Pannunzio (PSDB) volta à Prefeitura de Sorocaba (SP) após 20 anos

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Facebook

    Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) durante encontro com jovens em Sorocaba (SP)

    Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) durante encontro com jovens em Sorocaba (SP)

O candidato Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) venceu duelo de ex-prefeitos e vai comandar a Prefeitura de Sorocaba (SP) pela segunda vez, após 20 anos do fim de seu primeiro mandato. O tucano derrotou Renato Fauvel Amary (PMDB), que comandou a cidade entre 1997 e 2004.

A vitória do candidato foi de encontro às pesquisas realizadas antes do pleito. No primeiro turno, Pannunzio terminou em segundo lugar na apuração, com 36% dos votos válidos, contra 39% do peemedebista. As primeiras pesquisas do segundo turno também indicavam a derrota do tucano.

Durante a corrida eleitoral, Pannunzio contou com o apoio e escorou-se nas altas popularidades do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do atual prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB). No poder desde 2005, Lippi tem sua gestão aprovada por 67% dos moradores da cidade, segundo pesquisa Ibope, de outubro. O mesmo levantamento mostrou que a gestão do governador é apoiada por 60% dos sorocabanos.

Já seu adversário Amary conseguiu o apoio do PT para o segundo turno. Egresso do PSDB, filiou-se ao PMDB apenas no ano passado. Além do apoio declarado da candidata petista, Iara Bernardi, que teve 10% dos votos válidos no primeiro turno, o ex-presidente Lula também gravou mensagens de apoio ao peemedebista.

Engenheiro de formação, Pannunzio foi professor universitário e presidiu a Fundação Memorial da América Latina de 2011 a 2012. O tucano também esteve na diretoria da Fatec (Faculdade de Tecnologia) entre 1984 e 1986.  Na carreira política, o novo prefeito de Sorocaba cumpriu quatro mandatos como deputado federal e foi presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo entre 2004 e 2005.

Perfil do eleito

Nome: Antonio Carlos Pannunzio
Partido: PSDB
Nascimento: 29/7/1943
Município de nascimento: São Paulo (SP)
Ocupação: Engenheiro
Vice: Dra. Edith (PSDB)

Ficha limpa    

O tema Lei da Ficha Limpa esteve presente na disputa eleitoral desde o primeiro turno. Tanto  Renato Amary (PMDB) quanto  Antonio Carlos Pannunzio (PSDB)  tiveram as respectivas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral no pleito de 2012.

Na enquete avalie a sua cidade, realizada por UOL Eleições, 30,5% dos internautas apontaram a corrupção como o grande problema da cidade, seguido por trânsito, com 15% e saúde com 14,51%.

A candidatura de Amary chegou a ser barrada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Na ocasião em que era prefeito, Amary contratou, sem licitação, uma empresa para fazer a cobrança da dívida ativa do município. O candidato recorreu e conseguiu a liberação da Justiça para concorrer à prefeitura às vésperas do primeiro turno.
 
Pannunzio havia sido liberado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto. Entretanto, o ex-secretário e candidato a vereador nas eleições deste ano, Rodrigo Moreno (PPS), que é autor da ação, decidiu recorrer. No último dia 15, o TSE manteve a candidatura do tucano.

Moreno alegava que Pannunzio havia feito propaganda irregular com dinheiro público na época em que era prefeito da cidade.

As acusações de corrupção fizeram com que o terceiro colocado no primeiro turno, o candidato Raul Marcelo (PSOL), declarasse neutralidade nesta segunda etapa das eleições. Na urnas, Marcelo teve 15% dos votos.

Propostas

As principais propostas de Pannunzio para os próximos quatro anos estão na área de transporte, e dependem de parceria com o governo estadual. Em entrevista à "TV TEM" (afiliada da Rede Globo), o então candidato definiu como prioridade o prolongamento da rodovia Celso Charuri, que faz a ligação entre as rodovias Castelinho e Raposo Tavares.

Outra promessa é a construção de um terminal ferroviário interligado ao terminal Santo Antônio, que receberá futuramente um trem rápido de passageiros para viagens entre a cidade e São Paulo.

Na saúde, o tucano prometeu construir um novo  hospital na zona norte e também aumentar a carga horária de funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para 12 horas diárias. O prefeito eleito afirmou ainda que pretende construir conjuntos habitacionais descentralizados, os quais serão espalhados por toda a cidade.

Sorocaba possui  mais de 586 mil habitantes e é um dos principais municípios do interior paulista. A cidade tem PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 24.272,26.

UOL Cursos Online

Todos os cursos