Em carreata na Zona Sul, Haddad diz que Serra vai perder votos por ter feito site falso

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, realizou carreata na zona sul da cidade na manhã deste sábado (27), acompanhado do ex-candidato Gabriel Chalita (PMDB). Antes do início do ato, porém, ciriticou a criação - por parte de uma empresa contratada pela campanha de José Serra (PSDB) - de um site falso que tentava imitar as páginas do petista, mas contendo propostas falsas.

Para o candidato, a ação da campanha tucana, que foi revelada pela provedora de acesso à internet GVT, só irá prejudicar José Serra. "É desfavorável a ele, porque já está identificado o responsável pelo site", afirmou Haddad. O site, batizado de "Propostas Haddad 13", foi tirado do ar por determinação judicial no último dia 19. Com programação visual semelhante ao site oficial da campanha de Haddad, atribuía ao petistas propostas como construir ''50 escolas de lata''.

O site foi criado pela empresa Soluções Originais em Desenvolvimento e Arte Ltda (Soda Virtual), a mesma que responsável por desenvolver o jogo "Angry Haddad", que plagiava o sucesso Angry Birds e também teve de ser tirado do ar por decisão judicial. 

Haddad, que é ex-ministro da Educação, também lamentou o boato de que São Paulo não receberia o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "Com a juventude se preparando, esperando fazer faculdade, não se faz esse tipo de coisa. Sinceramente, não vale a pena fazer isso para ganhar um voto a mais. Isso me chateou muito".

A menos de 24 horas da abertura das urnas, entretanto, Haddad evitou abordar o adversário em outras questões, como propostas apresentadas na última semana. Em contrapartida, o petista insistiu na ideia de que seu plano de governo pode fazer a diferença no domingo.

Por fim, o candidato do PT afirmou que sua liderança nas pesquisas se deve ao fato de ter sido a sua campanha a que mais investiu em um plano de governo, e a primeira a apresenta-lo. "Nosso programa foi apresentado dois meses antes da eleição, para que qualquer cidadão pudesse entrar no meu site e fazer uma leitura crítica das propostas. É uma cultura boa para as próximas eleições. Dessa vez prevaleceu a força as ideias".

UOL Cursos Online

Todos os cursos