Dilma descarta ida à Cuiabá para evitar conflito com partido aliado do governo

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

A ida da presidente Dilma Rousseff à Cuiabá para dar apoio ao candidato do PT a prefeito da capital mato-grossense, Lúdio Cabral, foi descartada pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, nesta terça-feira (16).  Carvalho foi à Cuiabá para reforçar o apoio do governo federal ao petista.

O evento reuniu ainda o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), Lúdio Cabral, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) e cerca de 1.000 militantes  no salão de um hotel na região do Coxipó.

O motivo da ausência de Dilma ao palanque de Cabral, segundo o ministro, é porque a presidente não quer confronto em cidades onde o candidato da oposição tenha apoio da base de sustentação do governo federal. Em Cuiabá, os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR) apoiam o candidato Mauro Mendes (PSB), que liderou a disputa no primeiro turno.

A notícia descontentou os militantes do PT presentes do evento.  O governador do Estado Silval Barbosa (PMDB) precisou acalmar os ânimos. “A presidente pode vir que aqui está tudo bem. Não há problemas”, garantiu Barbosa.

O ministro disse ainda que a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital mato-grossense é incerta.

“Ele [Lula] deve gravar uma nova mensagem de apoio para o candidato Lúdio”, disse Carvalho.

Baixaria

Durante a coletiva, Carvalho chamou as críticas dirigidas ao PT no país de “baixaria”, que, segundo ele, só fizeram o partido crescer em muitas capitais, como em Cuiabá. No primeiro turno, Cabral ficou atrás de Mendes por pouco mais de 5.000 votos, disse.

Nesta quarta-feira (17) é a vez da ministra de Planejamento, Miriam Belchior, ir à Cuiabá para declarar apoio ao petista. Na agenda, Miriam vai falar para o Movimento Mulheres 13, grupo feminino do PT.

UOL Cursos Online

Todos os cursos