Após semana de suspense, Rafael Greca segue partido e anuncia apoio a Ratinho Junior em Curitiba

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

O ex-ministro do Turismo e ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (15) apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSC) no segundo turno das eleições na capital paranaense. O outro candidato ainda na disputa é Gustavo Fruet (PDT).

"Ele [Ratinho Junior] e [Gustavo] Fruet me visitaram. Carlos Massa [nome de Ratinho] converge mais para minhas propostas humanitárias", afirmou Greca.

Quarto colocado no primeiro turno, com quase 102 mil votos (10,5%), o peemdebista disse ao UOL, porém, não ter a pretensão de querer influenciar todos os seus eleitores a votarem em Ratinho Junior. "As pessoas são livres para escolher quem quiserem."

Ratinho Junior se disse "emocionado" com o apoio de Greca. "Sei o quanto ele ama esta cidade. Se nos apoia, é porque entende que o nosso projeto é o melhor e o único realmente novo para Curitiba". Ao agradecer a Greca, Ratinho acrescentou: "Precisamos resgatar o humanismo na prefeitura de Curitiba e você vai me ajudar nessa missão."

"Vou dar ideias e reforçar tecnicamente o plano de governo", afirmou Greca ao UOL. Durante o evento que celebrou o apoio de Greca, Ratinho Junior assinou carta de intenções em que se compromete a adotar pontos do plano de governo do peemedebista em uma eventual gestão.

"Ele concordou em trocar o ICI [Instituto Curitiba de Informática, organização social de interesse público que administra os bancos de dados e a tecnologia de informação da prefeitura] por empresas de software que ajudei a incubar quando prefeito e que geram 2.000 empregos locais. Só isso já valeria meu voto", declarou Greca.

"Vejo com muita simpatia a chegada dos pés-vermelhos [apelido dado no Paraná aos moradores da região norte do Estado], que tornam nossa cidade mais próxima de ser capital de todos os paranaenses", disse o ex-ministro, lembrando a origem de Ratinho Junior, que nasceu em Jandaia do Sul (393km de Curitiba).

"E temos que lembrar que Beto Richa [PSDB, atual governador do Paraná], que nasceu em Londrina, foi eleito prefeito daqui duas vezes."
O ex-ministro, que baseou sua campanha na experiência de ex-prefeito, disse acreditar que Ratinho, de 31 anos, está preparado para comandar a cidade.

"Ele tem hoje a mesma idade que eu tive quando também fui prefeito dos 300 anos da cidade de Curitiba, e vejo ele preparado para ser prefeito dessa cidade". Na conta, porém, Greca enganou-se ele tinha 37 anos ao assumir a prefeitura, em janeiro de 1993.

A influência de Requião

Com a decisão, Greca se junta ao restante do PMDB municipal, que há uma semana, logo após o primeiro turno, reuniu-se sob o comando do senador Roberto Requião, para declarar apoio a Ratinho Junior.

Questionado se o apoio passa por um cargo no eventual mandato de Ratinho, Greca mostrou-se irritado. "Já fui prefeito. Não discuto em termos de interesse pessoal. Trabalho atualmente no gabinete do senador Requião e estou em licença-prêmio do Ippuc [órgão de planejamento urbano da cidade]. Isso é uma coisa a discutir depois", afirmou.

Greca também buscou relevar a influência de Requião --que comanda o partido com mão de ferro e impôs a candidatura do próprio Greca mesmo com a oposição da quase todos os deputados estaduais peemedebistas-- em sua decisão de apoiar Ratinho Junior. "O senador me deixou muito à vontade, não se ocupou disso", garantiu.

"Segui a preferência da maioria dos vereadores do PMDB. O verdadeiro líder vai atrás do seu povo", disse Greca, que aproveitou a entrevista para fustigar a campanha do rival Fruet. "Que interesses movem o outro lado, que tem uma aliança que inclui PT e DEM", questionou.

Lembrado pelo UOL de que o PT apoiou os dois mandatos de Requião à frente do governo do Estado, entre 2003 e 2010, Greca --que presidiu a Cohapar, empresa paranaense de habitação popular à época-- saiu-se com críticas ao ministro Paulo Bernardo (Comunicações). "O PMDB tem críticas à postura do ministro do telefone que não funciona."

O ex-ministro também fez menção à provável candidatura da também ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ao governo do Estado em 2014. "Endossar um candidato [Fruet] a prefeitura como trampolim político para o PT não é interessante."

O tom das críticas feitas por Greca deixam evidente a influência de Requião na decisão do ex-ministro de apoiar Ratinho Junior.

O senador é adversário ferrenho de Paulo Bernardo (por quem é processado por calúnia), e ambiciona concorrer ao quarto mandato como governador em dois anos.

A reportagem procurou a campanha de Fruet, para que comentasse a adesão de Greca ao adversário e as críticas feitas pelo peemedebista. A assessoria de imprensa, porém, informou que não irá se pronunciar.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos