Rede Massa recebe terceira multa eleitoral por privilegiar Ratinho Junior em Curitiba

Do UOL, em São Paulo

A Rede Massa, retransmissora do SBT em Curitiba, foi multada pela terceira vez em três dias pela Justiça Eleitoral, que entendeu que seus programas têm privilegiado a candidatura à Prefeitura de Curitiba de Ratinho Junior (PSC) -- filho do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, proprietário da emissora – em detrimento do candidato Gustavo Fruet (PDT).

A juíza eleitoral Renata Estoril Baganha fixou a multa em R$ 170.256. Cabe recurso da decisão ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

Depois de Ratinho Jr. liderar as pesquisas na reta final do primeiro turno, Fruet saiu das urnas na frente do candidato do PSC, e é apontado na liderança por pesquisa Ibope da última sexta-feira (19), com 49% das intenções de voto, contra 39% de Ratinho Jr.

A terceira condenação da Rede Massa, segundo a decisão da juíza Renata Baganha, divulgada nesta terça-feira (23) foi provocada pelo comentário dos jornalistas que compunham a bancada do Jornal da Massa sobre as alianças de Ratinho Jr. com o Rafael Greca (PMDB) e de Fruet com o PT e Rubens Bueno (PPS).


Greca foi derrotado no primeiro turno, e Bueno ocupava a vice na chapa do prefeito Luciano Ducci (PSB).

A juíza entendeu que “percebe-se nitidamente que os apresentadores exaltam o apoio de Rafael Greca ao candidato Ratinho Jr (...) [e] declaram ser negativo o apoio do candidato à vice-prefeito no primeiro turno Rubens Bueno, e do PT, a Fruet”, segundo escreve ela na decisão.

As três multas somam R$ 297.948. As decisões foram concedidas com base em representações à Justiça Eleitoral da coligação de Gustavo Fruet.

Mais cedo nesta terça-feira, em entrevista ao UOL, o advogado Iggor Gomes Rocha, que atende a Rede Massa comentou a segunda multa aplicada à empresa. “A empresa está realmente surpresa com a série de condenações, e com a quantidade de ações ajuizadas, já que seu departamento de jornalismo sempre preza pela imparcialidade e jamais excedeu a liberdade de imprensa e o legítimo direito a critica”, afirmou.

O UOL não conseguiu contato com o advogado após a divulgação da terceira multa contra a emissora.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos