Último dia da campanha em Curitiba tem micareta e carreata em redutos de Fruet e Ratinho Jr.

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

Micareta e carreata: essas foram as ‘receitas’ adotadas pelos dois candidatos à Prefeitura de Curitiba, neste sábado (27), no último dia da campanha eleitoral nas ruas. Tanto Gustavo Fruet (PDT) quanto Ratinho Júnior (PSC) recorreram a redutos onde lideraram os votos no primeiro turno –Fruet, na região central, e Ratinho Junior na zona sul da capital paranaense.

O pedetista fez uma caminhada a partir da UFPR (Universidade Federal do Paraná), percorrendo o calçadão da Rua das Flores, onde permaneceu durante pouco mais de meia hora. Amparado por um cordão de cabos eleitorais que fizeram as vezes de seguranças, Fruet teve a presença dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações) durante a agenda.

À frente do grupo, músicos tocaram marchinhas de carnaval até o final do trajeto, na Praça Osório. Segundo estimativas de policiais militares ouvidos no local pela reportagem do UOL, cerca de 1.000 pessoas participaram do ato.

"Cordialidade" na reta final

Para partidários de Ratinho Júnior presentes ao calçadão, o clima de cordialidade que tomou conta da reta final –sobretudo no debate de ontem (26) à noite, na Rede Globo –deverá permanecer até amanhã.

“Há uma cordialidade, um respeito recíproco, mesmo porque, as pesquisas não correspondem à adesão que temos percebido à nossa campanha --mas somos guerreiros e vamos até o fim”, disse Alysson Oliveira, 32, um dos coordenadores da campanha de Ratinho Júnior pelo PC do B.
O candidato do PSC participou de carreata no bairro Campo Comprido. Ao lado dele, estava seu principal cabo eleitoral da campanha –seu ai, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho.

Na última pesquisa Datafolha, de quarta-feira (24), Fruet apareceu à frente de Ratinho Júnior com 52% contra 35% nas intenções de voto.

Ontem, o segundo colocado admitiu ao UOL ter demorado “a desconstruir” o adversário sobre a coligação com o PT --Fruet, ex-tucano, havia sido ferrenho crítico do mensalão durante a atuação parlamentar (2005-2008). Para Ratinho Júnior, isso explica a transferência de intenção de voto de eleitores de Rafael Greca (PMDB) e Luciano Ducci (PSB), respectivamente quarto e terceiro colocados no primeiro turno, ao pedetista.

UOL Cursos Online

Todos os cursos