Barrado pela Ficha Limpa em Osasco (SP), Celso Giglio tenta reverter decisão do TSE

Do UOL, em São Paulo

A campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de Osasco (Grande São Paulo), Celso Giglio, entrou com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a decisão da corte que manteve o indeferimento de sua candidatura pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com base na Lei da Ficha Limpa, e deu a vitória no primeiro turno a Jorge Lapas (PT).

A campanha tucana pretende recorrer também ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O candidato do PSDB teve sua candidatura indeferida pelo TRE-SP por causa da reprovação pela Câmara Municipal das contas de sua gestão como prefeito da cidade, em 2004, hipótese de inelegibilidade prevista pela Lei da Ficha Limpa.

Segundo o advogado Alberto Rollo, que representa o candidato na Justiça Eleitoral, após o julgamento do recurso ao TSE, caso o resultado não seja favorável, a campanha de Giglio pretende recorrer ao STF.

Giglio também entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de Osasco, com o pedido para que conste na diplomação do futuro prefeito, prevista para a segunda quinzena de dezembro, que o processo do tucano ainda está sendo julgado.

O candidato do PSDB recebeu 149.579 votos, contra 138.435 de Lapas, na eleição do último domingo (7). Por ter a candidatura indeferida, e concorrendo ainda sem o julgamento do recurso, os votos de Giglio foram computados separadamente, e Lapas foi considerado vitorioso no primeiro turno.

Se for mantida a decisão do TSE, que indeferiu a candidatura do PSDB na última quinta-feira (11), o petista deverá assumir a prefeitura.

UOL Cursos Online

Todos os cursos