Com ministros de Dilma em Curitiba, Fruet diz que Ratinho Jr. faz "campanha covarde" ao atacar o PT

Carlos Kaspchak

Do UOL, em Curitiba

O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, disse, nesta quarta-feira (17), durante comício que contou com a presença de três ministros, que o seu adversário Ratinho Jr. (PSC), faz uma "campanha covarde" ao dizer que ele mudou de lado, depois dos ataques que fez a petistas quando era do PSDB e integrava a CPI dos Correios no Congresso --que investigou o mensalão e que agora é julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Fruet disse ainda que Ratinho Jr. quer confundir o eleitor com informações preconceituosas contra o PT --sigla que integra a chapa do pedetista.

A campanha de Ratinho Jr. passou veicular três inserções na TV e no rádio que faz críticas ao PT e à aliança de Fruet com a sigla.

O comício foi o primeiro grande ato político com a participação do alto escalão do PT na campanha do segundo turno. Estavam presentes os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde). O prefeito reeleito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), também subiu no palanque, que teve ainda a presença dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Sérgio Souza (PMDB-PR).

“O adversário está tentando confundir. Faz a mesma campanha desonesta que tentou me desqualificar no primeiro turno. Não escondi e não escondo o apoio do PT. Minha campanha é transparente e essa é uma aliança para o bem de Curitiba, uma aliança programática”, disse Fruet.

O pedetista disse também que Ratinho Jr. quer tumultuar a eleição ao tentar imputar ao PT generalidades e preconceito sobre a política. “É estranho que alguém cujo partido é da base de apoio ao governo Dilma faça agora críticas preconceituosas e tente desqualificar o presidente Lula e o PT.”

Fruet disse que tem orgulho da sua participação na CPI dos Correios e que se mantém coerente com suas convicções.

“Meu compromisso com a ética e a honestidade são os mesmos. Critiquei sim, mas nunca desqualifiquei ou fiz ataques pessoais a quem quer que seja de qualquer partido envolvido naquela CPI”, disse.

“O que ele (Ratinho Jr) tenta fazer não corresponde à verdade. Ele está fazendo uma campanha covarde.”

"É desespero"

A ministra da Casa Civil também respondeu aos ataques de Ratinho Jr. “É desespero. Não funcionou no primeiro turno e não vai funcionar agora. Ninguém mais acredita que o PT é o partido que ‘come criancinhas’. Isso é coisa do passado. Nós agora governamos o Brasil e o povo sabe quantas transformações aconteceram desde então”, disse Gleisi Hoffmann.

Bernardo também atacou Ratinho Jr. “Não vamos entrar no jogo de baixarias. Não vamos responder no mesmo nível. Vamos responder nas urnas”, disse o ministro das Comunicações.

Padilha aproveitou para criticar a campanha do adversário de Fruet. “Curitiba merece um prefeito como o Gustavo Fruet. E não vai escolher qualquer tipo de improviso para a prefeitura”, disse ele.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba

UOL Cursos Online

Todos os cursos