Lúdio Cabral (PT) recebe apoio do PC do B para segundo turno em Cuiabá

Do UOL, em São Paulo

Lideranças do PC do B declararam apoio ao candidato do PT a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral, na disputa pelo segundo turno das eleições municipais da capital mato grossense. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (15) com a presença do presidente regional do PC do B, Aislan Galvão, além da presidente municipal da sigla professora Janete.

O PC do B não teve candidatutra própria no pleito, mas apoiou o candidato Carlos Brito (PSD), que ficou na quinta colocação no primeiro turno.

Segundo Galvão, a escolha pela candidatura do petista levou em conta o projeto nacional, já que o PC do B pertence à base aliada do governo federal.

“Estamos muito orgulhosos e decididos a apoiar o Lúdio. Esta foi uma decisão madura”, afirmou Galvão.

Cabral ficou na segunda colocação na corrida eleitoral no primeiro turno, em uma disputa acirrada. Mauro Mendes (PSB) recebeu 43, 96% dos votos, enquanto Lúdio Cabral (PT), 42,27%.

No evento, o petista disse ser uma “honra receber o apoio do PC do B, tão desejado desde o primeiro turno”.

“Nossa história se confunde em muitos momentos de lutas juntos”, disse.

Disputa pelo apoio de Dilma

O retorno do programa eleitoral na televisão neste segundo turno já deu o tom da campanha dos dois candidatos que concorrem à prefeitura. Ambos reforçaram a ligação com a presidente da República, Dilma Rousseff. Mendes afirmou que tem o apoio da presidente e o petista disse estar alinhado ao governo federal.

Cabral conta com o apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual vice Michel Temer e espera a visita da presidente em seu palanque antes do pleito. Os ministros Marcelo Crivella e Gilberto Carvalho também demonstraram apoio ao petista em seu programa na televisão.

Mendes conta com o apoio do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que o acompanhou em todo o primeiro turno e de representantes das igrejas evangélicas Sara Nossa Terra, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus de Madureira e Mundial do Poder de Deus, que declararam o voto no candidato.

Ainda no primeiro turno, o clima da campanha foi de ataques mútuos entre os candidatos que abordaram temas que extrapolam as questões municipais, como a legalização do aborto e da maconha. Mendes insistiu que o petista se posicionasse a respeito dos temas.

Com a queda nas pesquisas, o candidato do PSB disse que “um segundo turno” seria prejudicial à Cuiabá, enquanto a campanha de Cabral já apontava como certo o segundo pleito.

UOL Cursos Online

Todos os cursos