Em Cuiabá, Lula pede militância nas ruas por Lúdio; beijos viram arma contra Mauro Mendes

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou na noite desta quarta-feira (24) à militância para sair às ruas para pedir votos ao candidato petista à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral. Ele disse ainda para que os militantes esqueçam o clima de "já ganhou". “Comemoração somente após a contagem do último voto”, disse Lula, durante comício.

Lula também não perdeu a oportunidade de atacar o adversário de Lúdio, Mauro Mendes (PSB). “Rico não precisa administrar prefeitura, que é totalmente diferente de uma empresa”, afirmou. Mendes é empresário do ramo da metalurgia e declarou ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) um patrimônio de R$ 116 milhões --ele era o candidato a prefeito mais rico, daqueles que concorrem ou concorreram nas capitais.

Lula chegou ao comício, na Praça das Bandeiras, próxima ao Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado, com cinco horas de atraso. O avião que transportava o ex-presidente decolou com atraso de Salvador (BA). Ao entrar em Cuiabá, ele desfilou em carro aberto até o local onde havia cerca de 10 mil pessoas, segundo avaliação da PM (Polícia Militar).

O clima de “amor está no ar” foi defendido pelo ex-presidente. Antes do discurso de Lula, Lúdio deu dois demorados beijos na boca da esposa, Ana Regina. Depois pediu que todos, até assessores se beijassem, o que, naturalmente, não aconteceu.

Lula falou em seguida e também entrou no clima. Pediu um abraço de Lúdio --que beijou o rosto do padrinho político. Na sequência, o ex-presidente lembrou das dificuldades que o candidato pode enfrentar, caso seja eleito.

Por cerca de 15 minutos, Lula falou sobre sua trajetória na Presidência da República, dificuldades que enfrentou e avisou que a gestão de Lúdio vai ser difícil.

“O dinheiro não vem fácil, é preciso fazer projetos consistentes para conseguir recursos”, disse.

Beijos

O comportamento do candidato do PT em beijar a boca da esposa com intensidade começou desde o debate na "TV Record", na segunda-feira (22). No intervalo do evento, Mauro Mendes viu a cena de amor e disse para a esposa de Lúdio, Ana Regina, que beijasse mais o marido porque ele estava nervoso.

Regina devolveu a brincadeira em tom de ironia. “Está com inveja?”, perguntou. Mendes devolveu: “A minha esposa [Virgínia] é mais bonita”.

Isso gerou irritação do petista, que disse no ar que o adversário havia desrespeitado a sua esposa.

Desde então, Lúdio aproveita as aparições em público para beijar a boca da esposa, talvez como uma forma de provocar Mendes e atrair mais eleitores.

Mais informações sobre as eleições em Cuiabá

UOL Cursos Online

Todos os cursos