PV deixa coligação de Vanessa para apoiar Arthur em Manaus

Camila Neumam

Do UOL, em São Paulo

O PV declarou apoio nesta sexta-feira (19) à candidatura de Arthur Virgílio (PSDB) para a Prefeitura de Manaus, apesar de fazer parte da coligação da adversária do tucano, Vanessa Grazziotin (PC do B). Em evento no comitê central do tucano na capital do Amazonas, a presidente local do PV, Eliane Ferreira da Silva, disse que o tucano “é o mais preparado para governar a cidade”.

 

O PV faz parte da coligação “Melhor para Manaus” da candidata do PC do B junto com PP, PT, PMDB, PSL, PTN e PSD.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira sobre a disputa em segundo turno mostra uma vantagem de 32 pontos percentuais do candidato do PSDB sobre a comunista.

Os nanicos PSDC e PSC também declararam apoio a Virgílio nesta sexta. Desde o resultado do segundo turno, o tucano vem amealhando alianças.

Apoiam o tucano os ex-candidatos à Prefeitura de Manaus Henrique Oliveira (PP), Serafim Corrêa (PSB) e Pauderney Avelino (DEM), terceiro, quarto e sexto colocados no primeiro turno, com 16%, 11% e 2% dos votos.

A comunista recebeu o apoio do ex-candidato Sabino Castelo Branco (PTB), quinto colocado no pleito, com 7% dos votos, apesar de seu vice o pastor evangélico Cícero Lima (PSDC)  ter declarado apoio ao tucano por “seus valores cristãos”. O vice de Pauderney, o também pastor Ivo de Assis (PRB), por sua vez, resolveu apoiar Vanessa.

Segundo a presidente do PV do Amazonas, a diretoria estadual do partido entendeu que precisava apoiar "o mais preparado para administrar Manaus". "Por isso foi feita a adesão [a Arthur Virgílio]”, diz.

Ainda segundo Silva, alguns vereadores do partido que fizeram campanha para Vanessa no primeiro turno sentiram pouco empenho da candidata em suas próprias campanhas.

“A maioria dos vereadores que marchou com a Vanessa no primeiro turno achou que foi abandonada", disse.

Silva não esconde que foi decisiva na virada do partido. “Fui suplente do Arthur no senado em 2010 e tenho uma proximidade muito grande com ele”, disse.

O ex-deputado estadual e Secretário da Produção Rural do Amazozonas Eron Bezerra (PC do B), membro do comitê central do partido do Amazonas e um dos coordenadores da campanha de Vanessa Grazziotin, vê como represália do partido a guinada “à direita”.

Segundo Bezerra, foi “uma retaliação” pelo fato de o PC do B ter apoiado o candidato Washington Régis (PMDB) que venceu Angelus Figueira (PV) em Manacaparu – segundo colégio eleitoral do estado do Amazonas.

“Eu entendo que essa decisão unilateral do PV estadual é uma espécie de retaliação, mas não tem efeito prático nenhum porque vários vereadores continuam na campanha formal [de Vanessa] e os tempos [dos candidatos] são iguais no horário eleitoral."

Mais informações sobre as eleições em Manaus aqui

UOL Cursos Online

Todos os cursos