Dauttmam (PC do B) bate Waguinho (PRTB) e é eleito prefeito de Belford Roxo (RJ)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Dennis Dauttmam é o novo prefeito de Belford Roxo

    Dennis Dauttmam é o novo prefeito de Belford Roxo

Em meio a um segundo turno marcado pelas disputas de proximidade com os governos estadual e federal e uma polêmica envolvendo o aborto, o comunista Denis Dauttmam  (PC do B) foi eleito prefeito de Belford Roxo (Rio de Janeiro). Alcides Rolim (PT), derrotado no primeiro turno com 22,09% dos votos

O adversário de Dauttmam no segundo turno foi Wagner Carneiro, o Waguinho, do PRTB, deputado estadual que contou com o apoio do ex-governador fluminense Anthony Garotinho (PR). Ao longo da campanha, Waguinho dizia contar com o apoio informal da presidente Dilma Rousseff e do governador, Sérgio Cabral (PMDB). Segundo Waguinho, os dois não apareceram em sua campanha unicamente por impedimentos da lei eleitoral.

O resultado do pleito pode mudar, contudo, porque a Justiça Eleitoral ainda precisa julgar a situação do vice-prefeito. Ao longo da disputa, Dauttmam trocou de vice três vezes. O que foi eleito junto com ele, Douglas da ACR, era candidato a vereador; seu registro de vice-prefeito aparece na página do TSE como "substituto pendente de julgamento". Os outros dois vices, Reginaldo Gomes e Sérgio Lins, ambos do PHS, renunciaram às candidaturas. 

Waguinho pediu na Justiça a impugnação dos votos de Dauttmam, e realização do segundo turno da eleição entre ele e o prefeito Alcides Rolim. Waguinho afirma que Dauttmam homologou na Justiça a troca de seu vice no dia do primeiro turno, depois do prazo legal para alterações na campanha.

Um dos maiores trunfos do prefeito do PCdoB é também motivo de críticas: a grande quantidade de apoios que sua candidatura angariou, mesmo entre partidos que não são aliados no cenário político nacional. No primeiro turno, sua coligação, Sempre Belford Roxo, foi apoiada por oito partidos, entre os quais o PMDB, que se coligou após a morte da ex-prefeita e pré-candidata Maria Lúcia dos Santos, 59 anos, em junho, de enfarto. A coligação que contou com PP, PDT, PTB, PMDB, PTN, PHS, PTC e PPL, além do apoio do PT no segundo turno, elegeu 12 vereadores.

O prefeito eleito diz que sua vitória vem de um projeto realista. “Tudo que apresentei foi de acordo com as demandas do município. Não fiz propostas mirabolantes só para poder enganar a população, dizendo que iria transformar a cidade em um lugar de primeiro mundo. Vou, sim, transformar em um lugar decente”, disse Dauttmam.

Entre algumas das propostas do prefeito eleito estão atrair indústrias com a concessão de isenções fiscais e investimento na saúde. Dauttmam, 48 anos, foi vereador por dois mandatos seguidos.“Nos dois mandatos, como vereador, usei os serviços de saúde. A partir disso e com o que o povo nos solicitou, montamos nosso programa”, explicou.

Perfil do eleito

Nome: Adenildo Braulino dos Santos
Partido: PC do B
Nascimento: 23/5/1964
Município de nascimento: Ibicaraí (BA)
Ocupação: Empresário
Vice: Douglas da ACR (PTC)
Coligação: Sempre Belford Roxo (PP / PDT / PTB / PMDB / PTN / PHS / PTC / PPL / PC do B)

Morte e folhetos apócrifos

Em junho deste ano, Maria Lúcia, então pré-candidata do PMDB, morreu de infarto aos 59 anos. Ela era mulher do primeiro prefeito da cidade, Jorge Júlio Costa Santos, o Joca, assassinado em 1995, e foi prefeita de Belford por duas vezes, em 1996 e em 2004. Com sua morte, o PMDB ficou se uniu à coligação do PC do B, liderada por Dauttmam, que já foi do Prona e do PR.

Além da tragédia, outra marca da campanha em Belford foram os ataques. Em 5 de outubro, às vésperas do primeiro turno, panfletos apócrifos foram distribuídos pela cidade com ataques pessoais e ofensas a Dauttmam.

No segundo turno, o comunista teve de responder a questões sobre sua posição em relação ao aborto. Sem citar Dauttmam, Waguinho afirmou que o partido de seu rival, o PCdoB, é favorável à liberalização do aborto. Dauttmam, por sua vez, respondeu que "ele (Waguinho) tenta colar esse tema do aborto à minha candidatura, mas não sou a favor", dando a entender que era contra o tema ser vinculado à sua candidatura, sem no entanto, se posicionar sobre o tema.

Indicadores sociais

O novo prefeito vai governar uma cidade com mais de 469 mil habitantes, cuja economia é puxada principalmente pelas indústria química e a metalurgia. Belford Roxo tem índice de mortalidade infantil de 16,2  por mil nascidos vivos (a média do Brasil é de 16 por mil), taxa de analfabetismo de 5% da população, 55,2 homicídios por cem mil habitantes e PIB per capita de R$ 8.279,99, puxado principalmente por uma unidade da Bayer no município.

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL, mais de 21% dos internautas apontaram a saúde como o maior problema da cidade. No programa de governo no site de Dauttmam, o novo prefeito tem 18 propostas para o setor. Entre elas, a criação de um hospital pediátrico e de outro para doenças do coração. Há também propostas genéricas e não detalhadas, como a ampliação de equipes do Programa Saúde da Família e criação de postos de atendimento 24 horas.


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos