Mauro Mendes (PSB) supera Lúdio Cabral (PT) e é eleito prefeito de Cuiabá

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Candidato do PSB, Mauro Mendes se elegeu prefeito no 2º turno

    Candidato do PSB, Mauro Mendes se elegeu prefeito no 2º turno

Confirmando a liderança do 1º turno, Mauro Mendes venceu o 2º turno e é o novo prefeito da cidade matogrossense. O candidato do PSB disputou com Lúdio Cabral (PT), que teve poucos votos a menos que Mendes na primeira etapa. Pesquisas de opinião deste turno já mostravam Mendes à frente.

O empresário Mendes, o candidato mais rico das capitais brasileiras com R$ 116 milhões em bens declarados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contou com uma coligação formada por PSB, PDT, PPS, PR e PV, além dos apoios que vieram no 2º turno de forma fragmentada.

Mendes recebeu o apoio de lideranças evangélicas que apoiavam Lúdio Cabral no primeiro turno. Pastores de diversas igrejas afirmaram que Mendes “representava a defesa à vida”.

A polêmica começou em meados de agosto quando o candidato do PSB foi questionado sobre o que achava sobre a legalização do aborto e da maconha. Mendes respondeu que era contra e disse que seu adversário deveria se posicionar sobre o assunto, já que o PT estaria defendendo estas causas. Os assuntos, que extrapolam a esfera municipal, pautaram a disputa e os debates que vieram na sequência.

No segundo turno, com uma diferença mínima de votos entre os dois – Mendes com 43,96%, e Lúdio com 42,27% dos votos válidos -, o empresário reformulou sua equipe de marketing e investiu nos ataques contra o médico.

Perfil do eleito

Nome: Mauro Mendes
Partido: PSB
Nascimento: 12/4/1964
Município de nascimento: Anápolis (GO)
Ocupação: Empresário
Vice: João Malheiros (PR)
Coligação: Um Novo Caminho para Cuiabá (PDT / PR / PPS / PSB / PV)

Para serem seus marqueteiros ele chamou o cineasta Bruno Bini e o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB). O senador Pedro Taques (PDT), que apoiou a candidatura de Mendes, também reforçou sua presença na campanha no 2º turno, sempre com críticas contra Cabral.

A primeira semana após o primeiro turno serviu para a reorganizar a campanha. Mendes foi pouco à rua e focou nas gravações de programas. Não obteve apoio de outros partidos, mas recebeu “a benção” de integrantes que se desfiliaram do PT para fazer parte de sua campanha. O episódio causou desconforto entre os candidatos.

Lúdio rebateu o apoio dizendo que os ex-petistas que apoiaram Mendes não faziam parte de sua “turma” e que, portanto, esta atitude era esperada, pois já “estavam com o adversário”.

O petista, por sua vez, recebeu o apoio do PC do B e as visitas do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho,  e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior em atos públicos de apoio à sua candidatura. Além disso, Cabral obteve o apoio de 16 vereadores do PSDB. Guilherme Maluf, candidato tucano no 1º turno, decidiu ficar neutro na disputa.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também aportou na cidade na última semana de campanha, além do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B).

Em sua visita, Lula não perdeu a oportunidade de atacar o adversário de Lúdio, Mauro Mendes. “Rico não precisa administrar prefeitura, que é totalmente diferente de uma empresa”, afirmou. Mendes é empresário do ramo da metalurgia.

O candidato do PSB, por sua vez, recebeu a visita do ex-jogador e deputado federal Romário (PSB). Em comício, ele afirmou que o empresário tem o perfil para administrar a capital.

Veja como foi a campanha de Mauro Mendes (PSB) em Cuiabá
Veja como foi a campanha de Mauro Mendes (PSB) em Cuiabá

“Cuiabá precisa de um prefeito que sabe administrar investimentos públicos e também que está pautado pela competência”, disse Romário.

Ataques

As duas semanas que antecederam o 2º turno foram cheias de ataques inflamados. A começar por Mendes que criticava o governo estadual, gerido por Silval Barbosa (PMDB), que apoiava Cabral.

Em sua campanha, Lúdio defendia o alinhamento político com os governos federal e estadual para melhorar a cidade. Mendes rebatia criticando Barbosa, o acusando de não repassar verbas para a saúde, área com muitos problemas na cidade.

Mendes também acusou a coligação do petista de compra de votos no 1º turno. Apresentando cópias do que seriam cheques entregues a eleitores no valor de R$ 50 e assinados pelo vice na chapa de Cabral, Francisco Fayad (PMDB), a coligação de Mendes pediu abertura de investigação do caso. O petista e seu vice rebateram as críticas e disseram que os cheques eram pagamentos para prestações de serviço na campanha.

Outro episódio que marcou o segundo turno foi uma ofensa feita pelo candidato do PSB à mulher de Lúdio. No intervalo do debate realizado pela Record, no dia 22, Mauro Mendes viu Lúdio beijando a mulher, Ana Regina, e pediu para que ela beijasse mais o marido porque ele estava nervoso.

Regina devolveu a brincadeira em tom de ironia. “Está com inveja?”, perguntou. Mendes devolveu: “A minha mulher [Virgínia] é mais bonita”.

Isso gerou irritação do petista, que disse no ar que o adversário havia desrespeitado a sua mulher.

Perfil

Mauro Mendes é formado em Engenharia Elétrica, casado e pai de dois filhos, Ana e Luiz. Empresário na área de telecomunicação, foi presidente da Federação das Indústrias, Sesi e Senai do Mato Grosso.

Foi candidato a prefeito em 2008 e ao governo do Mato Grosso em 2010, tendo perdido os dois pleitos.

Este ano, Mendes era o primeiro colocado nas pesquisas iniciais e chegou a beirar os 50% das intenções de voto, mas começou a despencar nas pesquisas em setembro.

Em agosto, a pesquisa Ibope apontava Mauro Mendes com 47% das intenções de voto, e Lúdio Cabral aparecia com 14%. Já na pesquisa do mês passado, Mauro Mendes caiu nove pontos percentuais, ficando com 38%, e Lúdio subiu 15 pontos, com 29%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos