Juiz de Fora (MG) rompe 30 anos de rodízio de prefeitos e elege Bruno Siqueira (PMDB)

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Divulgação

    O deputado estadual Bruno Siqueira (foto) é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco

    O deputado estadual Bruno Siqueira (foto) é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco

O deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) foi eleito prefeito de Juiz de Fora (283 km de Belo Horizonte) neste domingo (28). Com esta vitória, a cidade encerra um ciclo iniciado em 1983 pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado (sem partido) e que seguiu com o ex-prefeito Alberto Bejani (PSL) e o atual prefeito Custódio Mattos (PSDB), que se revezaram à frente da Prefeitura de Juiz de Fora nestes 30 anos.

No segundo turno, Siqueira recebeu apoio do senador Aécio Neves (PSDSB-MG) e do governador Antonio Anastasia (PSDB) e, mais discretamente, do prefeito Mattos, que deixa a prefeitura desgastado e com altos índices de rejeição.

O prefeito eleito também fez críticas à candidata Margarida Salomão (PT), que recebeu um golpe externo à campanha no fim de setembro, quando a Justiça Federal aceitou uma ação do Ministério Público e abriu processo por improbidade administrativa contra a candidata. As causas são suspeitas de irregularidades em obra da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), realizada enquanto a petista era reitora da instituição, entre 1998 e 2006.

O resultado das eleições confirma a tendência de crescimento na reta final da campanha de Siqueira. Ele apareceu à frente de Margarida na véspera da eleição do primeiro turno. Siqueira tentou se beneficiar da disputa entre a petista e o candidato  Custódio Mattos (PSDB) e passar a imagem de uma candidatura inovadora, distante da polarização entre PT e PSDB.

República do Pão de Queijo

Siqueira é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco, que começou sua carreira política como prefeito da cidade. O pai do prefeito eleito, o ex-deputado Marcelo Siqueira, pertenceu à chamada República do Pão de Queijo, apelido dado à época para os integrantes da equipe de governo de Itamar que eram provenientes da cidade mineira. Os programas de TV de Siqueira mostraram as filhas de Itamar pedindo votos para o candidato.

Perfil do eleito

Nome: Bruno Siqueira
Partido: PMDB
Nascimento: 23/08/1974
Município de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Ocupação: Deputado estadual
Vice: Sérgio Rodrigues (PMDB)
Coligação: Juiz de Fora Não Quer Esperar (PMDB/PTN/PMN/PSD)

Durante a campanha, Margarida, que no início da campanha mudou o visual e ficou parecida com a presidente Dilma Rousseff, manteve o discurso de que a candidatura de Siqueira seria um plano B do Palácio da Liberdade. "O rapaz rasgou a fantasia", afirmou a petista.

No programa de governo apresentado por Siqueira, a saúde encabeça a lista de 15 diretrizes traçadas pelo PMDB de Juiz de Fora. A ela seguem educação, segurança pública, mobilidade urbana e transporte, infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico, esporte e lazer, meio ambiente, cultura, política social, agricultura, habitação, criança e adolescente.

O peemedebista ainda pretende criar programas específicos para a valorização do servidor municipal e projetos de apoio à população na terceira idade. Siqueira também propôs melhorar as condições de acessibilidade dos moradores de regiões periféricas da cidade, por meio da implantação de linhas de transporte coletivo. “Será política de Governo estudar, reestruturar e viabilizar soluções para melhorar as condições de acessibilidade dos moradores das várias regiões periféricas ao centro urbano através de redes de linhas de transporte coletivo", diz o programa de governo.

Bruno Siqueira, 38 anos, foi vereador na cidade, presidente da Câmara Municipal, e ganhou visibilidade política quando atuou para a queda do então prefeito Benjani, em 2007. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

UOL Cursos Online

Todos os cursos