No ABC Paulista, PT perde em Diadema, seu reduto histórico, mas volta a governar Santo André

Do UOL, em São Paulo

O PT foi derrotado em um dos seus redutos históricos, o município de Diadema, no ABC Paulista, após 12 anos de hegemonia. Atual prefeito e candidato à reeleição, o petista Mário Reali recebeu apenas 39,85% dos votos válidos e foi derrotado por Lauro Michels (PV), que obteve 60,15%.

Reali teve um desempenho no segundo turno inferior ao do primeiro, quando recebeu 46,75% dos votos, contra 41,92% do candidato verde, que tem apenas 30 anos. Em números absolutos, Reali perdeu mais de 10 mil votos –caiu de 105.456 votos no primeiro turno para 94.963 no segundo.

Antes de Reali, Diadema foi governada por José Fillipi Júnior por dois mandatos consecutivos. Berço do sindicalismo paulista e do próprio PT, Diadema foi palco de um dos comícios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 21 de outubro.

Já em Santo André, o candidato petista, Carlos Grana, saiu vitorioso ante o petebista Aidan Ravin, que tentava a reeleição. Grana obteve 53,94% dos votos, contra 46,06% de Ravin.

Nos últimos 30 anos, PT e PTB revezaram-se no comando de Santo André, reduto político de um dos principais quadros petistas, o ex-prefeito Celso Daniel, morto em 2002. Enquanto o PT esteve na prefeitura do município por 16 anos, no total, os petebistas se mantiveram por 13 anos.

Ainda no ABC Paulista, o PT venceu em Mauá, onde Donisete Braga obteve 57,14% dos votos, contra 42,86% de Vanessa Damo (PMDB). Atualmente a cidade é governada pelo petista Oswaldo Dias. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos