Serra e Haddad trocam farpas sobre atuação no governo federal; ataques se concentram no rádio

Do UOL, em São Paulo

Ex-ministros do governo federal, os candidatos à Prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) trocaram farpas concentrando os ataques em suas áreas de atuação, Saúde e Educação, respectivamente, durante o programa eleitoral nesta terça-feira (16). Serra foi ministro da Saúde de 1998 a 2002, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e Haddad foi ministro da Educação nas gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da atual presidente Dilma Rousseff (PT), de 2005 a 2012.

Veja a íntegra do horário eleitoral desta terça

 

O programa de Serra criticou a gestão do adversário dizendo que a Educação piorou nos anos em que Haddad foi ministro. As imagens mostram um ranking, cuja fonte é a Unesco, em que o Brasil despenca da 72ª posição para 88ª, no ano passado.

Já Haddad, rebate em seu programa dizendo que o candidato tucano "está usando um dado isolado", e cita bons desempenhos nos rankings da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa de Haddad critica Serra dizendo que "ele e Gilberto Kassab [atual prefeito de São Paulo] tiveram oito anos para melhorar a saúde e não o fizeram".

Serra encerra seu programa relembrando o caso do mensalão, principal bandeira de ataque contra o adversário. O programa mostra manchetes de jornais dizendo que o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu afirmou que era mais importante vencer o segundo turno do que seu julgamento no escândalo. Logo, aparece uma frase na tela: "Se é bom para o Dirceu, é péssimo para você".

No rádio

Na propaganda eleitoral do rádio, os ataques foram mais incisivos. Haddad relembrou as greves de professores da rede estadual de ensino para rebater as críticas de Serra contra sua gestão no ministério.

"Os professores sabem dizer quem proporcionou treinamentos de qualidade e sabem dizer quem desceu a borracha em São Paulo quando teve a greve", afirmou o candidato petista.

O ex-presidente Lula também dá seu depoimento no programa defendendo o candidato. "Estão dizendo que o Haddad é inexperiente e é preciso ter cuidado com isso. Ele foi o melhor ministro da Educação. Ele veio para mudar São Paulo, por isso os velhos políticos de sempre estão desesperados", afirmou.

Serra, por sua vez, afirmou que o PT acabou com os multirões quando esteve à frente da prefeitura. "Eles [PT] acabaram com os multirões, pois esta ação estava muito identificada comigo quando eu era ministro. Agora voltaram com o da catarata só por motivo eleitoral", disse.

Para encerrar, o programa tucano diz que "Haddad não sabe cuidar nem de hospitais universitários". "Diminuíram os leitos em hospitais universitários. Se o Haddad não tem competência para cuidar de 46 hospitais universários, imagina se terá competência para cuidar de São Paulo", disse o apresentador do programa.

Os programas eleitorais reiniciaram na última segunda-feira (15) e serão exibidos até o próximo dia 26 em São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos