Em Salvador, Pelegrino põe Dilma e Lula na TV; ACM Neto recorre a caciques do DEM e PSDB

Clarissa Borges

Do UOL, em Salvador

Os candidatos à Prefeitura de Salvador levaram ao ar, na volta do horário eleitoral gratuito na TV, nesta segunda-feira (15), políticos de expressão nacional engajados na campanha na capital baiana.

Veja o horário eleitoral exibido na TV

Como trunfo maior, o PT usou a presidente Dilma Rousseff para pedir votos para Nelson Pelegrino (PT). Por sua vez, ACM Neto (DEM) colocou no ar os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e o presidente nacional do DEM José Agripino Maia (RN), que falaram sobre o desempenho de ACM Neto como deputado federal, ressaltando seu empenho em liberar verbas para a Bahia.

O programa do PT também trouxe imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Salvador no primeiro turno, depoimentos do governador Jaques Wagner (PT) e dos ex-oponentes Mário Kertész --que deixou o PMDB para apoiar Pelegrino-- e Márcio Marinho (PRB). Todos insistiram em um alinhamento político para unir governos federal e estadual e a prefeitura --tom da campanha petista nesta disputa.

O primeiro turno terminou com vantagem para ACM Neto --40,18% dos votos válidos-- contra Pelegrino--39,72% dos votos válidos (veja placar completo nas eleições pelo país).

Estratégias

De acordo com o coordenador de campanha do PT, Carlos Navarro, não está prevista uma mudança na estratégia do partido para este segundo turno. Segundo Navarro,  a presença da presidente Dilma em depoimento gravado especialmente para o programa, ainda que por menos de 10 segundos, é fundamental para ressaltar o discurso da parceria.

A campanha de ACM Neto também buscou destacar a vitória nas urnas, mas ainda se preocupa em responder ao adversário. O democrata gastou boa parte do tempo que teve no rádio e na TV --neste segundo turno, ambos terão o mesmo tempo-- para responder ao PT --que divulgou que o candidato é  contra o Bolsa Família.

Neto recorreu ao avô, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, --que criou o Fundo de Combate à Pobreza, que sustenta os programas sociais do governo federal.

Segundo o coordenador de campanha do DEM, Pascoal Gomes, o candidato pretende apresentar mais propostas e se defender menos nos 15 dias que tem pela frente, o que seria a principal mudança em relação ao discurso do primeiro turno.

Divisão

A busca pelo voto em bairros periféricos também preocupa os coordenadores de campanha, já que o mapa das zonas eleitorais da capital baiana mostra uma divisão nítida que opões classes sociais e coloca Pelegrino ao lado dos mais carentes.  

Para o cientista político e professor da UFBA, Cloves Oliveira, a polarização DEM-PT será consolidada também pela relação de apoios que cada um conquistou.

"A campanha de Nelson [Pelegrino] vai fazer uso de todos os apoiadores que endossam e conferem densidade política a sua candidatura. O uso da imagem de Lula e de Dilma vai ser ostensivo", afirmou.

Já o candidato do DEM ainda se mantém na defensiva, pelo menos no primeiro dia do horário eleitoral no segundo turno. "A campanha de ACM Neto ainda está sendo pautado pelo discurso do oponente", disse.

Mais informações sobre as eleições em Salvador

UOL Cursos Online

Todos os cursos