Ex-jogador de futebol, Juninho (PPS) é eleito em Cariacica (ES) contra candidato hospitalizado

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Juninho (PPS) foi eleito prefeito de Cariacica (ES)

    Juninho (PPS) foi eleito prefeito de Cariacica (ES)

O atual vice-prefeito de Cariacica (ES) e ex-jogador de futebol profissional, Juninho (PPS), foi eleito prefeito da cidade neste domingo (28). Juninho venceu o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), que ficou hospitalizado nas últimas semanas, mantendo o favoritismo alcançado nas urnas no primeiro turno, quando teve 45,18% dos votos válidos. Juninho jogou futebol de campo na Desportiva Ferroviária (ES) e também futebol de areia.

O candidato derrotado, Marcelo Santos, teve de ser internado na UTI de um hospital devido a uma arritmia cardíaca. Durante a maior parte do segundo turno, ele não fez campanha nas ruas.

Porém, mesmo antes de o adversário ser hospitalizado, Juninho já liderava as pesquisas eleitorais na cidade, com intenções de voto superiores a 70%.

Com isso, encerra-se um período de domínio de oito anos do PT na cidade. A deputada estadual Lúcia Dornellas (PT), candidata apoiada pelo atual prefeito, Helder Salomão (PT), nem passou para o segundo turno. Ela teve 22,65% dos votos válidos no primeiro turno.

Oposição dentro do governo

Apesar de ser vice-prefeito, Juninho colocou-se em todo o período eleitoral como candidato de oposição à atual administração. Ele afirma ter sofrido um isolamento político na gestão de Helder Salomão. 

Perfil do eleito

Nome: Juninho
Partido: PPS
Nascimento: 14/06/1970
Município de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Ocupação: Vice-prefeito
Vice: Capitão Bruno Polez (PRB)
Coligação: Mudando Pra Valer (PTB/PPS/PRB/PRTB/PMN/PDT)

Sob essa perspectiva, o candidato tentou blindar-se das críticas ao prefeito, sendo ele mesmo um de seus maiores críticos.

Durante a campanha eleitoral, Juninho prometeu extinguir secretarias (como a de Relações Institucionais) e criar novas pastas (Trânsito e Segurança Pública).

O candidato se comprometeu ainda a investigar negócios e contratos firmados pelo município que ele considera suspeitos. 

Problemas na saúde e no trânsito

A coligação "Mudando Pra Valer" (PTB/PPS/PRB/PRTB/PMN/PDT) terá de administrar os problemas de uma cidade de 350 mil habitantes, com carências na saúde e na mobilidade urbana.

Além disso, a cidade é considerada uma das mais violentas do país e a que tem mais mortes de jovens de 13 a 19 anos.

O crescimento acelerado nos últimos anos faz do trânsito um dos principais problemas do município. Durante a campanha eleitoral, Juninho prometeu resolver o problema dos semáforos e investir na melhoria do transporte público.

Cariacica fica na grande Vitória, e grande parte da população trabalha nas indústrias da região, que tem crescido nos últimos anos, principalmente, com mineração, siderurgia e exploração de petróleo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos