Vitorioso em São Paulo, Lula não consegue 'virada' em 5 cidades que visitou no 2º turno

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

Apesar de ter conseguido eleger Fernando Haddad (PT) prefeito de São Paulo, após "virada" sobre o tucano José Serra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu repetir o feito em outras cinco cidades nas quais se envolveu diretamente na campanha.

No segundo turno, Lula, recém-recuperado de um câncer na laringe, participou de comícios e eventos de campanha em 12 cidades do país. No Estado de São Paulo, foi a Santo André, Mauá, Campinas, Diadema, Jundiaí, Guarulhos e Taubaté, além da capital. No restante do país, o ex-presidente visitou Fortaleza, João Pessoa, Salvador e Cuiabá.

 

Os candidatos apoiados por Lula chegaram em desvantagem no segundo turno em cinco dos 12 municípios visitados pelo ex-presidente. Apenas na capital paulista o candidato apoiado por Lula conseguiu reverter o placar do primeiro turno e vencer o pleito no segundo. Em Salvador, Cuiabá, Campinas e Taubaté, os candidatos de Lula foram derrotados.

Além de São Paulo, por onde Lula passou?

19.out.2012 - Santo André (SP)
19.out.2012 – Mauá (SP)
20.out.2012 – Campinas (SP)
21.out.2012 – Diadema (SP)
22.out.2012 – Jundiaí (SP)
22.out.2012 – Guarulhos (SP)
23.out.2012 - João Pessoa
23.out.2012 – Fortaleza
24.out.2012 – Salvador
24.out.2012 – Cuiabá
25.out.2012 – Taubaté

Na capital baiana, onde Lula fez comício no último dia 24 junto com a presidente Dilma Rousseff, ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) encerraram o primeiro turno praticamente empatados, com 40,2% e 39,7%, respectivamente. No segundo turno, o herdeiro de Antonio Carlos Magalhães sagrou-se vitorioso, com 53,5% dos votos, ampliando a vantagem para o petista.

Em Cuiabá, a disputa no primeiro turno também foi acirrada, com 44% dos votos para Mauro Mendes (PSB) e 42,3% para Lúdio (PT). Lula esteve na capital mato-grossense também em 24 de outubro e, a exemplo do que ocorreu em Salvador, sua presença não surtiu efeito: o candidato petista foi derrotado pelo socialista, que aumentou a diferença entre ambos (54,6% a 45,3%).

Já em Campinas, Márcio Pochmann, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) na gestão de Lula, foi derrotado com folga por Jonas Donizette, que obteve 57,7% dos votos válidos no segundo turno. O ex-presidente participou de comício com Pochmann, novamente ao lado de Dilma, em 20 de outubro.

Em Taubaté, a presença de Lula no último dia 25, a três dias das eleições, não alterou o quadro desfavorável para o candidato petista Isaac do Carmo, que obteve 25,5% dos votos no primeiro turno, ante 48,7% de Ortiz Júnior (PSDB). No segundo turno, o tucano venceu com 62,9% dos votos.

Candidatos de Lula sofrem viradas

O ex-presidente ainda viu dois de seus candidatos em que apoiou diretamente tomarem viradas. Em Fortaleza, visitada por Lula em 23 de outubro, Elmano de Freitas (PT), que terminou o primeiro turno um pouco a frente de Roberto Claudio (25,4% a 23,3%), acabou derrotado no segundo, após o socialista obter 53% dos votos válidos.

Em Diadema, reduto histórico petista e região em que Lula tornou-se líder sindical, o petista Mario Reali, candidato à reeleição, sofreu derrota acachapante para o novato Lauro Michels (PV), de apenas 30 anos.

O candidato verde saiu de 41,9% dos votos válidos no primeiro turno para 60,4% no segundo. Já Reali, que obteve 46,7% votos na primeira fase da disputa, conquistou apenas 39,6% do eleitorado no segundo turno, perdendo cerca de dez mil votos.

Apesar das derrotas, sagraram-se vitoriosos os candidatos apoiados por Lula em Santo André, Mauá, Guarulhos, Jundiaí e João Pessoa. Todos eles lideraram a disputa no primeiro turno e confirmaram o favoritismo no segundo.

CIDADE CANDIDATO DE LULA ELEITO HOUVE VIRADA?
São Paulo Fernando Haddad (PT) Fernando Haddad (PT) Sim
Guarulhos Sebastião Almeida (PT) Sebastião Almeida (PT) Não
Santo André Carlos Grana (PT) Carlos Grana (PT) Não
Diadema Mário Reali (PT) Lauro Michels (PV) Sim
Mauá Donisete Braga (PT) Donisete Braga (PT) Não
Campinas Márcio Pochmann (PT) Jonas Donizette (PSB) Não
Jundiaí Pedro Bigardi (PC do B) Pedro Bigardi (PC do B) Não
Taubaté Isaac do Carmo (PT) Ortiz Júnior (PSDB) Não
Salvador Nelson Pelegrino (PT) ACM Neto (DEM) Não
Fortaleza Elmano de Freitas (PT) Roberto Cláudio (PSB) Sim
João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) Luciano Cartaxo (PT) Não
Cuiabá Lúdio Cabral (PT) Mauro Mendes (PSB) Não

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos