Nas maiores cidades, 57% dos prefeitos que tentaram reeleição venceram

Do UOL, em São Paulo

Dos 37 prefeitos que atualmente governam cidades com mais de 200 mil habitantes e tentaram se reeleger, 21 se saíram vitoriosos nestas eleições, o que representa 56,8% do total. Os outros 16 (43,2%) fracassaram na tentativa de permanecer no poder.

Nas capitais, o percentual de prefeitos que não se reelegeram é ainda maior. Das sete capitais em que os atuais mandatários tentaram a reeleição, em apenas três (42,9%) eles conseguiram. Rio de Janeiro, com Eduardo Paes (PMDB); Belo Horizonte, com Marcio Lacerda (PSB); e Goiânia, com Paulo Garcia (PT).

O caso mais emblemático de um prefeito que não conseguiu se reeleger ocorreu em Curitiba, onde o atual mandatário, Luciano Ducci (PSB), nem sequer conseguiu ir ao segundo turno, apesar de bem avaliado nas pesquisas. Na capital paranaense, Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr (PSC) disputaram o segundo turno, com vitória do pedetista.

Em São Luís, João Castelo (PSDB) foi derrotado por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que obteve 56,1% dos votos no segundo turno. Em Teresina, o prefeito derrotado foi Elmano Férrer (PTB), que perdeu para tucano Firmino Filho, que conseguiu 51,5% dos votos.

Já em Macapá, o prefeito Roberto Góes (PDT), apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi derrotado por Clécio Vieira (50,6%), que conquistou a primeira capital do PSOL no país.

UOL Cursos Online

Todos os cursos