Último comício de Haddad tem clima de "já ganhou"

Julianna Granjeia e Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

No último comício oficial do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, no bairro da Liberdade, centro de São Paulo, as lideranças dom PT tiveram dificuldades para conter o clima de vitória antecipado compartilhado por políticos e pela militância do partido que lotava o auditório da Casa Portugal.

A ministra da Cultura tentou conter o otimismo. “Não podemos sentar em cima de pesquisas. Temos de suar a camisa nos últimos dias. Convencer vizinhos, amigos e familiares. Não vamos baixar a guarda.”

O discurso da ministra, no entanto, foi contrariado pelo seu colega de Esplanada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Esse é o último ato da campanha, mas está com cara de primeiro ato do governo”, afirmou. No momento da declaração, Haddad mostrou estar contrariado e não sorriu.

Mesmo assim, a mesma toada otimista foi mantida pelo próximo a tomar o microfone, o cantor Alceu Valença, que entrou no palco com sua música “Anunciação”. “A voz dos anjos murmurou em meu ouvido. Eu não duvido, já escuto os teus sinais. Que tu viria numa manhã de domingo. Eu te anuncio nos sinos das catedrais”, diz a letra da canção.

Na plateia, com o semblante e um discurso mais contido, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) avisava: “O chefe Lula mandou não falar em vitória antes da hora”.

A suposta ordem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve efeito. Maria Alice Setubal, uma das donas do banco Itaú e presidente da Cenpec, ONG ligada a projetos de educação, convidada a discursar declarou: “Será um privilégio ter um prefeito em São Paulo que vai priorizar a educação e a cultura”.

Haddad fechou o comício chamando a atenção para o perigo dos últimos dias antes das eleições afirmando que a candidatura de José Serra (PSDB) de panfletos e notícias mentirosas sobre as propostas do PT.

A cautela, porém, logo deu lugar ao otimismo. “A verdade é que Serra está descolado do tempo novo que está chegando e que vai chegar de vez no domingo”, afirmou.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos