Presidente do PT quer aliança municipal e nacional com partido de Kassab

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta segunda-feira (29), na sede nacional do partido em São Paulo, vai buscar uma aliança nacional com o PSD --partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab-- visando as eleições de 2014. Falcão também destacou o avanço do partido no Vale do Paraíba, reduto tucano.

O dirigente afirmou que o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) é quem irá tratar da aliança municipal com o PSD. E que as candidaturas para o pleito para os governos estaduais e pra a Presidência da República em 2014 serão acertadas apenas no ano que vem. Kassab foi uim dos alvos preferidos da campanha de Haddad na capital paulista --o petista classificava Kassab como "prefeito de meio expediente", por conta de sua dedicação para a criaçao do PSD.

"Nós apoiamos o PSD em Ribeirão Preto, com [a prefeita eleita] Dárcy Vera, já no compromisso de que ela estará no palanque da presidente Dilma em 2014", disse Falcão. "Se o PSD todo vier, será muito bem-vindo", completou.

Ele também disse que a vitória de Haddad em São Paulo consolida o projeto nacional do PT, que teve inicio com o ex-presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Falcão, o partido deve priorizar, a partir do ano que vem, a reforma política, entre elas o financiamento público de campanhas eleitorais.

 

Sobre o julgamento do mensalão, Falcão voltou a dizer que não é possível avaliar o impacto do escândalo nas urnas e que o partido irá se pronunciar oficialmente quando for oportuno.

Reduto tucano

No balanço pós-eleição do PT, além de Sao Paulo, a conquista das prefeituras de Guarulhos (Grande SP), de São José dos Campos e de outros cidades da região do Vale do Paraíba foi um grande avanço para o partido no Estado.

"Passamos de duas para nove prefeituras no Vale do Paraíba, que é reduto do governador [Geraldo Alckmin, PSDB]", afirmou Falcão.

Para ele, essas vitórias, consideradas importantes, ofuscaram as derrotas do PT em Diadema (Grande SP) --para o PV-- e Fortaleza-- para o PSB, partido da base aliada do governo federal que rachou com o PT no Ceará.

"Em Diadema o discurso do PV foi o discurso do novo. Em Fortaleza, o candidato vencedor contou com um forte apoio da máquina administrativa", disse Falcão.

No país

O PT tinha 558 prefeituras ano passado e passou para 632 municípios nas eleições deste ano.

O partido com o maior número de prefeituras é o PMDB, que venceu a disputa em 1.042 municípios.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos