Alcides Bernal (PP) vence segundo turno e é eleito prefeito de Campo Grande

Do UOL, em São Paulo

  • Moisés Palácios/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Alcides Bernal (PP) foi eleito neste domingo (28) prefeito de Campo Grande

    Alcides Bernal (PP) foi eleito neste domingo (28) prefeito de Campo Grande

O deputado estadual Alcides Bernal (PP) foi eleito neste domingo (28) o novo prefeito de Campo Grande (MS), colocando fim a quase 20 anos de governos sucessivos do PMDB. Ele derrotou o peemedebista Edson Giroto, que concorria com o apoio do atual prefeito, Nelsinho Trad.

Bernal concorreu em uma chapa sem coligações, apesar de ter recebido o apoio de PT, PSDB e PV no segundo turno. Giroto, por sua vez, reuniu em torno de si 17 partidos – do PCdoB ao DEM, passando por PTB, PDT, PRB e PSB. Mesmo com três minutos no horário eleitoral do primeiro turno, o novo prefeito conseguiu naquela rodada de votações 40,18%, contra 27,99% do adversário.

O novo vice-prefeito da capital sul mato-grossense é o contador Gilmar Olarte (PP).

YouTube

A campanha de Bernal ficou famosa após a Justiça Eleitoral emitir um pedido de prisão contra o diretor-geral do Google, Fábio José Silva Coelho, por conta de dois vídeos no YouTube com acusações contra o pepista. O caso repercutiu até na imprensa internacional.

Na época, o hoje prefeito eleito disse não ter nada contra o site, mas defendeu que os vídeos fossem retirados.  “Não posso permitir que gente mal-intencionada, agindo criminosamente, se utilize do Google e do YouTube para fazer campanhas difamatórias contra pessoas que estão aí trabalhando”, afirmou.

Durante o segundo turno, Bernal se envolveu em outra polêmica - dessa vez, em relação aos debates. Enquanto Giroto defendia a participação em todos, em uma estratégia para tentar reverter o resultado do primeiro turno, o agora prefeito aceitou participar só de um. Ele alegou que estava com a “agenda totalmente programada até o dia eleição”, citando como exemplo a vista do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do mesmo partido.

Perfil do eleito

Nome: Alcides Jesus Peralta Bernal
Partido: PP
Nascimento: 14/07/1965
Município de nascimento: Corumbá (MS)
Ocupação: deputado estadual
Vice: Gilmar Olarte (PP)
Coligação: partido não coligado

Bernal é advogado e radialista e foi eleito vereador em Campo Grande em 2004 e 2008. Em 2010, se elegeu deputado estadual. É a primeira eleição a um cargo executivo em que o pepista concorre.

Principais desafios

Para os eleitores de Campo Grande, segundo a enquete “Avalie sua cidade”, do UOL Eleições, o maior problema da cidade é a corrupção (32,66%), seguida de saúde (19,33%) e segurança (10,38%).

Para tentar diminuir o problema da corrupção, Bernal diz que vai implantar um portal da transparência, para que o eleitor possa acompanhar o quanto a prefeitura arrecada e gasta, apesar de a atual gestão já ter uma página parecida. No quesito saúde, o prefeito eleito prometeu implantar um sistema online de agendamento de consultas e a contratação de mais médicos, além de criar o hospital municipal. Bernal também quer instalar 300 câmeras de segurança em ruas e valorizar a guarda municipal.

O pepista vai administrar a terceira cidade mais populosa da região Centro-Oeste, com 786.797 habitantes, atrás somente de Brasília e Goiânia, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

UOL Cursos Online

Todos os cursos