Serra diz que pesquisas são "balde de água quente" na militância

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, voltou a criticar as pesquisas eleitorais nesta sexta-feira (19), mas disse que esse tipo de levantamento serve como estímulo à militância do partido.

“Funcionam como balde de água quente, para estimular", disse após ser questionado se as pesquisas prejudicavam o empenho dos militantes.

Pesquisa Datafolha divulgada hoje mostra o tucano 17 pontos atrás de seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT). O levantamento também aponta índice recorde de rejeição a Serra: 52% dos entrevistados disseram que não votariam no tucano de jeito nenhum.

Como já havia feito ontem, Serra voltou a desqualificar as pesquisas.

“Se dependesse das pesquisas, eu teria ficado em terceiro lugar, não estaria no segundo turno. As pesquisas estão hoje em dia com credibilidade baixa, erraram bastante. Pesquisa interna que nós temos não mostra isso”, disse Serra.

As declarações foram feitas após visita a um conjunto habitacional em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Serra estava acompanhado do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Rogério Ceni

Serra também foi ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu (zona oeste), onde recebeu o apoio de Rogério Ceni, goleiro do São Paulo.

“A abertura de um voto qualquer brasileiro pode fazer. Não estou aqui em campanha, só estou mostrando que é nessa pessoa em quem eu confio pela experiência na área da saúde. Torço para que ele possa se eleger prefeito de São Paulo. Ele tem o meu voto, e de todos lá me casa", disse Ceni.

Serra respondeu que Ceni é "pé-quente". "Ele sabe que política é como futebol: para ganhar, tem que lutar até o último minuto."

Ceni acompanhou Serra durante a visita ao museu. Os dois jogaram pebolim e bateram pênaltis --o tucano tirou os sapatos e chutou apenas de meia.

"São os mesmos sapatos daquele dia", disse Serra, se referindo ao dia em que perdeu o sapato ao bater um pênalti.

UOL Cursos Online

Todos os cursos