Romero Rodrigues (PSDB) confirma favoritismo e vence disputa em Campina Grande (PB)

Do UOL, em Maceió

  • Divulgação

    Vitória de Romero Rodrigues (de azul) marca fim de oito anos de PMDB no poder em Campina Grande (PB)

    Vitória de Romero Rodrigues (de azul) marca fim de oito anos de PMDB no poder em Campina Grande (PB)

O resultado das urnas em Campina Grande (PB), a 130 km de João Pessoa, confirmou o favoritismo do candidato Romero Rodrigues Veiga (PSDB), que venceu, neste domingo (28), o segundo turno da eleição municipal. Ele bateu Tatiana Medeiros (PMDB). Com o resultado, o PMDB deixa o governo municipal após oito anos de gestão.

Romero contou com o apoio do ex-governador e atual senador Cássio Cunha Lima (PSBD/PB), que já foi prefeito de Campina Grande por três vezes e pertence a uma das tradicionais famílias de liderança política na Paraíba. O irmão de Cássio, Ronaldo Cunha Lima Filho, é vice da chapa do PSDB na disputa a prefeitura.

Desde o início da campanha, as pesquisas apontavam o favoritismo de Romero. Em comícios, o prefeito eleito contou com a presença de caciques nacionais do PSDB, como o senador Aécio Neves (PSDB/MG), além da constante participação de Cássio Cunha Lima.

A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comícios da adversária de Romero não surtiu efeito. Romero enfrentou também depoimentos gravados pela presidente Dilma Rousseff em favor de Tatiana para que os campinenses votassem na candidata que daria "continuidade à administração do prefeito" Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto (PMDB) e iria “andar no mesmo compasso do nosso novo Brasil.”

Plano de governo

O novo prefeito de Campina Grande terá o trânsito como um dos principais problemas da cidade. Segundo a enquete Avalie sua Cidade, do UOL, a população apontou o trânsito (20%) como o principal problema a ser enfrentado. Os buracos em vias públicas (18%) e a segurança (13%) também foram outros itens apontados pelos internautas.

No plano de governo de Romero consta a implantação das diretrizes do programa nacional de mobilidade urbana e destaca que vai ampliar a recuperação das calçadas nas áreas do centro da cidade, além de modernizar o sistema de transporte público integrado. Romero também prometeu instalar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Campina Grande, que ligará o bairro Novo Bodocongó ao distrito de Galante. A ideia, segundo ele, é melhorar o transporte de integração no município.

O programa de governo de Romero não cita a questão de ações para melhorar as condições do asfalto das vias públicas, mas ressalta que vai concluir a “implantação de uma política pública de mobilidade com a consolidação dos anéis viários.”

Perfil do eleito

Nome: Romero Rodrigues Veiga
Partido: PSDB
Nascimento: 09/01/1966
Município de nascimento: Campina Grande (PB)
Ocupação: deputado federal
Vice: Ronaldo Filho (PSDB)
Coligação: Por Amor a Campina (PRB / PSL / PTN / DEM / PSB / PV / PRP / PSDB / PSD / PT do B)

No quesito segurança, o novo prefeito afirmou que vai formular políticas públicas para combater a violência “com implementação da Guarda Municipal, articulada com os setores organizados da sociedade e com as polícias Militar e Civil.”

Romero pretende ainda criar PPPs (Parcerias Público Privadas) para construir postos policiais, que funcionarão ininterruptamente, em áreas urbanas e rurais que tenham vulnerabilidade social, além de criar ”um projeto de segurança para as escolas com amplo debate com a sociedade civil organizada e com setores públicos.”

Biografia

Romero é engenheiro agrônomo, mas ingressou na política logo cedo. Ele foi vereador em Campina Grande por quatro vezes – sendo o parlamentar mais votado na eleição de 2004. Foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande por três vezes e também deputado estadual. Atualmente é deputado federal, sendo o mais votado em Campina Grande em 2010.

O tucano também já ocupou cargos públicos como a Secretaria da Interiorização do Estado, entre 2007 e 2008; e a chefia da Casa Civil do Governo da Paraíba, entre 2008 e 2009.

UOL Cursos Online

Todos os cursos