Nelson Bornier (PMDB) derrota candidata apoiada por Lula e retorna à Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ)

Do UOL, no Rio

Nelson Bornier (PMDB) foi eleito no segundo turno das eleições municipais em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). O deputado federal venceu a disputa com a concorrente do PDT, Sheila Gama, que tentava a reeleição e tinha apoio da presidente da República, Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bornier retorna ao cargo que ocupou entre 1997 e 2000 com a promessa de que o cumprirá até o fim --em 2002, após ser reeleito no pleito do ano anterior, o peemedebista renunciou à prefeitura para se lançar candidato a deputado federal.

Apesar de contar com uma base eleitoral sólida no município, Bornier --que já exerceu sete mandatos como deputado federal-- teve que suar a camisa durante a campanha para vencer a prefeita em fim de mandato.

Além do apoio de Dilma, Gama contava com ajuda do senador Lindbergh Farias (PT), que também já foi o chefe do Executivo de Nova Iguaçu.

Com dez candidatos concorrendo no primeiro turno, Nova Iguaçu foi o município com maior número de candidatos a prefeito no Estado do Rio de Janeiro, com dez no total.

Perfil do eleito

Nome: Nelson Bornier
Partido: PMDB
Nascimento: 14/02/1950
Município de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Ocupação: Advogado
Vice: Nicolasina Acarisi (PR)
Coligação: Uma nova Iguaçu para todos (PP / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / PRP / PSD)

Atentado

Durante a campanha, o peemedebista registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Rio informando ter sido vítima de uma suposta tentativa de homicídio, que teria ocorrido no distrito de Austin.

Em depoimento, o político afirmou que seu veículo foi abordado por um carro preto, do qual teriam saído quatro homens armados.

Na versão de Bornier, o veículo no qual ele estava era blindado, o que permitiu ao seu motorista particular empurrar o carro onde estariam os criminosos, e assim escapar do atentado. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

Disputa pelo PR

Outra polêmica envolvendo a candidatura de Bornier se deu em função da disputa pelo apoio do Partido Republicano (PR). PMDB e DEM, este último representado pelo candidato Rogério Lisboa, registraram no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) suas chapas com vices pertencentes à mesma legenda, o PR.

 

 

Em função do impasse, o diretório municipal do Partido Republicano, que apoiava Bornier, foi dissolvido, e a sigla, por decisão das executivas estadual e nacional, passou a apoiar Lisboa, cujo nome não aparecia na urna eletrônica.

 
No dia 3 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a inclusão do democrata, mas o sistema operacional das urnas não aceita que dois candidatos possuam vices da mesma legenda.
 
A dois dias da eleição, Bornier optou por trocar de vice após conversar com a vice-presidente do TRE-RJ, Letícias Sardas. Nicolasina Acarisi, do PR, deu lugar a sua filha, Dani Nicolasina, do PMDB.
 
A cidade
 
Nova Iguaçu é o maior município da Baixada em extensão territorial (responde por 11,1% da Área Metropolitana), e o segundo em população, estimada em 830 mil habitantes, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem alta densidade demográfica, 1.449,60 hab/km² – bem acima da média do Estado, que é de 328,08.
 
O PIB, medido pelo IBGE em 2008, era de R$ 8.359.928.420,00  – o sexto do Estado do Rio.
 
De acordo com a ferramenta Avalie sua Cidade, do UOL Eleições, "Saúde" é o maior problema de Nova Iguaçu, na avaliação dos internautas que votaram até sexta-feira (26). A nota média da cidade foi de 3,3 (a nota atribuída ao país foi 4,4).
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos