Marcus Alexandre (PT) vence segundo turno e é o novo prefeito de Rio Branco

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    O prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT)

    O prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT)

O candidato Marcus Alexandre (PT) venceu neste domingo (28) o segundo turno da eleição para prefeito de Rio Branco e garantiu a continuidade dos governos petistas na cidade. O partido governa a capital acriana desde 2005 e o Estado, desde 1998. O Acre é a unidade da federação do país há mais tempo governada pelo PT.

Ele derrotou Tião Bocalom (PSDB), que estava na sua segunda tentativa para a prefeitura. O tucano já havia tentado também duas vezes o governo do Estado. Em 2006, ficou em terceiro lugar, na eleição vencida por Binho Marques (PT); em 2010, perdeu após uma disputa apertada contra o atual governador Tião Viana (PT).

Há dois meses, Bocalom liderava as pesquisas de intenção de voto, que indicavam uma vitória em primeiro turno. Em meados de agosto, Alexandre começou a aparecer em empate técnico com o tucano.

O prefeito eleito é engenheiro formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e foi diretor do Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens do Acre) de 2007 até o início de 2012. Apesar de representar o grupo político que comanda a capital há oito anos, o prefeito eleito veiculou propagandas neste segundo turno em que dizia representar o "novo".

Durante a campanha, Alexandre sofreu ataques do candidato tucano. Em seu programa eleitoral na TV, Bocalom acusou Marcus Alexandre de ter participado de um esquema que teria desviado recursos públicos destinados a uma obra de uma rodovia federal que corta o Acre, a BR 364. 

As obras na rodovia em questão foram utilizadas também na campanha do PT, que coloca os trabalhos de pavimentação da estrada como um dos principais feitos de Alexandre no Deracre.

Perfil do eleito

Nome: Marcus Alexandre
Partido: PT
Nascimento: 13/6/1977
Município de nascimento: Ribeirão Preto (SP)
Ocupação: Servidor público estadual
Vice: Marcio Batista (PC do B)
Coligação: Frente Popular de Rio Branco (PRB / PT / PTN / PR / PSDC / PSB / PV / PPL / PC DO B)

Principais desafios

Para os moradores de Rio Branco que responderam à enquete "Avalie sua Cidade", do UOL Eleições, o principal problema da capital acriana são a falta de energia, com 27,38%, e o saneamento básico, com 11,61%.

Para tentar resolver os problemas de saneamento, Alexandre propôs fazer parcerias com o governo do Estado para investir na instalação de redes de água e esgoto por meio de obras de urbanização dos bairros. O novo prefeito quer, também, implantar um programa de melhoria de iluminação pública, com vistas à melhoria da segurança e da visibilidade das ruas. Vale destacar, no entanto, que o fornecimento de energia é de responsabilidade da Eletrobras Acre e não da prefeitura de Rio Branco.

UOL Cursos Online

Todos os cursos