No último debate, candidatos evitam embate e discutem propostas em Cuiabá

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

Candidatos a prefeito de Cuiabá optaram por debater propostas no debate na TV Centro América –afiliada da Globo--, noite desta sexta-feira (26). Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) evitaram confronto, diferente do que aconteceu na segunda-feira (22), na "TV Record", quando os dois partiram para o enfrentamento.

O modelo do programa foi bastante aberto e deu oportunidade para ambos trocarem farpas. Mas não foi isso que aconteceu. Foram 50 minutos com três blocos em que candidatos faziam perguntas entre si. Dois foram de escolha deles e um o tema escolhido pela produção.

Lúdio inaugurou o primeiro bloco questionando o adversário sobre qual proposta ele teria para a Guarda Municipal de Cuiabá, que foi criada pelo tucano Wilson Santos, mas nunca entrou em ação.

Mendes respondeu que criará uma polícia municipal, com emprego de policiais militares em folga, plano este já colocado em prática em vários municípios. Lúdio contestou o adversário afirmando que o uso de PMs é um equívoco. A opção, segundo o petista, é promover concurso para guardas municipais.

Candidatos também falaram sobre temas como geração de empregos, saúde, infraestrutura e orçamento participativo. No último bloco, Lúdio e Mendes até ensaiaram ataques por conta da venda da Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), aplicação de recursos e privatização da saúde, mas desistiram.

Encerrado o debate, ambos evitaram o embate. Lúdio disse ao UOL que sua campanha nos dois turnos foi propositiva, com diálogo e respeito. Perguntado qual avaliação da campanha do adversário, o petista respondeu que esse julgamento seria feito pelo eleitor, no domingo.

Mendes disse que sua campanha foi positiva e estava com sentimento do dever cumprido. Sobre o fato de o adversário ter subido nas pesquisas, o candidato do PSB afirmou que há diversas leituras sobre as consultas. “Dou muita importância à modalidade espontânea e é nesse campo que estamos melhor."

Sobre a campanha do adversário, Mendes também disse que o eleitor é quem vai decidir. “Prefiro declinar a resposta”.

Mais informações sobre as eleições em Cuiabá

UOL Cursos Online

Todos os cursos