Haddad perde tempo no horário eleitoral da TV

Do UOL, em São Paulo

O candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) perderá 1min8s de seu espaço reservado no horário eleitoral da TV desta segunda-feira (15) à noite. A decisão foi tomada pelo juiz auxiliar da 1ª zona eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, na última quinta-feira (11).

A representação contra o PT foi feita pela coligação de seu adversário, o candidato José Serra (PSDB).

No último dia de horário eleitoral gratuito no 1º turno, dia 4 de outubro, a coligação de Haddad teria usado seu tempo na TV para promover o candidato petista.

Na decisão, Vargas cita trecho do programa em que há mensagem em prol de Haddad. “Portanto, votando Haddad nesse domingo, você estará votando a favor de você e sua família”, diz a propaganda.

A legislação eleitoral não permite a invasão de horário, estabelecendo que, caso ocorra, a perda de tempo deva ser equivalente ao tempo utilizado na invasão.

O desconto ocorre no segundo turno porque, segundo o juiz, “não há limitação para a aplicação desta sanção”.

Hoje foi o primeiro dia de horário eleitoral, tanto no rádio quanto na TV. Nos programas, os candidatos apresentaram suas biografias e fizeram ataques usando os temas do mensalão, taxa do lixo, Enem e o fato de Serra ter deixado a prefeitura antes de completar o mandato, em 2006.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos