Berço político de Haddad, Faculdade de Direito da USP prefere futebol a debate

Vinícius Segalla*

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

    Três estudantes da USP foram assistir ao debate em um bar depois que seus colegas preferiram ver futebol

    Três estudantes da USP foram assistir ao debate em um bar depois que seus colegas preferiram ver futebol

A Faculdade de Direito da USP, situada no Largo São Francisco, na região central de São Paulo, é um dos mais tradicionais espaços de debate político do país desde 1827, ano de sua fundação. Entre as personalidades brasileiras que já passaram por lá estão 11 ex-presidentes do Brasil e sete ex-prefeitos de São Paulo. Também graduou-se na instituição, que foi a primeira escola de ensino superior a ser fundada no Brasil, o atual candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).  

  • Leonardo Moraes/UOL

    Estudantes da Faculdade de Direito da USP jogam pebolim e assistem a programa policial na TV enquanto acontecia o debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo

Nesta quarta-feira (24), porém, a tradicional veia política da "Velha Academia" não se fez valer. No fim da tarde, enquanto acontecia o debate SBT/UOL entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), os televisores do Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade representativa dos estudantes da faculdade, esteve sintonizado na partida de futebol entre  Borussia Dortmund e Real Madrid, pela Liga dos Campeões da Europa. Ao fim do jogo, os estudantes passaram a acompanhar o programa policial "Brasil Urgente", da "TV Bandeirantes".

Era em um bar na rua Riachuelo, próximo ao Largo São Francisco, que três estudantes da Faculdade de Direito mantinham viva a tradição, acompanhando o debate com a emoção de quem vibra com seu time do coração, aplaudindo as falas do candidato que apoiam (Haddad) e criticando as intervenções do adversário. A preferência pelo petista era também denunciada pelos adesivos de campanha que traziam no peito. 

"Tentamos assistir ao debate no centro acadêmico, mas eles queriam ver o futebol", disse Igor Moreno, 21, aluno do segundo ano do curso de direito. O debate desta quarta, realizado pelo SBT e pelo UOL, foi o primeiro desta eleição que Moreno acompanhou.

DEBATE SBT/UOL

  • Arte/UOL

    Dois temas escolhidos por internautas --corrupção e filas na saúde-- foram os que geraram os maiores embates entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), no debate SBT/UOL, realizado nesta quarta-feira

O horário dos anteriores, a partir das 22h, não ajudava o estudante. Dessa vez, com o programa começando às 18h10, ele se programou para assistir ao debate na faculdade, o que quase aconteceu.

Já os seus colegas de faculdade Kemil Jarude, 22, e André Esteves, 23, assistiram a todos os debates da atual campanha eleitoral. Nesta quarta-feira, para acompanhar o programa no bar, tiveram de pedir para o proprietário do estabelecimento mudar o canal e aumentar o volume. "É que não é todo mundo que se interessa por política", resumiu Esteves.

Se o interesse pelas eleições municipais era escasso na Faculdade de Direito, o mesmo não se pode dizer sobre política acadêmica. A São Francisco vive período eleitoral para eleger a chapa que irá comandar o centro acadêmico no ano que vem, disputa sempre acalorada nas Arcadas.

O pleito estudantil está sendo disputado pela chapa Canto Geral, espécie de herdeira ideológica do extinto Fórum da Esquerda, cujo nome já demonstra o espectro político em que atua, e pelo Movimento Resgate Arcadas, a chapa considerada "de direita". Na porta da faculdade, na última quarta-feira, via-se muitos estudantes vestindo a camisa de uma ou outra chapa. Da eleição municipal, só mesmo os adesivos dos estudantes no bar.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

* Atualizada às 16h30 de 25/10/2012

UOL Cursos Online

Todos os cursos