Em Curitiba, Fruet barra na Justiça propaganda que aponta elo entre ele e José Dirceu

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

A pedido da coligação de Gustavo Fruet (PDT), a Justiça Eleitoral proibiu, em decisões liminares publicadas no fim da tarde desta quinta-feira (25), a veiculação de dois comerciais produzidos pela campanha de Ratinho Junior (PSC). As inserções buscam associar o pedetista a políticos com envolvimento em casos de corrupção, como José Dirceu (PT), condenado no julgamento do mensalão petista, e o ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Claudio Derosso (sem partido), que renunciou ao cargo por denúncias de desvio de verbas de publicidade, e depois perdeu o mandato ao deixar o PSDB.

“Verificando a existência, em tese, de propaganda eleitoral negativa, determino a imediata suspensão das inserções”, escreveu a juiza eleitoral Renata Estorilho Baganha em uma das sentenças.

Num dos comerciais, um ator diz que irá ensinar o telespectador a fazer uma “panelada”. Para isso, reúne fotos de políticos como José Serra (candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB), Derosso, Dirceu e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). Ao final, tira da panela uma foto de Fruet, e diz: “Não deu certo, não.”

A segunda propaganda segue a linha da primeira. Em vez de panelada, o ator se propõe a ensinar a receita de uma pizza. Para isso, sugere que Fruet, Derosso e Dirceu, entre outros, são “farinha do mesmo saco”. Ao final, completa: “Deu pizza de novo. O povo não consegue comer mais pizza. Quer mudança".

“Percebe-se que se trata de conteúdo, em tese, que busca a desvalorização do candidato Gustavo Fruet e que imputa a ele a condição de aliado de, por exemplo, José Dirceu, recentemente condenado, como é fato notório, pelo conhecido 'processo do mensalão', e João Claudio Derosso, notoriamente afastado da presidência da Câmara”, argumenta a magistrada, em uma das sentenças.

“Vamos recorrer. Amanhã apresentamos os recursos à Justiça Eleitoral”, informou Amanda Godoi, advogada da coligação de Ratinho Junior.

Atrás nas pesquisas, Ratinho faz campanha “mais incisiva”

As duas peças tiradas do ar fazem parte de um lote de oito, produzidas nos últimos dias, num esforço final para tentar reduzir a vantagem de Fruet nas pesquisas. No Datafolha divulgado ontem, o pedetista tem 52% das intenções de voto, ante 35% do candidato do PSC.

Para isso, foi contratada uma segunda produtora de vídeo, que não trabalha sob o comando do marqueteiro Maurício Ramos, responsável por todo o material de campanha desde o primeiro turno, confirmou a coligação em nota oficial.

“O que levou a coligação a contratar mais uma produtora de vídeo foi, além das diferenças de visão estratégica –que, no entendimento do comitê político precisava ser mais incisiva– também o volume de produção aumentou consideravelmente nesse momento da campanha.”

Segundo a assessoria, “desde a semana passada, a Farol Multimidia – que já tinha sido responsável pelos programas de Ratinho Junior no primeiro turno – passou a criar e a produzir os comerciais de 30 segundos do candidato".

Prossegue a nota: “Esses comerciais, sob responsabilidade editorial do Comitê Político da coligação, vão enfocar basicamente as diferenças entre os dois candidatos. A Easy Films, produtora contratada para a campanha do segundo turno, cuida a partir de agora somente do programa de dez minutos, que vai ao ar duas vezes ao dia. A responsabilidade editorial, nesse caso, é da equipe da produtora e do publicitário Maurício Ramos. O foco dos programas está no projeto de governo de Ratinho Junior para a prefeitura de Curitiba e na troca energia com a população”.

Ramos e o coordenador jurídico da campanha de Ratinho Junior, Guilherme Gonçalves, são filiados ao PT. Por conta disso, o primeiro comercial da série, que dizia que o PT tentaria entrar “escondidinho” na prefeitura, sob Fruet, mas que “Curitiba não iria deixar”, levado ao ar na semana passada, causou mal-estar na cúpula da campanha.

Na última terça-feira (23), informações desencontradas deram conta de que Ramos, Gonçalves e o ex-deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) teriam se afastado da campanha por conta da nova estratégia.

Em outra nota, horas depois, a assessoria negou. “Diferente do que está sendo divulgado nos blogues e na rede social, ninguém está deixando a campanha de Ratinho Junior. A direção da campanha informa que isso não passa de boato gerado pelos adversários que estão desesperados com o crescimento da candidatura das novas ideias nas ruas e nas pesquisas.”

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