refere a...”. O responsável pelo treinamento de mídia merece um troféu. 

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Gostaria de sinalizar que não é preciso esperar para fazer política social. Se faz política social sempre que se dá prioridade a ela. Hoje nós temos uma política bastante regressiva na estrutura dos impostos. Mas o Governo Federal mudou um pouco essa política. Por exemplo, desoneramos toda cesta básica. Desoneramos a folha de pagamento, e desoneramos todos aqueles bens que são fundamentais na vida do trabalhador, na vida da dona de casa, eu considero que é muito importante, que nós tenhamos finalidade política social e garantam recursos para ela, chova o que chover.

Luciana Genro (PSOL)

Réplica de Luciana Genro

A presidente não respondeu a minha pergunta, porque ela não pode fazer essa revolução na estrutura tributária que o PSOL defende, aumentando a tributação dos bancos dos grandes milionários, porque ela defende os interesses dos bancos. Na verdade os bancos, inclusive, financiam a campanha dela, como financiam a do Aécio e a da Marina. Além disso, os grandes milionários só aumentaram as suas fortunas no Brasil nos últimos anos, enquanto o povo sofre por falta de políticas sociais, porque a educação é um caos, a saúde é um caos, o transporte é um caos, a situação do povo é dramática, enquanto um punhado de milionários está enriquecendo, enquanto o bolsa banqueiro é o que mais absorve o orçamento do Brasil, 40% do orçamento vai para pagar dívida pública.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Luciana Genro

Eu, no caso da política social, acredito que o meu governo já demonstrou que políticas sociais para nós são o centro de um governo. Nós colocamos os pobres no orçamento. E aí eu quero dizer que além do Bolsa Família, que cobre 14 milhões de famílias, 56 milhões de pessoas, nós temos um elenco de políticas sociais. O Bolsa Família tem, ligado a ele, um conjunto de outros programas. Por exemplo, o Pronatec. Nós criamos o Pronatec para garantir que essas pessoas do Bolsa Família tivessem também qualificação. Não foi só para elas. Foi para todos os trabalhadores. Mas para elas também. Criamos o Minha Casa Minha Vida para garantir que justamente a parte que tem maior déficit habitacional tivesse acesso a moradia. É incontestável que o Bolsa Família muda a vida das pessoas, o Minha Casa Minha Vida também muda a vida das pessoas. Além disso, fizemos uma série de outros projetos, como, por exemplo, na agricultura familiar. Criamos um programa de compras de alimentos. Na criação também, na área rural, nós construímos um programa para garantir cisternas, um milhão pelo Brasil afora. Acredito que se tem um governo que pode se orgulhar das políticas sociais que fez, é o nosso governo.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro pergunta para Dilma Rousseff

Presidenta Dilma, evidentemente que políticas sociais no Brasil são muito necessárias, a ampliação delas é uma urgência, até porque o Bolsa Família, com a ideia de que com 70 reais, 77 reais alguém sai da pobreza, sai da miséria, é bastante questionável. É preciso aumentar os investimentos nas políticas sociais. Nós defendemos uma reforma tributária, uma revolução tributária que aumente a taxação dos bancos e aumente a taxação dos grandes milionários. O que a senhora pensa sobre isso?

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Nós estamos trabalhando no nosso plano de governo, porque como eu disse, temos um plano de governo. Infelizmente a presidente Dilma, o Aécio, não apresentaram um plano de governo. Eu, no nosso plano de governo, estamos comprometidos em não elevar impostos. A nossa proposta de reforma tributária não vai fazer mais elevação de impostos, isso é um compromisso assumido no nosso plano de governo, que eu repito: apresentamos para a sociedade brasileira em respeito aos brasileiros. É lamentável que as duas candidaturas que estão concorrendo comigo não apresentaram um plano de governo para dizer o que pensam sobre esses assuntos.

Pastor Everaldo (PSC)

Réplica de Pastor Everaldo Pereira

Nós propomos a redução do Estado para o estado mínimo necessário. Como não dá tempo de falar muito, eu quero dizer o seguinte. Microempresário. Microempresa, nós vamos aumentar o limite de trezentos e sessenta para um milhão e duzentos anualmente. Para as empresas de pequeno porte que hoje é de três milhões e seiscentos, vamos passar para doze milhões por ano. E já falei algumas vezes e vou repetir aqui, todo trabalhador brasileiro que ganhe até cinco mil reais por mês, a partir de primeiro de janeiro, eleito presidente, estará isento do Imposto de Renda.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Pastor Everaldo

Nós temos uma proposta de fazer uma reforma tributária, encaminhando no primeiro mês do nosso governo uma proposta para o Congresso Nacional. Onde ali fica estabelecido o princípio da Justiça Tributária. Hoje quem ganha menos paga mais. Que ali fique estabelecido o princípio da simplificação, no modelo que nós temos hoje as pessoas têm que tirar uma boa parte dos recursos, do tempo, da sua estrutura de pessoal só para pagar e cumprir com a burocracia dos impostos. Simplificação, justiça tributária, e transparência. Porque não há transparência. Hoje o cidadão que paga seus impostos, principalmente aquele que paga o imposto quando vai no supermercado, não sabe que está pagando mais imposto do que quem compra um avião, do que quem tem um iate. Na nossa proposta de reforma tributária, nós queremos tirar os recursos que hoje estão centralizados na união, inclusive para que se pratique essa política do pires na mão, onde os prefeitos são obrigados a ficar mendigando na porta do Governo Federal para poder ter algum recurso. A nossa proposta de reforma tributária é uma proposta que é mais barata, que promove a justiça, e que simplifica para que o investidor, para que o cidadão não seja prejudicado.

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo Pereira pergunta para Marina Silva

Nós sabemos, candidata Marina, que a carga tributária brasileira é uma das maiores do planeta. Quais são suas propostas para redução da carga tributária brasileira?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Chamada à tribuna por Aécio, Marina insinua que o contendor mudou de posição sobre o fator previdenciário. Era contra a extinção. Hoje, declara-se a favor. E Aécio: não coloque palavras na minha boca; aqui, quem muda de posição a toda hora não sou eu. Dilma sorri ao fundo. 

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Temos um plano de governo. Eu apresentei um plano de governo exatamente para dizer claramente para a sociedade brasileira o que iríamos fazer para assegurar o direito dos trabalhadores, conquistar novos direitos, fazer com que o país volte a crescer, recuperando a nossa economia, que hoje está crescendo a 0,9%, um crescimento pífio. Infelizmente você não apresentou um programa de governo, apresentou na última semana, quando já não havia mais tempo para o debate. Por respeito ao cidadão brasileiro nós apresentamos um programa de governo para enfrentar o problema do baixo crescimento e melhorar a vida da sociedade.

Aécio Neves (PSDB)

Réplica de Aécio Neves

Senhora candidata, não bote palavras na minha boca, quem muda de posição a todo tempo não sou eu. Voltemos à questão trabalhista. Uma das questões mais debatidas no Congresso Nacional diz respeito ao aumento real do salário mínimo. Nós apresentamos uma proposta de prorrogação do aumento do salário mínimo, mas nós sabemos que só vai voltar a crescer... O que pensa em fazer para que o Brasil possa realmente crescer e o aumento do salário mínimo possa impactar positivamente na vida do trabalhador?

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Aécio Neves

Manter os direitos trabalhistas. Eu fui fundadora da Central Única dos Trabalhadores e sei o que significou a luta para as conquistas que alcançamos. Vamos manter os direitos trabalhistas sim, respeitando o que os trabalhadores, a duras penas, conquistaram. O que nós vamos fazer é exatamente viabilizar meios para que cerca de 20 milhões de trabalhadores que estão hoje na informalidade possam participar do mercado formal de trabalho, qualificando cada vez mais o emprego, que muitas vezes é precarizado por uma série de medidas que são tomadas. Eu defendo que o trabalhador, que, inclusive, é penalizado porque muitas vezes ele tem que começar a trabalhar mais cedo, com o sonho de se aposentar mais cedo, por isso que complementarmente aos direitos trabalhistas, eu também defendo que se faça uma reparação em relação à questão do fator previdenciário. Inclusive Vossa Excelência disse, numa certa ocasião, que essa nossa proposta era uma leviandade, depois mudou de opinião, disse que ia rever. Nós vamos rever para que os trabalhadores, além do que já conquistaram, não sejam prejudicados pelo fator previdenciário que o governo da presidente Dilma manteve.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves pergunta para Marina Silva

Candidata, nós todos concordamos que na Constituição de 1988 nós tivemos avanços extraordinários em várias áreas, e alguns deles dizendo respeito exatamente, com direitos assegurados aos trabalhadores. Ouço, volta e meia, dúvidas que alguns dos seus pronunciamentos possam gerar em relação à manutenção desses direitos trabalhistas. A senhora pensa em alguma mudança ou em mantê-los todos?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Na sua vez de perguntar, Marina “24%” Silva escolheu Eduardo “1%” Jorge para debater. Tinha à sua disposição Dilma "40%" Rousseff e Aécio "21%" Neves. Incompreensível! 

Eduardo Jorge (PV)

Tréplica de Eduardo Jorge

O que eu queria saber se é vai baixar o juro não, com independência ou dependência, você vai baixar o juro para valor civilizado de onze para seis, para que o dinheiro flua, e com isso melhore a situação dos trabalhadores brasileiros, ou vai manter esse juro imoral em 11%, 10%, 12%?

Marina Silva (PSB)

Réplica de Marina Silva

Nós temos um situação em que a falta de autonomia do Banco Central, que foi corrida no atual governo, levou a elevação de juros, levou a subir a inflação, e caso dos juros, sem sombra de dúvida faz com que  aquele que gera renda prefira fazer a especulação financeira, porque nunca se ganhou tanto dinheiro como no atual governo, de sorte que o capital privado é bom quando faz o investimento bom, que gera o emprego, e é tratado sem preconceito.

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge responde a Marina Silva

Do nosso ponto de vista o problema maior é a questão do juro altíssimo que a independência ou quase independência, ou coisa que o valha, que vocês três defendem, permite que coloque o Brasil e o capital, o capitalista, o fazendeiro, a política de serviços totalmente reféns dessa grande, altíssima taxa de juros. Qualquer país igual ao Brasil não tem uma taxa Selic maior do que a inflação. A nossa está em onze, quando a inflação está acima de seis. E isso até os capitalistas depositam o dinheiro no banco e vão passear na Europa, porque não querem aplicar na empresa dele, que é risco, preferem ficar ganhando juros. A questão chave para retomar o crescimento, como diz o Amir Cair, é baixar progressivamente a taxa de juro no banco, independente ou dependente, para que o dinheiro flua, abrir possibilidade de renda para a classe trabalhadora. Enfrentar o rentismo que hoje governa o Brasil.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva pergunta para Eduardo Jorge

Eduardo, hoje nós estamos vivendo uma realidade de baixo investimento no Brasil. No atual governo nós tivemos uma redução significativa dos investimentos. Uma boa parte dessa redução se deve a políticas erráticas no que concerne a estimular o investimento, a parceria com a iniciativa privada, o preconceito que é praticado, mas principalmente em função de uma visão equivocada de como fazer esses investimentos.

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Além dos investimentos que nós fizemos em parceria com o setor privado, inclusive permite a remuneração a mais se o preso trabalha, se o preso estuda, nós temos uma experiência, Levi, extraordinária, que são as APACs, onde ficam os presos de menor periculosidade, e controlam sua segurança, de pequenas unidades espalhadas pelo estado. Os índices de ressocialização ultrapassam os 80%. Eu quero lançar o projeto de resgate, de regresso. Nós estimulamos as empresas a trazerem para o trabalho formal ex-presidiários. Nós damos a ela inclusive algumas facilidades no campo fiscal. O estado tem que ser proativo e não omisso nessa questão, como vendo sem hoje. 

Levy Fidelix (PRTB)

Réplica de Levy Fidelix

Candidato Aécio, eu comungo com esse propósito e adentraria também no seguinte, vamos para a privatização. Países como Holanda já utilizam. E se pudermos transformar penitenciária, posso exercitar isso lá como fábrica, como indústrias, isso é viável, por que não? As pessoas ficam pagando pena durante anos e anos, morrem e não têm futuro, e quando saem das prisões vão exatamente para onde? De novo para o crime. Então vamos transformá-las quem sabe em prisões indústrias, prisões fábricas, esta é a minha ideia.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Levy Fidelix

É realmente lamentável, mas eu diria que chega a ser criminoso, a baixíssima, seja do fundo de segurança ou do fundo penitenciário, tem impedido, em primeiro lugar, os estados planejarem a sua política de Segurança Pública e fazerem investimento no sistema prisional. Imagina, candidato Levi, que nesses quatro anos de governo da presidente Dilma, aquelas masmorras que deveriam estar recebendo investimentos, para se transformar em algo minimamente digno, receberam apenas 10.9% dos investimentos aprovados para o fundo penitenciário nacional. Eu apresentei um projeto de lei que a base do governo não permitiu que fosse votado ainda, mas colocarei para votar, que impede o contingenciamento dos recursos de Segurança Pública. O que for aprovado vai ser investido. Eu tenho uma experiência no sistema prisional de Minas Gerais que é premiada internacionalmente, são as PPP, nós estamos trazendo o setor privado para fazer investimento no sistema prisional e vamos falar mais amplamente da segurança, candidato Levi. Vou ter uma política de controle das nossas fronteiras efetiva, não essa de brincadeira que é conduzida pelo atual governo, onde os 14 veículos aéreos não tripulados viraram apenas dois. Vou ter uma relação diferenciada com esses países que produzem em seu território drogas que vão ser consumidas e matar gente no Brasil. Vamos ter uma relação altiva, de respeito, mas eles terão de tomar providências também externas para estabelecer parcerias no Brasil.

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix pergunta para Aécio Neves

Nós temos 600 mil presidiários hoje em situação calamitosa. O Governo Federal, Ministério da Justiça, não colocam dinheiro lá não, 10% do que faz, e deveria fazer muito mais. Eu te pergunto, qual é a solução para isto? Ou que soluções teríamos para que essa situação não permaneça como está? É lamentável como está.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

79% da matriz elétrica do Brasil é ambientalmente sustentável, diz Dilma. Seu governo está sujando a matriz, rebate Aécio. A plateia deve estar se perguntando: que Igreja matriz é essa que está com problemas elétricos? Eles se esqueceram do telespectador!

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Candidata, o seu governo atrasou em dois anos a implementação do cadastro rural, em dois anos não tomaram nenhuma atitude e vem sujando a matriz com a utilização de termoelétricas no limite que jamais havia sido utilizado. A participação das termoelétricas na nossa matriz saltou, nos últimos cinco anos, de 22% para 30%, porque o seu governo não teve a capacidade da previsibilidade. É o que falta ao seu governo, é o governo do improviso, o governo das respostas que vêm apenas depois que o problema já existe. Por isso nós precisamos restabelecer o planejamento no país, e é para isso que eu me preparei e é isso que nós vamos discutir, espero, no segundo turno.

Dilma Rousseff (PT)

Réplica de Dilma Rousseff

Eu sei, candidato, que o senhor não tem assim muita familiaridade com a questão do cadastro ambiental rural, porque queria avisar ao senhor que ele está em andamento. Ele está em processo de ser realizado em todas as regiões do Brasil. Pelo contrário, não depende de regulamentação, já foi feito e já está em andamento. Agora gostaria de dizer que 79% da matriz elétrica do Brasil é ambientalmente correta e sustentável. Pelo contrário, o Brasil hoje reduz por ano 650 de toneladas de dióxido de carbono ou CO2 equivalente. Então, somos bem reconhecidos nessa área.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Dilma Rousseff

Em primeiro lugar, candidata, o seu governo nos levou a uma política na área ambiental na direção oposta, na contramão da sustentabilidade, ao permitir ou até mesmo a estimular o subsídio aos combustíveis fósseis. Nós temos, na verdade, um conjunto de iniciativas que precisam ser implementadas. Uma, o seu governo demorou a conduzir no Congresso Nacional a sua regulamentação, que são os cadastros ambientais rurais, para que nós possamos definir com muita clareza quais são as áreas que precisam ser recuperadas e onde elas estão. Infelizmente, durante dois anos essa proposta ficou paralisada, exatamente pela omissão da sua base no Congresso Nacional, e nós precisamos mudar a nossa matriz, e mudar rapidamente, o que o seu governo não fez. Nós temos um potencial extraordinário no Brasil, hoje, de geração de energia eólica. A senhora não conseguiu fazer. Nós temos um potencial extraordinário de geração de energia através de biomassa, apenas no Estado de São Paulo, se o programa do etanol não tivesse sido tão violentamente atacado pela política equivocada do seu governo, esta energia se equivaleria a um Belo Monte, por exemplo. O que nós temos que fazer é enfrentar a questão do desmatamento que voltou a crescer, Senhora Presidente, no seu governo.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff pergunta para Aécio Neves

Candidato Aécio, o Brasil assumiu em Copenhague, de forma voluntária, a redução das emissões de gás de efeito estufa, no nível de 36 a 39%. Nós, além disso, temos reduzido sistematicamente o desmatamento. Gostaria que o senhor me dissesse qual é a sua política nesta área de mudanças climáticas.

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Sinto muito, mas não sou imperial, eu sigo a constituição. Agora o Governo Federal pela primeira vez investiu, quero repetir, 76 bilhões. Em 2013 desembolsamos dez bilhões, nós damos apoio técnico para os municípios fazerem os projetos. Nós financiamos, com juros subsidiados, a construção de ligação de água e também de esgotos. Nós conseguimos, inclusive, avançar muito junto com os municípios. Agora, quem decidiu que isso era atribuição municipal foi o constituinte, que colocou isso na Constituição...

Eduardo Jorge (PV)

Réplica de Eduardo Jorge

A lei do lixo acabou, os municípios, metade não extinguiram o lixo, e o Ministério do Meio Ambiente não fez nada, não articulou nada. Outra coisa importante, presidenta Dilma, o Brasil é, em relação ao tratamento de esgoto, se comparar com países semelhantes, está nas últimas colocações. A senhora está colocando a culpa nos municípios. Ora, uma Presidência da República imperial como a nossa, que está na mão com quase 70% dos recursos e não ajuda os municípios para fazer os projetos? Articular os projetos? Para que ser uma presidente imperial e não ajudar os municípios a andarem numa coisa tão importante como essa?

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Eduardo Jorge

Olha, Eduardo, eu acredito que é muito importante o saneamento para a saúde pública, é importante também para qualidade de vida nas grandes cidades. Nós estamos investindo 76 bilhões em saneamento. Nós colocamos dinheiro à disposição dos estados e dos municípios. Porque é atribuição constitucional dos municípios investir em saneamento. E para você ter uma ideia, nesse período todo, nós conseguimos dobrar, mais que dobrar a oferta de saneamento básico, esgoto, e aumentamos em 15 milhões os domicílios que foram ligados à rede de água. E eu tenho muito orgulho do que nós estamos fazendo no Nordeste para convivência com a seca. Porque no Nordeste, além da integração do São Francisco, nós fazemos obras em todas as cidades, as grandes cidades. Ceará, por exemplo. Cinturão das águas. Piau, Adutora do Piau e Bocaina. Bahia, adutora do algodão e do feijão. Pernambuco, adutora do Pageú. Eu acredito que nós fizemos muito em saneamento.

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge pergunta para Dilma Rousseff

O saneamento tem um elemento de promoção da saúde essencial, porque inclusive afeta principalmente às crianças, no entanto, presidenta Dilma, a lei do saneamento já foi adiada, e as suas metas, de 2010 para 2013, e agora adiaram para 2016. A lei do saneamento também ligada ao lixo acabou o prazo, metade dos municípios não cumpriram e o governo federal não orquestrou nenhuma nem outra junto com os municípios para que fossem cumpridas.

Começa o último bloco

No quarto bloco, o último do debate, candidato pergunta para candidato com temas sorteados. Depois, os presidenciáveis fazem as considerações finais.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Seu governo fracassou na economia?, pergunta Aécio para Dilma. E ela: O governo de vocês quebrou o país três vezes. É conversa para três horas de debate.

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

No que interessa neste debate, a disputa Marina x Aécio, na minha opinião, o tucano está se saindo melhor, mais tranquilo e simpático. A candidata do PSB me parece mais nervosa.

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Além de medidas como essa, é fundamental que se tenha agilidade nos processos, uma boa parte da população carcerária não tem acesso à defesa, não tem sequer como ver o seu processo tramitar. São políticas integradas que levarão a diminuir a quantidade de presos. As penas alternativas, quando aplicadas adequadamente, elas cumprem com esse papel de não ter que colocar as pessoas nos depósitos, como se fossem animais. Aliás, essa história de engavetador da República, também existe Ministro que engaveta terras indígenas, como o senhor muito bem lembrou. No governo da presidente Dilma foi o menor índice...

Eduardo Jorge (PV)

Réplica de Eduardo Jorge

Sim, mas estou falando do problema penitenciário.  O Ministro, que está presente, o Ministro da Presidente Dilma está aqui na plateia, ele tem na mão dele o anteprojeto de lei do Sinap, que é um sistema que vai estimular as alternativas penais, já está há quase dois anos parado na mesa dele, igualzinho as doze áreas indígenas que ele não assina. Esse Sinap é que precisa ser mandado para o congresso. 40% dos presos hoje são presos provisórios porque medidas cautelares não são aplicadas. O aberto e o semiaberto não recebem estímulos. Eles aplicam 300 milhões de construção de presídios e onze milhões para o aberto e semiaberto e medidas cautelares.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Eduardo Jorge

Hoje de fato nós temos um grave problema na Segurança Pública, que faz com que uma boa parte da nossa população se sinta insegura, desprotegida, quando tem que trabalhar, estudar, ou se divertir. Hoje nós temos que enfrentar o problema que leva à morte, repito, de 56 mil pessoas por ano, a maioria, repito, pessoas negras, pobres, das periferias da nossa Cidade. A falta de uma política de Segurança Pública faz com que a gente tenha presídios completamente superlotados, desumanos, que é um verdadeiro desrespeito a qualquer visão de Direitos Humanos. Nós temos que ter um trabalho que leve, em primeiro lugar, à prevenção, para que não aconteça a violência, para que não tenhamos a superlotação. Para isso é preciso implementar políticas, como o Pacto pela Vida, que reduziu violência em um trabalho conjunto da sociedade, entre as polícias, com instituições como Ministério Público, com instituições como aquelas que lidam com o problema da violência nas comunidades. Existe uma coisa que precisa ser feita, a maioria da população carcerária não tem acesso à defesa, porque o serviço de Defesa Pública, o advogado público também é mal remunerado, é fundamental que isso seja tratado adequadamente.

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge pergunta para Marina Silva

Eu fico triste que você e o PSB não enfrentem a questão do combate à criminalidade com a legalização e a regulação, que é a medida com o sistema mais importante para retomar o poder das penitenciárias, liderar a polícia, e tratar de forma adulta na relação com os usuários. Mas mesmo assim eu pergunto então, para você, como é que você vai tratar esse problema explosivo das penitenciárias brasileiras, já que esse governo atual, doze anos passados, o ministro inclusive está aqui presente, não resolveu nada, até pediu para não ser preso. Preferia morrer.

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Candidato, eu acho que o senhor deveria olhar com mais detalhes algumas, a última proposta que fez sobre fornecer remédios gratuitos para os aposentados, eu queria avisar para o senhor que está em vigência, tem farmácia popular. E nós, justamente para as pessoas mais velhas, que têm hipertensão, diabetes, e para as crianças que têm asma, nós somos um dos poucos países do mundo, candidato, que fornece remédios de graça. Veja o senhor que isso é compromisso com a saúde do povo, com o interesse público. Porque interesse público, para nós, é colocar o orçamento e fazer desse orçamento um orçamento dos pobres também. E não só dos ricos.

Aécio Neves (PSDB)

Réplica de Aécio Neves

Senhora candidata, nem a competência do seu marqueteiro João Santana é capaz de reescrever a história. O PSDB, candidata, seja justa, seja generosa, o partido que quando assumiu a Presidência da República pegou a inflação a 916% ao ano. Eu vou dizer para o telespectador novamente: 916% ao ano. Levamos a 7%. Teve um pique de 12, a partir da eleição do Presidente Lula, da imprevisibilidade do que significaria o seu governo. Nós fomos o partido, e nossos aliados nos ajudaram nisso, a permitir que o Brasil tivesse futuro e respeitabilidade. Agora nós temos diferenças muito grandes, candidata. 

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Aécio Neves

Fui bem sucedida quando se compara com o que aconteceu com os governos do qual o senhor era líder, que quebraram o país três vezes. O atual indicado pelo senhor para ser o seu eventual Ministro da Fazenda é aquele que praticou taxas de inflação acima do limite superior da meta, 7,7% em 2001, e em 2002, 12,5%. Candidato Aécio, tem alguns momentos que eu acredito que o senhor nega a realidade do que aconteceu no Brasil. Naquele período em que vocês foram governo. E a realidade é qual? Vocês desempregaram 12,5%, era a taxa de desemprego. Vocês tiveram ao mesmo tempo uma taxa de juros que bateu todos os recordes durante a gestão Armínio Fraga, 45%. Vocês tiveram a capacidade de colocar o Brasil de joelhos diante do Fundo Monetário. Então eu me pergunto, a partir do quê o senhor se considera capaz e eficaz na sua comparação com o meu governo? E mais, que é uma coisa interessante que eu gostaria de falar, essa mania de falar que vocês vão fazer um Bolsa Família melhor que o nosso, o de vocês, se é verdade o número que você deu, era de cinco milhões de pessoas, o meu é de 56 milhões de pessoas.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves pergunta para Dilma Rousseff

Senhora candidata, a senhora acabou de nos brindar com uma pérola, a inflação está sob controle. Provavelmente a senhora considera também adequado o crescimento do Brasil durante o seu mandato, cresceremos dois pontos percentuais abaixo da média que crescem os nossos vizinhos, apenas na região. A pergunta é muito objetiva, candidata, a senhora fracassou na condução da política econômica brasileira ao longo desses quatro anos?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Provocada por Marina sobre corrupção na Petrobras, Dilma diz que, no seu governo, afastou sob denúncias assessor nomeado pela rival na pasta do Meio Ambiente. Marina não respondeu.  

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Temos uma situação muito grave no que concerne à corrupção. Infelizmente não são criadas medidas para que ela seja cortada pela raiz. Nós temos várias denúncias. Nós tivemos denúncias de corrupção dentro da própria Casa Civil, e a resposta é sempre de que “não sabia”. Na Petrobras, de que “não sabia”. São vários os momentos em que, em lugar de se tomar medida, continua com a mesma história de que não sabia dos casos. É preciso tirar medidas preventivas, e eu vou dizer a frase certa. Pessoas virtuosas criam instituições virtuosas, e instituições virtuosas corrigem as pessoas. 

Pastor Everaldo (PSC)

Réplica de Pastor Everaldo

Por eu ter falado desse assunto no programa eleitoral do partido social cristão, perdi três minutos. A candidata, a coligação da candidata me tirou três minutos de programa eleitoral. É uma atitude antidemocrática, autoritária, tentando calar a gente que procura falar a verdade para a população brasileira. Se um funcionário da Petrobras, indicado no atual governo, levou para casa, levou para seu bolso, hoje os jornais dizem, 70 milhões de reais do seu dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro, imagina os chefes deles. 

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Pastor Everaldo Pereira

De fato é lamentável o que acontece hoje no Brasil. E infelizmente a presidente Dilma diz que não sabia que uma pessoa que estava praticando atos de corrupção nessa magnitude, durante doze anos dentro do seu governo, não tinha o conhecimento dela. Que sai do governo porque ele mesmo pediu para ser demitido, e ainda recebe elogios na ata em que pediu a sua demissão. E é dito que foi dada autonomia ao Ministério Público? Quem deu autonomia ao Ministério Público foi o constituinte, que exatamente para evitar esse tipo de visão autoritária deu ao Ministério Público sua autonomia. A Polícia Federal é um órgão de estado, não é de governo. É de partido. E a Polícia Federal faz as suas investigações, às vezes a duras penas. Nesse caso, se não fosse o trabalho da Polícia Federal, talvez nós tivéssemos ainda a continuidade dessa pessoa que estava assaltando os cofres públicos. Nós vamos sim, no nosso governo, combater a corrupção, a começar por não nomear corruptos. E a estabelecer critérios de busca para preencher os cargos da Petrobras, das agências, e até mesmo da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios, que hoje estão entregues à politicagem.

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo Pereira pergunta para Marina Silva

Candidata Marina, lamentavelmente tenho que voltar a um assunto que novamente é manchete nesse país, o escândalo da corrupção da Petrobras. Nunca antes na história desse país um diretor da Petrobras precisou usar uma tornozeleira eletrônica para não fugir. Porque roubou ele 50 milhões dos nossos, do meu, do seu...

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Dilma X Marina. Se mandar cercar, vira ringue!

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Marina, vamos colocar as coisas e os pingos nos "is". O seu diretor, nomeado por você, diretor de fiscalização do Ibama foi afastado do meu governo por crime de desvio de recursos. E eu não saí por aí, Marina, dizendo que você era, conhecia a corrupção e tinha acobertado a corrupção. Sejamos corretas na condução. Esse diretor, nós investigamos, nós prendemos. No passado, ninguém prendia ninguém. E as pessoas eram protegidas. Veja só que os crimes do metrô de São Paulo foram descobertos pela Suíça.

Marina Silva (PSB)

Réplica de Marina Silva

Dilma, você não cumpriu os seus compromissos de campanha. A corrupção foi varrida para baixo do tapete. Existe uma lei no Congresso Nacional que faz o combate de corrupção das empresas corruptoras, e você tem o projeto de regulamentação na sua gaveta e até hoje você não regulamentou. Você diz que foi o próprio diretor da Petrobras que disse que ia sair porque tinha recebido um recado. Foi negociação premiada. Existe agora a delação premiada. Houve uma demissão premiada, negociada no seu governo?

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Marina Silva

Eu acredito que cumpri todos os meus compromissos. Hoje o Brasil pratica a menor taxa de juros de toda a sua história, Marina. Além disso, não houve governo que mais combateu a corrupção como o meu. Eu não escondi debaixo do tapete, não varri e não engavetei. Demos autonomia para investigar, não nomeamos o engavetador da República. Tem gente que nomeia o engavetador. Demos a mesma autonomia para a Polícia Federal. Investigamos toda a corrupção, e se hoje essas, esses malfeitos, esses crimes, essa corrupção está sendo descoberta, foi porque nós investigamos. Agora, Marina, sabe uma coisa que eu acho interessante? É que vocês falam que vão continuar os programas sociais do governo. Quem é que pode achar que quem nunca fez os programas vai fazer melhor do que quem os construiu? Se vocês acham bons é porque nós construímos. Por exemplo, nós criamos um Bolsa Família para 56 milhões de pessoas. No passado, ele era apenas para 5 milhões, como foi dito há pouco. Então, por que o povo iria acreditar, a dona de casa iria acreditar, que nós que criamos os programas, fazemos, não sabemos fazê-los e vocês saberão?

Marina Silva (PSB)

Marina Silva pergunta para Dilma Rousseff

Candidata Dilma, uma coisa importante é apresentar um programa de governo. Eu apresentei um programa de governo, mas, infelizmente, você não apresentou, o Aécio também não apresentou. Nas eleições passadas você assumiu vários compromissos, diminuir os juros, fazer o país continuar crescendo, combater a corrupção. E nada do que você se comprometeu está sendo cumprido. Por que você não conseguiu viabilizar seus compromissos, Dilma?

Pastor Everaldo (PSC)

Tréplica de Pastor Everaldo

Levi, você falou a respeito da PEC 300, o PSC tem lutado ao longo do período dessa legislatura para colocar em votação a PEC 300. A PEC 300 é que estabelece a dignidade salarial, e, lamentavelmente, o governo não deixa votar a PEC 300, que daria, começaria a restabelecer essa dignidade salarial. Nós temos policial que hoje, em alguns estados do Brasil, recebem uma ninharia que não dá nem para fazer a sua compra para sua família no dia a dia.

Levy Fidelix (PRTB)

Réplica de Levy Fidelix

Pastor Everaldo, você exatamente está na linha que eu proponho. O nosso governo está engavetando, para reconstrução dos seus salários, as forças regulares. Exército, Marinha e Aeronáutica, há vários anos, 28%, um terço do que ganham os nossos militares. A PEC também está segura porque não fazem nada que não seja dar dinheirinho para onde não precisa, especialmente para os cubanos. Então, tenho certeza absoluta que nossos militares, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, precisam de aumento imediato para que possam dar o aparato necessário ao povo e a segurança necessária. 

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo responde a Levy Fidelix

Candidato Levy, hoje o cidadão de bem está preso dentro de casa. O bandido está solto na rua. Nós propomos logo no início da nossa campanha, a primeira proposta foi a criação do Ministério da Segurança Pública. Hoje são 39 Ministérios e nenhum deles cuida especificamente da Segurança Pública do brasileiro. Então nós, ao propor o Ministério da Segurança Pública, estamos querendo reequipar, reaparelhar toda a polícia e sincronizar toda a polícia do Brasil, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, inclusive as nossas forças armadas que têm sido abandonadas e vilipendiadas, sucateadas, para quê? Ainda há pouco alguém falou das nossas fronteiras, foi você. São quase 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres, secas, que estão desprotegidas. O efetivo da Polícia Federal é muito aquém da necessidade. Onde entram armas, onde entram as drogas, e que afetam literalmente, e, principalmente, a nossa juventude. Então, nós vamos restabelecer a dignidade salarial do policial, da polícia, e restabelecer a autoridade para que se possa ter ordem nesse país.

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix pergunta para Pastor Everaldo

Pastor Everaldo, comungamos o mesmo propósito para a família brasileira, para a seriedade nos investimentos, no campo social, e também a saúde. E especialmente mobilidade urbana, mas a minha pergunta será no campo da segurança. É muito importante. Morrem mais de 50 mil pessoas por ano por arma de fogo, assassinadas, as pessoas estão, porque não temos um aparato de segurança à altura, porque recebem maus salários e não temos um aparato à altura de tudo o que o povo deseja e quer. Por favor me responda sobre esse tema. 

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Quem não conhece o seu programa, me desculpe, é você, porque o déficit habitacional praticamente não diminuiu. Me permita corrigi-la mais uma vez. O programa social do governo do PT era o chamado Fome Zero, que ninguém até hoje entendeu o que era, tanto que desapareceu da agenda do PT, e o PT implementou o nosso programa, unificando o bolsa-escola, o bolsa alimentação, o vale gás, e herdando o cadastro único, já com mais de 5 milhões e 900 mil pessoas, e fizeram muito bem. Eu reconheço essa virtude do Presidente Lula. Agora nós queremos é superar a pobreza, eu não me contentarei com sua simples administração, como parece estabelecer ao seu governo.

Dilma Rousseff (PT)

Réplica de Dilma Rousseff

Interessante, Aécio, um programa de 14 milhões de famílias não tem nada a ver com o programa que era extremamente fatiado e não chegava a mais de dois milhões de pessoas. Então, o que eu quero dizer, esse programa é o Bolsa Família. O "Minha Casa Minha Vida", ele é centrado, talvez você não conheça, talvez seja difícil para você dar continuidade a ele porque você não o conhece. A principal característica do "Minha Casa Minha Vida" é que o subsídio maior é para quem ganha até 1.600 reais. Se você tivesse conhecimento disso, você também não diria que você vai fazer um programa como "Minha Casa Minha Vida" que contemplará até três salários mínimos.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Dilma Rousseff

Olha, candidata Dilma, aprendi muito cedo, na administração pública, na vasta experiência que a vida me deu privilégio de ter, de que os bons projetos devem ser aprimorados e reconhecidos. Por exemplo, o Bolsa Família foi aprimorado porque ele foi unificado, só não foi reconhecida a sua origem, que está exatamente no programa do governo do Fernando Henrique, com bolsa-escola, bolsa alimentação. Eu cito apenas para dizer que os bons programas do PT vão continuar, mas vão ser aprimorados. Minha Casa Minha Vida, no meu governo vai ter um foco muito maior na faixa que vocês não conseguiram enfrentar adequadamente, a faixa de até três salários mínimos, um déficit de quatro milhões e cem mil moradias hoje em está em torno de três milhões e 900 mil moradias, e outros projetos. O Pronatec, não sei se você sabe, a inspiração do Pronatec é um programa que se iniciou em Minas Gerais, o PEP, inspirado no governo do meu amigo e companheiro, correligionário do Alckmin. Tem as Fatecs. A administração pública, Dilma, é copiar as boas ideias, aprimorar, reinventá-las, mas com generosidade, sem achar que descobriu a roda, que é dona de todos os projetos. Não é o primeiro nem será o último projeto habitacional do Brasil, é importante e esse tipo de subsídio será mantido no meu governo, o que não acontecerá no meu governo é o subsídio para os empresários amigos do poder.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff pergunta para Aécio Neves

Candidato Aécio, ao Brasil passou décadas sem investir em habitação popular, nós fizemos o programa de habitação popular da história do país. Hoje tem mais de três milhões e 600 mil moradias entre entregues e contratadas, metade entregue e metade contratada. O que o senhor acha desse programa?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Luciana Genro faz as vezes de um franco-atirador. Defronte de Aécio, fala de mensalão mineiro, ‘privataria tucana’ e aeroporto de Cláudio. Impossível para um candidato competitivo sair de um embate com a peso-pena do PSOL sem arranhões.

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

No meu governo todas as obras públicas foram feitas para atender a população do meu estado. Todas elas aprovadas pelo Ministério Público. O meu governo, Luciana, é o governo que melhorou a vida das pessoas. Eu deixei Minas Gerais com 92% de aprovação porque eu levei Minas a ter a melhor educação fundamental do Brasil, eu tratei das pessoas, ao contrário do que você diz aqui. Levei Minas a ter a melhor saúde da região Sudeste, Luciana. Acusações levianas em véspera de eleição não servem a um debate desse nível, lamentavelmente você não está preparada para disputar a presidência da República.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro interrompe

Tu não levante o dedo para mim.

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Luciana, não seja leviana, você está aqui como candidata a presidência da República, você está aqui...

Luciana Genro (PSOL)

Réplica de Luciana Genro

Aécio, quem não tem conexão com a realidade é você. Você que anda de jatinho, que ganha um alto salário não conhece a realidade do povo. Vocês do PSDB zombam do povo que anda de ônibus lotado, metrô lotado, vive de salário mínimo. O teu economista, que tu já nomeou para Banco Central, chegou a falar que o salário mínimo aumentou demais, e que o desemprego tem uma parte que é necessária para equilibrar a economia. Então, Aécio, tu é tão fanático das privatizações, e da corrupção, que tu chegou ao ponto de fazer um aeroporto com o dinheiro público e entregar a chave para teu tio, e isso tu ainda não explicou devidamente para o povo brasileiro.

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

"Luciana, você faz aqui seu espetáculo sem nenhuma conexão com a realidade". Dessa vez, Aécio não disse que Luciana Genro é "linha auxiliar" do PT e não ouviu como resposta: "Linha auxiliar, uma ova!"

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Luciana Genro

Cara Luciana, eu vejo que você faz com o tema livre aqui o seu espetáculo, sem a menor preocupação com a realidade. Você sabe que o Brasil não seria hoje se não fosse o governo do PSDB. A responsabilidade fiscal, a modernização da economia, o Plano Real. Talvez não tenhamos tido, ao longo de toda a nossa história, um benefício tão profundo para as famílias, para você que está nos ouvindo, como o fim da inflação. Essa mesma inflação que hoje está de volta. Nós combatemos o governo do PT porque temos uma visão de mundo absolutamente diversa da que eles têm. Nós queremos um Brasil que possa se conectar com as cadeias globais, para que possa gerar rendas e empregos no Brasil. Queremos, onde a meritocracia possa substituir o aparelhamento absurdo da máquina pública. O que eu quero são políticas que possam superar a pobreza, não apenas conviver com ela como me parece bastar ao PT. Eu estou como candidato à Presidência da República porque nós construímos um projeto, com qual nós acreditamos, eu respeito o seu, também não acredito nele, mas o nosso é o projeto pronto para, a partir do dia primeiro de janeiro, possibilitar uma nova escola brasileira, para que seu filho tenha educação de melhor qualidade, com mercado de trabalho cada vez mais, para descentralizar a saúde, levando a Saúde mais próxima de você, para que eu, como Presidente da República, cuide pessoalmente da política nacional de segurança, para que os filhos das famílias brasileiras possam viver longe do crime e longe da droga.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro pergunta para Aécio Neves

Aécio, tu e a Dilma parecem o sujo falando do mal lavado. Ela te acusa de privatização, mas o governo do PT privatizou rodovias, aeroportos, na área da Saúde, privatizações, terceirização. Tu acusa de corrupção o governo do PT, só que tu tinha que ter vergonha de falar em corrupção com o PT, porque o mensalão mineiro foi a origem do mensalão, e porque a privataria tucana, quando vocês privatizaram tudo no Brasil, foi um grande escândalo.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Marina Silva exibe um broche com o número que seu eleitor precisa digitar nas urnas: 40. Não é por acaso. As pesquisas indicam que algo como metade dos eleitores que manifestam a intenção de votar nela não sabem como converter a intenção de voto em voto.

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Luciana, eu tenho a vida inteira dedicada à defesa dos direitos humanos, à defesa do meio-ambiente, às convicções que em parte eu sei até que tu defende, mas tu por uma questão eleitoreira faz questão de me botar no mesmo plano daqueles que tu sabe que eu não tenho nenhuma afinidade com eles. Isso é velha política, é o discurso de conveniência, tu sabe a verdade. Que o meu plano de governo, ele é melhor do que o da Dilma, melhor do que do Aécio, e até muito parecido com o teu. Mas tu faz a política de conveniência, e tu só mudou o teu programa depois que eu reclamei, porque antes eram apenas frases genéricas.

Luciana Genro (PSOL)

Réplica de Luciana Genro

Pois eu temo, Marina, que tu ceda à pressões para uma Segurança Pública militarizada, porque afinal de contas tu tem cedido à várias pressões, cede à pressão do Agronegócio, dizendo que nunca foi contra os transgênicos, cede à pressão dos banqueiros, quer entregar o Banco Central para o controle do mercado financeiro e dos bancos, tu cede aos setores fundamentalistas, bastou quatro twitters do Malafaia e tu jogou na lata de lixo o teu programa de combate à homofobia. É preciso ter firmeza, é preciso ter coragem para enfrentar interesses que querem endurecimento penal, que só levam ao maior encarceramento e à violência. 

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Luciana Genro

Temos uma proposta sim para a Segurança Pública, Luciana. A proposta de fazer com que os recursos que temos hoje para Segurança Pública, do Fundo Nacional de Segurança Pública, que são insuficientes, que eles possam sair dos 600 para 6 bilhões. Nós queremos fazer um investimento em parcerias com os governos estaduais, porque hoje nós temos cerca de 56 mil pessoas que estão sendo assassinadas por ano, em função do descaso que o Governo Federal tem em tratar do problema da Segurança, como se fosse um problema nacional. A maioria dessas pessoas que estão sendo assassinadas são jovens negros, são pessoas pobres, que não têm uma condição de ter um lugar ao sol, e muitas vezes elas são tragadas pelas drogas. A nossa proposta de Segurança Pública é de aumentar os recursos, de ter uma polícia que seja treinada adequadamente, e que respeite Direitos Humanos, de termos uma combinação de políticas sociais que faça com que a segurança possa cair de forma estrutural, como fizemos em Pernambuco, com o pacto pela vida, onde no Nordeste foi o único estado em que a segurança teve êxito, porque a violência caiu. Nos demais estados só tivemos segurança no período da Copa, e não teve continuidade após os jogos da Copa do Mundo.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro pergunta para Marina Silva

Marina, sobre segurança nós temos uma situação dramática no país. É preciso maiores investimentos em segurança pública, é preciso acabar com essa lógica de  encarceramento da nossa juventude, é preciso mais investimentos para que nossos presídios não sejam verdadeiras masmorras, a tua política, que é a mesma do PSDB, só vai trazer mais arrocho salarial para os trabalhadores, aposentados. Quero saber se tua nova política é exatamente a mesma política econômica do PSDB, que não vai trazer recursos para melhorar a Segurança Pública.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

De novo, mãos divinas guiam o sorteio: Levy Fidelix é brindado com a oportunidade de questionar alguém sobre 'combate às drogas'. Ele escolhe Luciana Genro: 'Vem aqui, vou enquadrá-la!' Uhhhhh... Questionada, Luciana defende a descriminalização das drogas. "Até o Fernando Henrique Cardoso já defende", diz ela. FHC, a propósito, ouvia da plateia.

Luciana Genro (PSOL)

Tréplica de Luciana Genro

Sairia se a homofobia fosse crime, mas infelizmente não é. Mas eu não faço apologia às drogas não, assim como não faço apologia do cigarro, do Lexotam e do Rivotril, mas não faço a defesa de que o jovem deve ser encarcerado. Nós defendemos que o governo precisa de futuro, de liberdade, de escola e de emprego. O desemprego hoje na faixa dos 18 e 24 anos está em 14%. Ao invés de oferecer prisões a nossa juventude, o governo precisa oferecer emprego. Infelizmente, com a política desenvolvida pela Dilma, proposta pelo Aécio, pela Marina, não tem emprego, não tem investimento público, não tem futuro para a juventude. 

Levy Fidelix (PRTB)

Réplica de Levy Fidelix

Acontece que toda vez que você faz apologia às drogas, nós sobrecarregamos o aparato de segurança do nosso país, as fronteiras que estão desguarnecidas porque o governo atual não investe nas fronteiras, está deixando cada dia mais entrarem armas e drogas. Não adianta vir dar uma de mocinha, porque está incitando o jovem a consumir mais drogas. Você não está corrigindo isso não, e ao mesmo tempo do aborto, onde meninas caem todos os dias nessas clínicas e são mortas. Como também, gente, não incitei ninguém contra ninguém, exigi e exijo respeito a mim, nunca tive um processo na minha vida, o Eduardo Jorge dizer que sairia daqui preso.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro responde a Levy Fidelix

Hoje nós vivemos uma verdadeira guerra aos pobres, travestida de guerra às drogas. O que nós vimos no Rio de Janeiro é isso, as polícias entram matando, as UPPs não funcionaram no Rio de Janeiro justamente porque ao invés de se oferecer serviços públicos para a população que mora nas periferias, que mora nas comunidades, se oferece uma polícia violenta, que executa, como o caso do Amarildo, da Cláudia, até o presidente Fernando Henrique Cardoso, já constataram que essa guerra às drogas não acabou com o narcotráfico e só encarcera milhões de jovens pobres, negros, de baixa escolaridade, que vão para essas prisões imundas, que são verdadeiras masmorras, e saem de lá ainda pior do que entraram, e aí caem de volta nas garras do narcotráfico. E essa suposta guerra às drogas, que na verdade é uma guerra aos pobres, também só aumentou a violência e a corrupção policial. Por isso nós defendemos, Levy Fidelix, o fim dessa lógica de Segurança Pública amparada na guerra às drogas, uma mudança profunda nas polícias, que merecem melhores salários e que precisam de um treinamento que realmente sirva para defender os direitos das pessoas, para defender os Direitos Humanos, e não para violá-los, como lamentavelmente nós temos visto hoje, porque é parte da estrutura militarizada da polícia violar direitos, e nós defendemos a desmilitarização.

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix pergunta para Luciana Genro

Luciana Genro, você esteve em Cuba, esteve na Venezuela, e treinou muito lá guerrilha. Sim, falando muito bom espanhol, posou lá com a estátua do Che Guevara, eu vi sua história, estudei você. Eu sou um brasileiro que quero saber de você o que vai fazer com tantos jovens que estão drogados hoje, e que não conseguem sair dessas clínicas porque não têm recursos, o governo não investe.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

O tema é 'custo Brasil', disse William Bonner. E Aécio: 'posso perguntar para Dilma?' Não podia. Ela já havia respondido a duas questões. Aécio vira-se para Dilma: 'Que pena, candidata!', diz ele, entre risos. 

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge responde a Aécio Neves

Isso da logística é muito importante, tem outros fatores, inclusive a corrupção, inclusive a centralização excessiva, mas para o Partido Verde um ponto que está muito claro e está no nosso programa desde março de 14, é a questão da reforma tributária. Fomos o único partido que apresentou uma reforma tributária ampla. Vocês, do G3, estão propondo um cheque em branco. Vamos votar neles sobre reforma tributária sem saber o que o Aécio, a Dilma e a Marina vão fazer. Depois da campanha é que vão dizer. Qual é a proposta do Partido Verde? É associar algo que quando você era Presidente da Câmara comandou o processo de discussão do projeto do professor Marco Cintra, da Fundação Getúlio Vargas, de criar o imposto único arrecadatório federal, é tipo igual a CUT, quase única, que pode ser completado com esquema de Justiça, como por exemplo regular o imposto das grandes fortunas que o Fernando Henrique tentou e não conseguiu, e aproximando isso de um Imposto de Renda para as pessoas mais ricas do Brasil. Mas o imposto único arrecadatório federal, que foi da época da sua presidência, é, do ponto de vista do Partido Verde aquela maior medida racionadora. Pelo cálculo do professor Marco Cintra, vai reduzir 10% do preço dos produtos, do pão, do macarrão, da comida, essa é a proposta do Partido Verde, gostaria de saber se você está disposto a conversar sobre isso conosco.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves pergunta para Eduardo Jorge

Nós sabemos que um dos fatores que mais vem prejudicando o desenvolvimento da economia brasileira é o custo Brasil, que se dá numa logística de péssima qualidade, já que esse governo demonizou as privatizações durante dez anos e o Brasil é hoje o cemitério de obras abandonadas e inacabadas por toda parte, temos um sistema tributário complexo, confuso e oneroso, que esse governo não tomou conhecimento durante os doze anos. O que o senhor acha possível fazer para diminuir o custo Brasil, que nossas empresas sejam mais competitivas, empreguem mais e tenham mais renda?

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

Tema: Previdência. Everaldo pergunta sobre o PAC. Aécio começa a responder e é interrompido por Bonner. O tema é previdência, diz o apresentador. "Fale sobre a previdência, Aécio", pergunta Everaldo. Uma vergonha.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Escanteado pelo eleitor, Pastor Everaldo participa do último debate como linha auxiliar do PSDB. Tornou-se um levantador de bolas para Aécio Neves. 

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Um das marcas da nossa candidatura é, sem dúvida alguma, pastor Everaldo, a qualidade da equipe que nos acompanha, e estamos todos mergulhados em alternativas. Uma delas, para o aposentado, é exatamente você incluir um plus também que diga respeito à variação do médico, do custo dos medicamentos, que obviamente são utilizados pelas pessoas mais idosas, mas eu quero reiterar aqui nesse instante aos aposentados brasileiros o compromisso que assumi com as centrais sindicais, e agradecer o apoio que recebi do Sindicato Nacional dos Aposentados. Nós vamos rever o fator previdenciário para que esse peso não continue a impactar de forma tão violenta na vida cotidiana de milhões de aposentados brasileiros.

Pastor Everaldo (PSC)

Réplica de Pastor Everaldo

Depois eu volto ao assunto do PAC se der oportunidade. O PSC defende o fim do fator previdenciário. Nós defendemos porque hoje a eficiência da previdência é lamentável. Por quê? Nós precisamos ter uma alternativa, recuperar o poder da aposentadoria. Não levianamente, temos que fazer um planejamento a longo prazo para recuperar o poder de compra do aposentado, porque deu o seu sangue, o seu suor, seu trabalho em favor do Brasil, e agora tem sido prejudicado perversamente.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Pastor Everaldo

Vou apenas concluir a frase: não deram ao PAC a experiência que os brasileiros esperavam. O Brasil tem um problema grave na Previdência, até porque aquilo que se esperava para 2026, que era um déficit em torno de 1% do PIB, infelizmente já foi alcançado este ano. Eu me lembro e me lembro muito bem, pastor Everaldo, que eu era governador de Minas Gerais. No ano de 2006, 2005 para 2006, ainda no primeiro mandato, fizemos a primeira reunião na Granja do Torto, com outros 25 governadores de Estado e começamos ali a discutir um projeto viável, racional, principalmente para aqueles que deveriam, a partir daquele instante, e avançamos na busca daqueles avanços, infelizmente o Presidente da República, no momento em que enfrentava alguns contenciosos na sua base, mais uma proposta na sua reforma. Como arquivou a reforma política, a reforma administrativa e a reforma tributária. O que eu quero dizer em relação à questão da Previdência é que eu vou trabalhar muito junto às centrais sindicais para que nós possamos rever o fator previdenciário que vem tirando uma parte muito expressiva das receitas ou das aposentadorias dos brasileiros. É possível fazer isso falando a verdade, discutindo cara a cara, e nós vamos fazer porque o Brasil de hoje, infelizmente, é um Brasil do que era há tempo atrás.

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo Pereira pergunta para Aécio Neves

Então, senador, o que tem a me dizer sobre a previdência no Brasil?

Bonner interrompe

Os senhores me permitam, esse bloco é de tema determinado por sorteio. Previdência. Vamos começar de novo, o senhor pode fazer a pergunta, pastor, sobre previdência. Em respeito às regras do debate.

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo Pereira pergunta para Aécio Neves

Mesmo sendo do assunto previdência [a minha questão], meu querido senador Aécio, eu queria falar de um assunto que tem incomodado o Brasil. O PAC só conseguiu realizar em torno de 30%, 30% do que foi programado. O PAC, eu pergunto, é um programa de atraso do crescimento ou um programa de aceleração da corrupção?

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Informo à candidata que a inflação está sob controle. Agora acho importante ela ler o que escreveu no programa. Até porque eu não tenho responsabilidade quanto ao que ela escreveu. Agora, a minha inexperiência política, é interessante vindo de uma pessoa que defende a nova política. Quer dizer, candidata, que uma pessoa que não fez a carreira vereadora, deputada, senadora, ela não pode ser presidenta? Onde isso está escrito? Não na nossa Constituição. Aliás, eu tenho convicção que qualquer brasileiro ou qualquer brasileira podem ser Presidente da República.  Agora, o que tem de haver é experiência e competência.

Marina Silva (PSB)

Réplica de Marina Silva

Está falando a Dilma das eleições. E não a Dilma das convicções. Que por não ter experiência política e ter virado presidente da República, não ter sido nem vereador, e virado Presidente da República, sabe o que acontece? Confunde os poderes. Acha que autonomia do Banco Central é ser um poder independente. Autonomia do Banco Central é para que tenha autonomia, a inflação que está alta no seu governo, e para a interferência política de quem acha que manda em tudo e ainda manda no resto, é para evitar que a inflação cresça como está crescendo no seu governo.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Marina Silva

Candidata, acho que você deliberadamente está confundindo autonomia e independência, o que está escrito no seu programa é a defesa da independência do Banco Central, e aí, candidata, tem um programa. Independente só são os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Independência do Banco Central é dar um quarto poder para os bancos. Eu sempre defendi autonomia, sempre me acusam de não respeitar a autonomia. Eu respeito a autonomia do Banco Central. Só não acho, candidata, que nem no caso da autonomia, ela tem de ser legalizada, no sentido que ela tem de ser jurídica. Por quê? Porque a autonomia do Banco Central tem de ser uma opção que os governos fazem em defesa de uma política econômica de combate a inflação. E isso não significa que o presidente do Banco Central e sua diretoria sejam inamovíveis.  Eu sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa. Porque a senhora ou está deliberadamente tentando confundir autonomia com independência, mas isso não é possível, candidata. Autonomia é uma coisa, independência é outra. Até porque as consequências também são outras. Quando se escolhe um presidente, se escolhe uma política econômica. Não é possível transferir essa escolha para os bancos, candidata, sinto muito.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva pergunta para Dilma Rousseff

Candidata Dilma, a senhora tem feito uma série de acusações em relação a autonomia do Banco Central, que aliás a senhora defendeu em 2010, e entrou, inclusive, numa batalha campal com o candidato Serra, porque ele era contra. Agora você diz que é contra também a autonomia do Banco Central. Qual é a Dilma que está falando agora. É a Dilma que faz o discurso da eleição ou é a Dilma que tem uma convicção?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

O sorteio das perguntas é guiado por mãos divinas. Dilma teve de questionar Aécio sobre o "papel das estatais". Marina foi brindada com a oportunidade de questionar Dilma sobre "independência" do Banco Central. 

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Eduardo Jorge travou com Dilma um diálogo esquisito. Candidato do PT fala da morte de mulheres como Jandira. Morreu de quê? Não disse. Falava de aborto, mas não usou a palavra. Dilma falou de "interrupção" sem dizer de quê!

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Candidata Dilma Rousseff, não sou eu quem diz, é o povo brasileiro que está indignado com o que seu partido, seu governo, fez com nossas empresas. Vocês entregaram a nossa maior empresa - e isso quem diz é a Polícia Federal - a uma quadrilha, a uma organização criminosa que lá se instalou, o diretor está preso, as denúncias não cessam porque não ficam apenas nele, esse é o lado perverso do aparelhamento da máquina pública, que é a pior marca do governo do PT. A senhora, infelizmente, tem um governo que não atende ao cidadão, à cidadã, atende a um projeto de poder, que eu acredito, a partir do próximo domingo começa a terminar.

Dilma Rousseff (PT)

Réplica de Dilma Rousseff

Candidato Aécio Neves, vocês praticamente entregaram para nós a Caixa e o Banco do Brasil numa situação extremamente precária. Hoje a Caixa e o Banco do Brasil são bancos públicos muito sólidos. Mas eu gostaria de voltar a uma questão, acho estranho que o senhor trate com tanta leveza a questão das privatizações. Foi no governo do senhor que um funcionário, alto funcionário de um banco público disse que estavam tratando as privatizações no limite da irresponsabilidade. E esse funcionário simplesmente constatava as condições pelas quais se organizavam os consórcios que compraram essas empresas.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Dilma Rousseff

Senhora candidata, a senhora acaba de dizer que o seu Ministro das Minas e Energia chamou o então diretor da Petrobras, “Oi, Paulo, entrega aqui, faz aqui uma carta de demissão”. Vamos acreditar nisso. Não é a melhor forma de tratar alguém que assaltou a nossa maior empresa. Faltou a senhora dizer, ou explicar, quais foram, candidata, os   relevantes serviços prestados à companhia no desempenho de suas funções, foi com esse documento que ele foi para casa, depois para cadeia, então essa história precisa ser contada com maior clareza para as pessoas. As nossas propostas são muito claras, candidata, nós sim privatizamos setores necessários de serem privatizados, imagina o setor de telefonia, a senhora nomeando os dirigentes dessas empresas. Imagina uma Embraer, que compete em partes do mundo com êxito, nas mãos do PT. Fizemos as privatizações de setores importantes como siderúrgica, que eram necessárias.  No meu governo a Petrobras vai ser devolvida aos brasileiros. Teremos uma direção da empresa profissional, uma gestão que engrandeça a empresa e não a diminua, como aconteceu nesse seu período de governo, e os bancos públicos também não serão cabides de emprego para aliados políticos, como infelizmente vem acontecendo hoje.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff pergunta a Aécio Neves

Candidato Aécio Neves, eu sei que ao longo de todo o período em que o senhor foi líder do PSDB no Congresso, o senhor defendeu que as políticas de privatização eram aquelas que deveriam ser adotadas. Levantou a hipótese, inclusive, de em algum momento no futuro privatizar a Petrobras. Mas também houve por parte do seu escolhido para Ministro da Fazenda a hipótese de privatizar os bancos. A caixa, o Banco do Brasil e o BNDES.

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

Eduardo Jorge fugiu do tema da pergunta (corrupção) e questionou Dilma sobre aborto. Dilma ignorou a pergunta e falou sobre a demissão de um diretor da Petrobras. Diálogo de surdos típico de debate eleitoral.

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Eu sou a favor de reforçar toda a proteção à juventude para prevenir a gravidez precoce. Apoiar as moças, as jovens, para que elas não sejam levadas a esse momento em que elas se sentem inteiramente desprotegidas. Agora, repito, a legislação prevê a interrupção em três casos, e nesses casos, só com autorização da gestante. No caso específico da Petrobras, eu queria dizer ainda que tem gente que combate a corrupção, como eu, para fortalecer a Petrobras. Tem outras pessoas que combatem a corrupção para enfraquecer a Petrobras e querer a sua privatização. 

Eduardo Jorge (PV)

Réplica de Eduardo Jorge

Quanto à corrupção, eu insisto, é uma questão estrutural, a senhora poderia considerar a proposta do PV de cortar 50% desses cargos indicados nos Ministérios e nas estatais indicar uma pessoa, mas todos os contratados serem por processo seletivo, e acabar com esse loteamento que foi muito prejudicial, da Petrobras. Agora quanto à questão das mulheres, presidenta Dilma, eu acho que se a senhora pensar bem, talvez se a senhora conseguir outro mandato, eu gostaria que a senhora reconsiderasse e adotasse, ou pelo menos pensasse em apoiar a posição do PV de revogar essa lei cruel, machista, anti-mulheres, que mata mulheres como Jandira e Elisângela no seu governo.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Eduardo Jorge

Boa noite, candidato. Eu, primeiro, gostaria de dizer que no tema corrupção eu gostaria de fazer um esclarecimento. Foi dito aqui que eu teria mentido a respeito da demissão do diretor da Petrobras. Então eu queria ler o depoimento que ele fez da CPI do Senado, no dia dez de junho de 2014 quando foi convocado pelos partidos de oposição a depor. Abre aspas: "Como me foi perguntada a minha saída como diretor?" Responde ele: "Peguei o avião e fui ao gabinete do Ministro. Aí o Ministro me falou, ‘Paulo, é o seguinte, estamos tendo uma mudança, mudança na diretoria, nós resolvemos que precisamos ter uma nova pessoa na diretoria de abastecimento’. E o ministro falou: ‘Eu gostaria que você fizesse uma carta de demissão’. Eu disse: ‘Nenhum problema, eu faço’.Os fatos são esses. Insistem em negá-los. É má-fé, até porque é sabido que se dá sempre no serviço público o direito da pessoa pedir demissão, quando ela se afasta do cargo. Agora eu gostaria de dizer que qualquer governo democrático, no estado de direito, cumpre as leis. Eu de fato cumpro a lei que prevê a interrupção da gravidez em três casos.

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge pergunta para Dilma Rousseff

É claro que eu poderia falar da corrupção, que eu associo do ponto de vista estrutural ao aparelhamento das estatais e dos Ministérios brasileiros. Mas estando no Rio de Janeiro, eu não posso também me dirigir a presidenta Dilma sem uma pergunta sobre a morte da Jandira e a Elisângela. A senhora sendo uma presidenta mulher não se sente triste por causa do seu governo, que mantém uma lei cruel e antimulher, como essa lei?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Levy Fidelix tem seus 15 segundos de fama. A certa altura, em ato falho, disse para Luciana Genro que a Constituição assegura o seu "defeito de falar". Corrigiu-se: "direito de falar". Não precisava. No seu caso, o errado é o certo. 

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

O debate da Record repercutindo na Globo, primeiro com Eduardo Jorge questionando Levy Fidelix. Depois, com Luciana Genro respondendo a Fidelix. "O senhor envergonhou o Brasil", disse o candidato do PV ao do PRB. Talvez a frase mais forte dita num debate por um candidato a outro...

Luciana Genro (PSOL)

Tréplica de Luciana Genro

Cristãos, evangélicos, espíritas, qualquer pessoa de qualquer religião ou mesmo ateus não compartilham do seu discurso de ódio, Fidelix, é justamente por isso que foi tão criminosa a suspensão do programa de combate a homofobia nas escolas que a presidenta Dilma fez por pressão da bancada fundamentalista no Congresso Nacional, ela desistiu de levar para dentro das escolas o debate contra a homofobia, para que não tenhamos mais adultos, como o senhor Fidelix, que pensem dessa maneira e destinem esse ódio, e nós tenhamos crianças que tenham a educação para a tolerância e não  discriminação. Essa é a luta do PSOL.

Levy Fidelix (PRTB)

Réplica de Levy Fidelix

Em nenhum momento eu fiz apologia ou fiz discurso, está lá para todo mundo ver, em nenhum momento pedi para que as pessoas atacassem alguém. Muito pelo contrário, é o meu legítimo direito defender a família, defender o povo e apenas isso. As pessoas façam de seu corpo o uso que queiram. As pessoas tenham seu livre arbítrio, agora meu legítimo, minha expressão cristã, católica também, cristã porque também evangélicos acompanham minha linha de pensamento, exatamente é dizer o que penso, consagrado na Constituição Federal, a família, e não estimulei nada, você que turbinou no twitter o tempo todo para me incriminar, mentira sua.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro responde a Levy Fidelix

Levy Fidelix, nunca rompi nenhuma palavra contigo, agora tu apavorou, chocou, ofendeu e humilhou milhares de pessoas com aquele teu discurso homofóbico, que incitou o ódio, e mais, incitou o direito de uma suposta maioria enfrentar os direitos de uma minoria, Fidelix. Isso já no passado aconteceu, isso foi, resultou na escravidão, resultou nos mais diversos tipos de genocídio, resultou no holocausto, Levi. O teu discurso de ódio é o mesmo discurso que os nazistas fizeram contra os judeus, é o mesmo discurso que os racistas fazem contra os negros, mas o racismo felizmente já é crime, por isso não poderia ser dito o que tu disseste em relação aos negros, mas tu te encoraja de acusar homossexuais, transexuais, lésbicas, travestis, porque infelizmente a homofobia no Brasil não é crime, mas estamos lutando na Câmara Federal. Jean Wyllys, Chico Alencar, Ivan Valente, estão lutando para que a homofobia seja crime, para que pessoas que façam discursos como teu saiam algemadas, e era assim que tu deveria ter saído do debate, algemado diretamente para a prisão, porque teu discurso foi ofensivo, e eu reforço aqui: tu devia pedir perdão para milhões de brasileiros que tu ofendestes e atacastes.

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix pergunta para Luciana Genro

Candidata Luciana Genro, no último debate da Record a senhora mandou seu ex-marido me procurar em pleno Plenário, que estava me pedindo que me fizesse a pergunta última, porque a senhora queria perguntar à Marina. A senhora não tem palavra. A senhora disse sabe o quê? Vou perguntar a ela questões econômicas, tão importantes para o Brasil, e você veio para algo que não tinha respeito, que nós tínhamos apalavrado, me diga se será uma presidente sem palavra também.

Levy Fidelix (PRTB)

Tréplica de Levy Fidelix

Envergonha você, cara, porque você está praticando apologia a crimes, a jovens que estão indo para clínicas de abortos se matarem, e isso é uma vergonha para um candidato a Presidente da República, envergonhando também porque você faz apologia às drogas, que é entrada para todas as demais drogas, e isto exatamente que o povo não quer. O povo brasileiro quer, a tradição reza e o povo brasileiro quer que o jovem seja sadio. Estão aí um milhão de drogados mundo afora, Brasil afora, pedindo pelo amor de Deus que os tirem de lá estão, que são as clínicas, e os jovens que estão morrendo, você não tem dinheiro para pagar, então vire sua boca para lá.

Eduardo Jorge (PV)

Réplica de Eduardo Jorge

Bom, então nós vamos nos encontrar na justiça quando o Ministério Público abrir o processo e o senhor for chamado, e nós formos também chamados como testemunhas. Não quero, se você quer me processar também por essas teses generosas em defesa da saúde das mulheres e uma tese para quebrar o poder do crime e ter um diálogo maduro com os usuários para diminuir os danos das drogas psicoativas ilícitas, faça e vamos ver na justiça. Quero aproveitar nesse momento para reiterar, o senhor envergonhou o Brasil com sua atitude segunda-feira à noite.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

William Bonner prometera um debate de alto nível. Com a presença de Levy Fidelix, impossível!

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix responde a Eduardo Jorge

Candidato Eduardo Jorge, você não tem moral nenhuma para me falar isso. Você, acima de tudo, propõe que os jovens consumam maconha, isso é crime. Isso é apologia ao crime. Ao aborto. Apologia ao crime. Está lá no Código Penal. Eu apenas e tão-somente, seguindo o que reza a Constituição Federal, requeri que as pessoas pensassem e repensassem, que nós temos que ter famílias tradicionais que também a Constituição Federal no artigo 226 prevê o homem, a mulher, filhos. Então, candidato, fique certo que não é você que vai uma vez mais colocar o povo brasileiro, que eu defendo, escorado, no canto, para defender o contrário do que está na Constituição Federal e também está no código civil, o artigo 1514, onde consagra o homem e a mulher no casamento. Vou requerer de você, então, pense duas vezes antes de me acusar de algo que eu não fiz nenhuma apologia, muito pelo contrário, apenas coloquei que eu defendo a posição cristã, familiar, e que o estado não pode interferir porque o meu legítimo Direito Constitucional está garantido também no artigo quinto, que é minha livre expressão.

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge pergunta para Levy Fidelix

Candidato Levy, viu que o tempo todo, e com sua fala, agredindo a população LBGT agrediu na verdade 99,9% da população brasileira. Na própria segunda-feira entraram com representação para o senhor, eu proponho que aqui o senhor peça perdão ao povo brasileiro.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Marina repete Serra-2010: 13º para o Bolsa Família! Hummm... Coisa de desesperada.

Pastor Everaldo (PSC)

Tréplica de Pastor Everaldo

Continuando, então, como estava falando, há a necessidade de aprimorarmos. Eu acredito o seguinte, eu tive condições de, aos 14 anos de idade, depois de ser camelô na feira, servente de pedreiro, aos 14 anos fiz um concurso, fui ser office-boy, minha carteira assinada. Para mim o melhor programa social é quando o beneficiário pode dizer assim: Não preciso mais dele. Temos que dar capacitação, capacitar para que cada assistido possa ter a condição de ter a sua carteira assinada, receber o salário. No meu governo nenhum brasileiro vai passar fome. 

Marina Silva (PSB)

Réplica de Marina Silva

A minha proposta em relação aos programas sociais é de que eles devem ser estendidos para alcançar maior parte da população que ainda não foi alcançada. No caso do Bolsa Família, ainda faltam quatro milhões que estão no cadastro e não foram alcançados. E nós temos uma proposta que é de dar o 13° salário para aquelas pessoas que hoje recebem o Bolsa Família, porque a pior coisa que tem é chegar no natal e não ter como sequer dar uma ceia para seu filho. Nós, no nosso governo, vamos dar o 13° salário para o Bolsa Família, que isso vai melhorar a condição de vida das pessoas. 

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo responde a Marina Silva

Candidata Marina, eu tenho falado que fui um, ajudei como precursor do Bolsa Família a implantar no Rio de Janeiro o cheque cidadão. Naquela altura, nós atendíamos às famílias com a obrigatoriedade de que cada família colocasse as suas crianças nas escolas, tinha que estar com a carteira de vacinação em dia e com a carteira escolar em dia para poder aprender, nosso objetivo era esse, e pude constatar nas mais de 70% das primeiras famílias que receberam o cheque cidadão, precursor do Bolsa Família, dava o testemunho de que pela primeira vez puderam comprar um iogurte para seus filhos, comprar um biscoito para suas crianças. Então, eu acredito que o Bolsa Família não é patrimônio de um partido, ele já vem antes desse governo que está aí, já tinha o embrião, e foi associado, como foi, tem que dar os parabéns, que foi feito de uma maneira correta e agora as pessoas estão recebendo. Então isso não é patrimônio. Eu tenho a minha experiência de vida, muitas das vezes, menino pobre, nascido na comunidade do Acari, pude comer a melhor comida na escola pública, a merenda escolar, então eu sei da necessidade de que é um programa social como o Bolsa Família. Então, eu tenho repetido que no nosso governo, ganhando esse governo, a partir de primeiro de janeiro, nós vamos ter condições de dar uma melhorada no Bolsa Família. Depois a gente continua.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva pergunta para Pastor Everaldo

Candidato Pastor Everaldo, em função dos graves problemas de concentração de renda, de oportunidades, de ensino digno, uma boa parte da nossa população vive em situação de pobreza. Os programas sociais, como Bolsa Família e tantos outros são importantes, como é a sua visão de programas sociais, considerando o Bolsa Família, que o governo diz que o outro candidato que ganhar vai acabar?

Eduardo Jorge (PV)

Tréplica de Eduardo Jorge

Em relação ao pré-sal temos uma divergência, acho que esses royalties vão entrar por uma porta e sair para a janela, prejuízo para a saúde dos brasileiros e Brasil. Significa mais petróleo, tem que vender mais petróleo, é mais diesel e mais gasolina para envenenar todos nós nas nossas cidades e morrerem um por cada um milhão por causa desse Royalties, vai entrar pelas porta dos fundos e vai sair a qualidade de vida e a expectativa de vida das pessoas pela porta principal do Sistema Único de Saúde. Vou insistir. Para o Partido Verde, a prioridade é a carreira nacional para os professores, para ter uma educação de qualidade do Amapá ao Rio Grande do Sul.

Dilma Rousseff (PT)

Réplica de Dilma Rousseff

Eu concordo com o senhor, candidato, que é muito importante valorizar o professor. Tanto é assim que nós enviamos e aprovamos no congresso a lei que destina 75% dos Royalties e 50% do petróleo do pré-sal para a Educação. E isso eu acredito que vai ajudar, valorizar o professor. Concordo que não há educação de qualidade sem professores valorizados. Agora, gostaria de dizer que o Pronatec é um programa gratuito, feito e contempla oito milhões de jovens. É uma parceria muito qualificada com sistema, o governo federal que voltou a investir em escolas técnicas, eu fiz 204. 

Eduardo Jorge (PV)

Eduardo Jorge responde a Dilma Rousseff

Esse é o tema mais amplo até, tema da Educação. É claro que o Pronatec é um programa importante e o Partido Verde pretende apoiá-lo, incentivá-lo. Mas na área da educação, presidenta Dilma, o Partido Verde, analisando o plano nacional da Educação recentemente aprovado no Congresso Nacional, definiu três áreas como prioritárias naquelas 20 metas do Plano Nacional de Educação que a senhora conhece bem, que é a meta 17, a meta 18 e a meta 20. A meta 20 é aquela que amplia os recursos para Educação em geral no Brasil, que devemos perseguir para que seja universalizada com qualidade. A meta 17 e 18 diz respeito ao salário dos professores e carreira dos professores. O Partido Verde acha que é muito importante existir na educação integral, na educação técnica, mas não existe uma educação de qualidade, como já provaram países como a Finlândia, como a Suécia, se o professor não for respeitado. Ele hoje ganha dois salários mínimos, é entre as profissões universitárias o mais desprestigiado. As metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação, para o Partido Verde, são as mais importantes. Queremos a expansão do ensino integral, do Pronatec, mas queremos que os professores sejam prestigiados, possam se dedicar ao trabalho dele sabendo que sua família também terá segurança, ele terá uma carreira e poderá progredir nessa carreira e com isso atrair personalidades de todos os jovens para essa carreira tão importante que é a carreira dos professores.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff pergunta para Eduardo Jorge

Candidato Eduardo Jorge, eu acredito que nós temos um programa muito importante, que é o Pronatec. Aliás, o Pronatec faz parte de todo um esforço de voltar a investir em escolas técnicas. Eu sei que o senhor sabe que houve uma lei que proibia o Governo Federal de investir em escolas técnicas. Eu gostaria que o senhor pudesse me dizer o que o senhor considera importante nessa questão ligada ao Pronatec e às escolas técnicas federais.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Aécio e Marina se engalfinham. Aécio soca: porque não condenou o mensalão quando estava no PT? Marina revida: vossa excelência também não condenou o mensalão da compra de votos da reeleição. Empate técnico. Ótimo para Dilma que seus antagonistas se matem.

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

De Marina para Aécio: "Vossa excelência também esteve em um partido que praticou o mensalão". Xingar com "vossa excelência" na frente é bem mais divertido.

Marina Silva (PSB)

Tréplica de Marina Silva

Em primeiro lugar, candidato Aécio, você falou que eu fui atacada injustamente pelo PT. Eu também fui atacada injustamente por Vossa Excelência, que pela primeira vez na história desse país se uniu com o PT para tentar me desconstituir, como está dizendo aqui. Existem pessoas honradas sim, que são derrotadas, pessoas competentes, que prestam um trabalho sério. Está cheio dessas pessoas dentro do seu partido, se algum deles perder a reeleição você vai chamá-los de velha política só pelo fato de eles perderem a eleição? É isso que dá a visão de poder pelo poder.

Aécio Neves (PSDB)

Réplica de Aécio Neves

Candidata, me surpreende que a senhora faça a defesa do mensalão do PT ao comparar denúncias que jamais foram comprovadas, mas vou em frente. A senhora tem falado que vai governar com os bons, até aí o óbvio, nunca vi alguém dizer que vai governar com os maus, mas tenho dúvida sobre os seus conceitos sobre os bons. O presidente do Ibama era um candidato do PT derrotado ao governo do Amazonas. O Secretário de Desenvolvimento Sustentável era um deputado derrotado do PT no Mato Grosso. O secretário de recursos hídricos era um vereador do PT de Belo Horizonte, substituído por um candidato derrotado do PT em São Paulo, nada mais antigo, candidata, nada mais velho na política do que nomear para cargos públicos aqueles que foram demitidos nas urnas pelo povo brasileiro.

Marina Silva (PSB)

Marina Silva responde a Aécio Neves

A política, candidato Aécio, estava exatamente na postura de quem, mesmo estando dentro de um partido político, nunca se rendeu àquilo que é ilícito, ilegal, como é o caso do mensalão. Vossa Excelência também esteve dentro de um partido que praticou o mensalão, quando foi da votação da reeleição. Foi ali que começou o mensalão. No entanto, Vossa Excelência também permaneceu nesse partido, e nunca vi fazer crítica à origem do mensalão. A gente pode estar dentro de um partido e não compactuar com os erros que são cometidos. Eu inclusive tenho dito, pessoas boas existem em todos os partidos, e pessoas que cometem erros, como é o caso dos mensalões do PT, e do PSDB também existem, caberá a nós ter uma atitude. Eu saí do PT exatamente para manter as minhas convicções. Eu não vi você fazer nenhuma crítica ao expediente da reeleição, e ainda não vi fazer nenhuma crítica ao mensalão da compra de voto para poder estabelecer o expediente da reeleição, que, aliás, é um atraso para o país. É o que leva a essa briga do poder pelo poder, em que as pessoas não são capazes de ver o que é melhor para o Brasil, e sim para os seus projetos passageiros de poder.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves pergunta para Marina Silva

Candidata Marina, você tem reagido aos ataques, graves ataques que lhe tem feito a candidata do PT, e com razão, mas quero lembrar que esse sempre foi o modus operandi, a forma de agir do PT, inclusive nos anos em que a senhora esteve no PT. A senhora entrou na Justiça Eleitoral para tirar minha propaganda do ar porque lembrava que a senhora militou no PT, e no mensalão lá permaneceu. Onde estava a candidata naquele instante?

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Debate começa quente. Pastor Everaldo e Aécio fazem tabelinha para espancar Dilma e o PT. Paulo Roberto Costa, o delator da Petrobras, está no centro do palco.

Josias de Souza

Comentário de Josias de Souza

Apertada por Luciana Genro, Dilma enumera cinco projetos anti-corrupção. Apresentou-os há uma semana, com 12 anos de atraso. 

Aécio Neves (PSDB)

Tréplica de Aécio Neves

Olha, Pastor, o que eu expresso aqui é a indignação que acontece em todo o Brasil, de jovens, de pessoas de todas as regiões que não aguentam mais ver o estado brasileiro a serviço de um projeto de poder, porque o PT perdeu há muito tempo a capacidade de apresentar ao Brasil um projeto transformador, e aí é esse vale tudo, acusações sem sentido e absurdas como vem recebendo a candidata Marina todos os dias, e essa ocupação do Estado brasileiro. Apenas aquilo que esse diretor Paulo Roberto assume que roubou da Petrobras permitiria o pagamento de 420 mil do Bolsa Família e vagas para nove mil crianças nas creches no Brasil, apenas isso.

Pastor Everaldo (PSC)

Réplica de Pastor Everaldo Pereira

Os Correios estão processando porque eu denunciei a corrupção no programa eleitoral, denunciei a corrupção e a falta de transparência. O Brasil que prometeram que seria de todos nós, hoje é só do partido do governo. Os Correios, lamentavelmente, também hoje não é mais do Brasil, nem dos brasileiros, é só do partido que está no governo. Estão tentando calar a boca de quem fala a verdade. Eu digo para a sociedade brasileira, está na hora de um basta dessa corrupção, de um partido que se preocupa com seus interesses e não com seu interesse da sua vida e da sua condição de vida nesse país.

Aécio Neves (PSDB)

Aécio Neves responde a Pastor Everaldo

Caro pastor Everaldo, é vergonhoso o que vem acontecendo nas empresas públicas. A Petrobras deixou há muito tempo as páginas de economia para, diariamente, nos surpreender nas páginas policiais e agora os Correios, centenários Correios estão a serviço de uma candidatura e de um partido político em Minas Gerais. Quem diz isso não sou eu, é a gravação de uma das principais lideranças do PT em Minas Gerais, que diz que se o PT hoje apresenta determinados índices nas pesquisas eleitorais, isso se deve ao dedo do PT nos Correios, e fomos descobrir que grande parte da correspondência enviada por nós não chegou aos destinatários, por isso que tenho defendido muito a eleição de Pimenta da Veiga em Minas Gerais, porque não quero que as empresas públicas de Minas, como não quero de parte alguma do Brasil, como a CEMIG, a COPASA, caiam nas mãos de quem as utilizem para você fazer negócios, mas o mais grave da Petrobras é que a presidente acaba de repetir aqui há alguns segundos atrás que demitiu o senhor Paulo Roberto da Petrobras, não é o que diz a ata do Conselho que está aqui em minhas mãos. A ata do Conselho da Petrobras diz que o diretor renunciou ao cargo, e pasme, meu caro pastor, senhoras e senhores, recebe elogios pelos relevantes serviços prestados à companhia no desempenho das suas funções. Esse senhor está sendo obrigado a devolver 70 milhões de reais roubados da Petrobras e o governo do PT o cumprimenta pelos serviços prestados à companhia.

Pastor Everaldo (PSC)

Pastor Everaldo Pereira pergunta para Aécio Neves

Candidato Aécio, a origem do mensalão aconteceu nos correios, desde aquela época as empresas estatais estão a serviço do governo. Você, inclusive, está nos jornais que está processando os correios, processando criminalmente porque estão boicotando a distribuição dos partidos de distribuição, como vê o uso da máquina do governo nessas eleições?

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

No melhor estilo do falecido Leonel Brizola, Luciana Genro começa o debate na Globo criticando a própria Globo por ter privilegiado apenas três candidatos em sua cobertura da eleição presidencial.

Dilma Rousseff (PT)

Tréplica de Dilma Rousseff

Olha, não acho que sejam alianças que definam corruptos, acho que corruptos há em todos os lugares, o que é necessário é que as instituições sejam capazes de investigar. A abertura, a CGU, a abertura para todas as atividades de investigação é uma característica do meu governo. Eu tive o cuidado de aprovar leis que garantem que todos os crimes serão investigados e punidos, doa a quem doer. E quero dizer uma coisa, não acredito que tenha algum acima de corrupção. Acho que todo mundo pode cometer corrupção, as instituições é que têm que ser virtuosas e impedirem que isso ocorra.

Luciana Genro (PSOL)

Réplica de Luciana Genro

Acontece que é o tesoureiro do PT que está envolvido nesse escândalo, e a demissão premiada só foi aceita e o Paulo Roberto foi para casa porque a história dele é verdadeira. O mensalão foi o primeiro episódio que mostrou aonde levam essas alianças com a direita que vocês estão fazendo. O Aécio, que muito te acusa, não tem autoridade para falar, porque esse é o mesmo método do PSDB, mas o PSOL tem autoridade, porque nós não aceitamos governar com a direita, e também não aceitamos implementar políticas que só beneficiam os bancos e as grandes empreiteiras como vocês têm feito.

Dilma Rousseff (PT)

Dilma Rousseff responde a Luciana Genro

Eu queria iniciar cumprimentando o orador, todos os candidatos, e quero dizer que no que depender de mim esse será um debate muito propositivo. E eu pretendo discutir propostas. Gostaria de dizer que nessa campanha eu propus medidas concretas contra a corrupção. Destaco a proposta de transformar caixa dois em crime eleitoral, a imposição de julgamentos mais rápidos, penas mais severas e confiscos de bens para todos os servidores públicos que cometerem atos de corrupção e a criação de uma nova estrutura junto aos tribunais superiores, visando acelerar e agilizar o julgamento de crimes que tenham pessoas ligadas e com foro privilegiado. Todas essas propostas, elas têm como objetivo acabar com a impunidade. Quero dizer que no caso da Petrobras, eu demiti esse diretor que está envolvido agora nesse escândalo. E também autorizei que em todas as questões relativas a Petrobras houvesse ampla e total abertura a investigações.

Luciana Genro (PSOL)

Luciana Genro pergunta para Dilma Rousseff

Primeiro quero dizer boa noite a todos, hoje estou aqui por força da garantia da lei, porque durante toda a campanha a Globo só mostrou os 3 candidatos que não têm propostas para atacar as 5 mil famílias mais ricas do Brasil, dentre as quais a família que é dona da Rede Globo. O escândalo da Petrobras é resultado das alianças com a direita que vocês fizeram?

Maurício Styver

Comentário de Mauricio Stycer

Marina, pela primeira vez, com um broche informando o seu número. Luciana Genro também usa o adereço com o seu número. Curioso a Globo permitir esta propaganda.

Começa o debate

Luciana Genro (PSOL) pergunta para Dilma Rousseff (PT). Os candidatos estão sentados no fundo do estúdio e se dirigem a um púlpito para fazer perguntas e responder.

Tudo pronto para começar

O último debate entre os presidenciáveis antes do primeiro turno começa em instantes.

Candidatos entram no estúdio

Os sete candidatos que participarão do debate estão no estúdio da TV Globo, no Rio. O programa terá cinco blocos. No primeiro e no terceiro, candidato pergunta para candidato com tema livre. No segundo e no quarto, candidato para candidato com temas sorteados. O último bloco está reservado para as considerações finais dos presidenciáveis. Nos blocos com perguntas, haverá réplicas e tréplicas entre os candidatos.

Dilma chega de helicóptero

A presidente Dilma Rousseff (PT) chegou à sede da TV Globo de helicóptero, pouco mais de 20 minutos antes do início do debate. Ela foi a última candidata a chegar para o encontro.

Michel Temer, FHC e ex-jogador Ronaldo acompanham debate

O vice-presidente Michel Temer (PMDB), candidato à reeleição com Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-jogador Ronaldo estão na sede da TV Globo para acompanhar o debate.

Saiba como foi o último programa do horário eleitoral

A presidente Dilma Rousseff (PT) exibiu o ex-presidente Lula e afirmou: “governo novo, ideias novas”. A ex-senadora Marina Silva (PSB) diz ser vítima do ódio e do medo dos adversários. O senador Aécio Neves (PSDB) fez um discurso emotivo e se disse preparado para mudar o país. Leia Mais

Não escolhemos adversário, diz PT após subida de Aécio no Datafolha

“Não escolhemos adversário. Quem vai escolher é o leitor. O importante é que Dilma continua liderando em todos os setores”, afirmou no Rio o presidente do PT, Rui Falcão, após a divulgação das novas pesquisas de intenção de voto. Leia Mais

Debate será mediado por William Bonner

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner e terá duas horas duração, com cinco blocos. Participam do encontro os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB). 

Só falta Dilma chegar

Seis dos sete candidatos que participarão do debate chegaram à sede da TV Globo, no Rio de Janeiro. Só falta chegar a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição.

Debate começa às 22h50

Promovido pela Rede Globo, o quinto debate na TV entre os candidatos à Presidência começa logo mais, às 22h50.

Como se comportar no debate

Veja seis pontos que podem decidir o último encontro entre os candidatos antes do primeiro turno. Leia Mais

Aécio é a única opção de mudança, diz coordenador da campanha do tucano

O senador José Agripino Maia (DEM-RN), coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB), afirmou ao chegar à TV Globo que a candidatura do tucano representa o verdadeiro antipetismo e é a única opção de mudança.

Veja a evolução dos presidenciáveis nas pesquisas Ibope e Datafolha desta quinta

Confira o desempenho dos candidatos nas pesquisas Ibope e Datafolha, inclusive a rejeição aos candidatos e a avaliação do governo.

Veja a evolução dos presidenciáveis nas pesquisas Ibope e Datafolha desta quinta - Arte UOL

Debate terá 5 blocos

O debate de hoje terá cinco blocos. No primeiro e no terceiro, candidato pergunta para candidato com tema livre. No segundo e no quarto, candidato para candidato com temas sorteados. O último bloco está reservado para as considerações finais dos presidenciáveis. Nos blocos com perguntas, haverá réplicas e tréplicas entre os candidatos.

Marina Silva (PSB)

Marina diz que irá ao 2º turno

Ao chegar à sede da TV Globo para participar do debate, Marina Silva (PSB) afirmou estar confiante em sua passagem para o segundo turno e que a população deseja mudanças no país.

No Ibope, Marina tem cinco pontos de vantagem sobre Aécio

De acordo com pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta, Dilma tem 40% das intenções de voto; Marina Silva (PSB), 24%; e Aécio Neves (PSDB), 19%. Leia Mais

Datafolha mostra empate entre Marina e Aécio no segundo lugar; Dilma lidera com 40%

Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta mostra um empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). A ex-senadora tem 24%; e o tucano, 21%. O empate acontece porque a margem de erro é dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Dilma Rousseff (PT) lidera com 40%. Leia Mais

O primeiro a chegar

Eduardo Jorge (PV) foi o primeiro candidato a chegar à sede da TV Globo, no Rio de Janeiro, para participar do debate.

Último debate antes do 1º turno

O debate desta noite é o último antes da realização do 1º turno, marcado para este domingo (5).

Sete candidatos participam do debate

Participam do encontro os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB). O debate acontece na sede da TV Globo, no Rio de Janeiro.

Debate começa às 22h50

Promovido pela Rede Globo, o quinto debate na TV entre os candidatos à Presidência começa às 22h50 desta quinta-feira (2).

Candidatos no 4º debate

O debate anterior aconteceu no último domingo (28) nos estúdios da TV Record, em São Paulo. Outros três debates foram realizados durante a campanha

Candidatos no 4º debate - Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo

Reta final

Pesquisas eleitorais

TV UOL

Últimas notícias

UOL Cursos Online

Todos os cursos