Serra 'joga com desinformação' e 'má-fé', diz Haddad sobre ataques tucanos

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta segunda-feira (15) que seu adversário no segundo turno, José Serra (PSDB), usa de "desinformação" e de "má-fé" para confundir os eleitores sobre o kit anti-homofobia e o julgamento do mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Não estou tão preocupado com o Serra, eu prefiro fazer uma campanha propositiva. A chance que ele tem é jogar na desinformação, ele tentou fazer isso em 2010, com a presidenta Dilma. Eu já tinha sido alertadohá muito tempo que ele tentaria fazer isso comigo. Duvido que essa estratégia tenha êxito, as pessoas já conhecem ele", afirmou Haddad ao ser questionado sobre o material contra homofobia que ficou conhecido como "kit gay".

O petista afirmou como exemplo de "desinformação" que Serra omite que foi o Congresso Nacional que apresentou uma emenda ao Orçamento para a elaboração do material que tanto ele quanto a presidente Dilma Rousseff não distribuíram para as escolas.

Haddad também disse que Serra conta "mentira atrás de mentira" ao comentar reportagem publicada hoje pelo jornal "Folha de S.Paulo" que aponta que o material distribuído em 2009, durante a gestão do tucano no governo do Estado, recomendava aos professores um vídeo igual ao que foi criticado na época em que o kit anti-homofobia do MEC seria lançado. Após pressão da bancada evangélica do Congresso, a presidente Dilma Rousseff suspendeu a divulgação do material.

"Assim como ele mentiu sobre a minha conduta e da presidente Dilma frente ao episódio [do kit gay], ele mentiu pela segunda vez. É mentira atrás de mentira, não é razoável fazer o debate com base em mentira", afirmou antes de caminhar pela região da rua 25 de Março, no centro da cidade.

"Ele havia dito que não havia nenhum material neste sentido. Aí ele se desmente no dia seguinte. É muita desinformação para confundir a opinião pública", disse.

Na tarde de hoje, durante visita ao bairro Cidade Ademar (zona sul), Serra negou semelhança entre o material distribuído na sua gestão e o elaborado pelo governo federal.

"[Os vídeos] não são iguais, é outra mentira da matéria. Ela é tão mentirosa que só pode ter o José Dirceu por trás (...) Não tem nada a ver com o desastrado kit gay do Fernando Haddad  que custou R$ 800 mil e não envolve nenhuma medida positiva", disse o tucano.

Haddad também respondeu às críticas do tucano que levou ao seu horário eleitoral de hoje o mensalão e os problemas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), enfrentados pelo adversário à frente do Ministério da Educação.

“É querer macular a reputação de uma pessoa em relação ao que aconteceu com outra. São coisas que ele [Serra] vai tentar fazer”, disse o petista.

Ele também criticou o lançamento do plano de governo do tucano, marcado para hoje. “Ele está lançando esse plano de governo de última hora porque foi muito pressionado pela própria imprensa de que ele não tinha proposta para a cidade. É até quase um desrespeito”, disse.

Antes da caminhada no centro, Haddad teve um encontro com Miguel Manso (PPL) para discutir um eventual apoio no segundo turno. Manso teve 7.272 votos (0,12%) no primeiro turno.

“Ele chegou com muito atraso por conta do trânsito e entregou propostas de sua campanha muito sofisticadas do ponto de vista técnico. Ficamos de analisar com mais calma”, disse o petista.

Mais informações sobre as eleições de São Paulo aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos