Datafolha e Ibope apontam empate entre candidatos de Fortaleza

Do UOL, em São Paulo

Duas pesquisas divulgadas nesta quinta-feira (25) mostram empate entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB).

O levantamento feito pelo Datafolha aponta o petista com 42% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSB tem 41%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a situação é de empate técnico.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 18, Elmano já apresentava 42%, mantendo-se estável, contra 37% de Claudio, que cresceu quatro pontos no levantamento atual.

Na pesquisa divulgada hoje, declarações de voto em nulo e em branco eram 11%, e indecisos, 9%.

Considerando os votos válidos, ou seja, em que são excluídos os votos nulos ou em branco, o petista aparece com 51% ante 49% do candidato do PSB.

O Datafolha ouviu 1.279 eleitores nos dias 23 e 24 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número CE-00182/2012.

Ibope

Já o Ibope mostra os dois candidatos com 43% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11%, e indecisos, 3%.

Considerando os votos válidos, Elmano de Freitas e Roberto Claudio apresentam 50% das intenções.

A pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro. Foram entrevistadas 805 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no TSE, sob o número número CE-00183/2012.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18 de outubro pelo mesmo instituto, Roberto Claudio aparecia com 41%, enquanto o petista tinha 39% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Informaram ao Ibope que votariam em branco ou nulo 14%, e outros 6% disseram estar indecisos no levantamento divulgado hoje. Esta pesquisa também  foi encomendada pela TV Verdes Mares.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de outubro e foram entrevistadas 805 pessoas. A pesquisa está registrada noTSE, sob o número número CE-00181/2012.

UOL Cursos Online

Todos os cursos