Uma em cada quatro cidades com 2º turno teve virada na eleição de prefeito

Do UOL, em São Paulo

Uma em cada quatro cidades brasileiras em que houve segundo turno teve virada, e os prefeitos eleitos conseguiram reverter o resultado desfavorável do primeiro turno.
Dos 50 municípios com segundo turno, em 13 ocorreram essa reviravolta, o que representa 26% do total.

VIRADAS

  • Arte/UOL

    Clique na imagem e confira infográfico

Desde 1996, o número de cidades que decidiram o prefeito em segundo turno nunca foi tão alto como neste ano, que teve disputa em 50 municípios. Em 2004, 43 cidades tiveram a disputa pela prefeitura decidida em duas etapas. Proporcionalmente, entretanto, em 2004 o percentual de "viradas" foi de 28%, superior ao registrado no pleito atual.

Em quatro disputas anteriores, o número de municípios nos quais foram observadas viradas esteve apenas uma vez na casa dos dois dígitos: em 1996 e em 2000 foram sete; em 2004, 12; e em 2008, cinco.

A eleição em dois turnos começou a ser realizada em 1992, mas não há dados confiáveis sobre aquele ano, Os números considerados aqui são os a partir de 1996.

Capitais

Neste ano, em 17 capitais os eleitores definiram a disputa no segundo turno. Destas, em seis houve inversão em relação à posição dos candidatos no primeiro turno. --São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Belém, Macapá e Porto Velho.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, José Serra (PSDB) havia batido Fernando Haddad (PT) no primeiro turno por estreita margem (30,8% a 29% dos votos válidos). No segundo turno, Haddad virou sobre Serra --55,6% contra 44,4%-, e será o terceiro petista a governar os paulistanos.

Outra virada emblemática ocorreu em Curitiba: Ratinho Junior (PSC), considerado uma das maiores surpresas desta eleição, terminou o primeiro turno sete pontos à frente do pedetista Gustavo Fruet (34,1% a 27,2%), que foi eleito com folga no segundo turno (60,6% a 39,3%).

Em Fortaleza, Roberto Claudio (PSB) reverteu o placar do primeiro turno e venceu Elmano de Freitas (PT) --53% a 47%. Em Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), que teve apenas 19% dos votos no primeiro turno, venceu Lindomar Garçon (PV) com 63% dos votos válidos no segundo turno.

Já em Macapá, Clécio Vieira (PSOL), que ficou em segundo lugar no primeiro turno, derrotou Roberto Dias (PDT) com um placar apertado (50,6%) e conquistou a primeira prefeitura da história do PSOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos