Ruy Muniz (PRB) vence candidato petista e leva prefeitura de Montes Claros (MG)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Ruy Muniz (PRB) participa de debate na TV Geraes durante campanha para a prefeitura de Montes Claros

    Ruy Muniz (PRB) participa de debate na TV Geraes durante campanha para a prefeitura de Montes Claros

Ruy Muniz (PRB) derrotou neste domingo (28) Paulo Guedes (PT) no segundo turno em Montes Claros (a 418 km de Belo Horizonte, Minas Gerais). Muniz sucederá o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), que o apoiou durante a campanha para a prefeitura da cidade ao norte de Minas Gerais.

Um dos fatores importantes para a vitória de Ruy Muniz foi o apoio de Jairo Ataíde (DEM) no segundo turno. Antigo prefeito de Montes Claros, Ataíde, que também disputou a prefeitura da cidade neste ano, aparecia bem cotado nas pesquisas, mas acabou em quarto lugar.  Com a derrota do DEM, Muniz ganhou o apoio desse grupo partidário.

Durante a campanha, Ruy Muniz foi criticado por ter o apoio do atual prefeito Luiz Tadeu Leite, mal avaliado pela população. Já seu adversário, Paulo Guedes, recebeu críticas por ser de outra cidade e disputar a prefeitura de Montes Claros – ele é natural de São João das Missões (a 247 km da cidade onde concorre à prefeitura).

Muniz é da coligação “Montes Claros pode mais”, que elegeu quatro vereadores – ao todo, foram eleitos 23 representantes na cidade.

Perfil do eleito

Nome: Ruy Adriano Borges Muniz
Partido: PRB
Nascimento: 02/05/1960
Município de nascimento: Montes Claros (MG)
Ocupação: Empresário
Vice: José Vicente Medeiros (PMDB)

Primeiro turno apertado

No primeiro turno do pleito, a disputa foi acirrada: apenas 758 votos separaram os políticos. Guedes  recebeu voto de 26,6% (50.902 votos) dos eleitores de Montes Claros, enquanto Muniz foi escolhido por 26,2% (50.144).

A surpresa foi a ausência de Jairo Ataíde (DEM) no segundo turno. O candidato, que fora prefeito da cidade entre 1997 e 2004, aparecia na liderança em pesquisa feita pelo Instituto MD sob encomenda do jornal “Estado de Minas”. Porém, ele ficou em quarto lugar, deixando a disputa entre o candidato do PT e do PRB.

UOL Cursos Online

Todos os cursos