Em debate morno, candidatos de Campinas (SP) focam propostas e evitam confrontos

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

Os dois candidatos à Prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo), Marcio Pochmann (PT) e Jonas Donizette (PSB), voltaram a se enfrentar na noite desta terça-feira (23) em debate promovido pela VTV/SBT. Neste encontro, as críticas e acusações diminuíram e os candidatos ficaram focados em fazer promessas e na apresentação de suas propostas, o que deixou o duelo morno.

Desta vez, os três primeiros blocos foram temáticos e o embate foi aberto, ou seja, o candidato podia interromper o adversário a qualquer momento. Entretanto, nenhum dos candidatos usou este recurso.

Somente no quinto bloco o clima esquentou. Marcio mais uma vez atacou o adversário resgatando a lei Menores na Feira, criada por Jonas em 1997, quando ele era vereador em Campinas, que dizia que crianças com mais de 7 anos poderiam trabalhar como carregadores de sacolas, ajudantes nas barracas dos feirantes e guardadores de carros. “Jonas traz propostas para a educação mas defende o trabalho infantil. Dá para confiar?”.

Após o ataque, o pessebista ficou irritado e voltou a explicar que, na época, as crianças de rua necessitavam do apoio do poder público. “Quando a lei foi criada, as crianças precisavam de apoio. Mais uma vez meu adversário distorce a lei, que teve caráter social. Meu adversário fala uma coisa e faz outra, combinou de fazer campanha propositiva, mas continua atacando para tentar confundir o eleitor com acusações na última semana de campanha”, disse Jonas.

Na época, a proposta foi vetada pelo então prefeito Chico Amaral (PMDB) e só virou lei porque a Câmara derrubou o veto. Entretanto, a lei nunca foi regulamentada.

Nos outros blocos, os dois candidatos mantiveram a linha e evitaram trocar farpas. Diferentemente dos outros duelos, o mensalão e a crise política enfrentada na cidade não foram citados nenhuma vez.

No confronto direto, em um candidato perguntava para o outro sobre o tema que desejasse, novamente os dois se apegaram a assuntos recorrentes, também explorados no horário eleitoral gratuito. Ambos apresentaram suas ideias nas áreas de saúde, segurança pública, empreendedorismo e qualificação profissional. 

Pesquisa 

O Ibope divulgou na noite desta terça-feira (23) a segunda pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa eleitoral em Campinas. Em relação à pesquisa anterior, Jonas Donizette se manteve com 45%, e Marcio Pochmann foi de 39% para 37%. Esta foi a primeira vez que o petista apresentou oscilação negativa durante toda a campanha. O levantamento ainda mostrou que 13% dos eleitores votarão em branco e nulo, e 5% ainda não sabem ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos, Jonas soma 55% e Marcio 45% da preferência dos eleitores. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa, encomendada pela EPTV, foi realizada entre 21 e 23 de outubro. Foram entrevistadas 756 eleitores, e a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos